quarta-feira, dezembro 14, 2005

Um fanático por Futebol!

Para estrear os meus comentários no blog aqui fica um texto que escrevi há 4 ou 5 anos atrás.

Desde muito novo que me foi incutido o espírito do Futebol. Tenho um irmão 10 anos mais velho que sempre teve algum jeito para a coisa e muito provavelmente não foi mais longe porque apesar de apaixonado pelo Futebol nunca o viveu como eu. Uma mistura das qualidades técnicas dele com a minha paixão e vício pelo futebol teria dado certamente um grande jogador, infelizmente os meus pais decidiram separar os 2 elementos essenciais para se chegar ao topo pelos dois filhos.
Foi então, desde que me lembro de respirar, que seguia religiosamente os jogos do meu irmão (ainda ele estava nas camadas jovens), que jogava num clube modesto chamado Vilanovense. Eu era muito pequeno mas já sofria muito a ver aqueles jogos, pois para mim aquela era a minha equipa, o meu irmão era (e é) o meu ídolo quer dentro, quer fora do campo... e o futebol a minha unica grande paixão. Vivia com grande intensidade todos os lances e todas as ocorrências sonhando um dia puder fazer parte daquele mundo. Como o Vilanovense era perto de minha casa(o estádio era em frente) sempre tive uma ligação proxima com o futebol, e com os famosos domingos da bola. Mas, a minha paixão não se limitava aos jogos pois ia constantemente ver os treinos de todos os escalões de formação. Tive também a sorte de crescer numa localidade onde existia um jardim onde eu e todos os meus amigos imaginávamos campos de futebol (mesmo quando muitas vezes jogávamos em espaços muito limitados... e onde as balizas eram bancos de jardim), e onde todos os tempos livres (que obviamente eram muitos) eram sempre passados em redor de uma bola. Mesmo no tempo de escola sempre que acabavam as aulas.... ia a correr para jogar futebol até á exaustão.
Sempre fui um miúdo muito interessado por tudo o que rodeava o jogo, e portanto não espantava o facto de com 6,7 anos saber os nomes dos jogadores das selecções, dos clubes, etc... tentando-me imaginar como um deles e coleccionando os cromos desses “heróis” religiosamente. Fui crescendo, a fome de bola continuava lá, e em 24 horas da minha vida.. 23 59m eram a pensar em futebol. Lembro-me como se fosse hoje, quando jogava subbuteo e futebol de mesa... fazendo os campeonatos dos países todos e sempre com muito interesse por posicionar os jogadores tacticamente da melhor forma.
Lembro-me também de entusiasmar 2 amigos meus a gostarem de futebol, quando na altura só pensavam em bicicletas. Fui crescendo, o futebol sempre se manteve na minha vida... mas penso que me comecei a tornar fanático demais. Do gosto por jogar, e por coleccionar cromos... surgiu o gosto por ver todos os jogos possíveis, o gosto por aspectos mais científicos do jogo e sobretudo a pressão de querer saber tudo sobre todos os jogadores de todos os países e campeonatos. Esta pressão aumentava a cada dia que passava, sempre que ouvia os meus colegas, amigos do meu irmão, etc, espantados com os meus conhecimentos futebolísticos... o que me deixava louco de alegria mas com um sentimento de obrigação em querer saber sempre mais.
Penso que tinha 14,15 anos quando saía de Vila Nova de Gaia de camioneta com outro amigo, todos os dias, pela manhã em direcção ao Centro do Porto para tentar adquirir revistas estrangeiras e qualquer tipo de material relacionado com Futebol. Nessa altura roubava mesmo dinheiro à minha mãe ás escondidas para satisfazer esse vício. Foram contos e contos gastos em revistas, muitas das quais nem percebia a língua, movido apenas e só pelo desejo de ter tudo sobre futebol e saber todas as transferências etc... dos clubes.
Uma história engraçada sobre essa época, foi ter feito amizade com um casal de velhinhos que eram donos de uma tabacaria e ter inventado uma história dizendo que queria coisas sobre futebol para um trabalho... apenas e só para eles me facultarem a parte do desporto dos jornais ingleses dos dias anteriores. Ao falar disto, lembro-me perfeitamente da minha alegria e de alguma competição com um amigo meu por conseguir arranjar este tipo de material e para ver quem de nós obtinha mais material. Era visto de forma estranha por outros amigos meus, pois não percebiam o porquê de tanto fascínio por estas coisas, mas mesmo eu tenho dificuldades em exprimir o porquê de tanto interesse em tudo o que rodeava futebol.
Depois, e ainda nessa faixa etária percebi que nunca iria ser um grande jogador de futebol, apesar de considerar que tenho uma técnica elevada... mas sempre me mentalizei que não haveria mal nenhum pois sabia que nem todos poderiam ter o dom do futebol, e sinceramente para mim o realmente importante era ser culto em relação a futebol e não saber jogá-lo de forma perfeita. O desejo por um dia ser treinador de futebol ou mais do que isso (embora pareça estranho) ser olheiro de promessas de futebol, ou treinador de camadas jovens... começou a cimentar-se quando comecei a assistir com mais regularidade aos meridian cups, europeus de camadas jovens, etc e quando dei por mim a tirar apontamentos sobre os miúdos que mais me impressionavam e que depois mostrava vaidosamente aos meus amigos dizendo-lhes que este ou aquele iriam ser craques. O que mais me espantava é que as minhas previsões raramente falhavam e esses meus amigos passaram a ver em mim uma especie de entendido na matéria pois foram inúmeros os jogadores que eu referi quando eles ainda eram muito novos e que mais tarde despontaram para o futebol. O vício por jogos de computador de futebol foi outro dos elementos que me levou ao desejo de ser olheiro. O jogo Championship Manager o qual sou fã desde a sua 1ª versão... o qual jogo todos os dias, ou a todas as horas em que estou em casa, o qual faço relatórios sobre os melhores jogadores, melhores tácticas, etc... e o qual sempre dei por mim a festejar mais por acertar nas apostas de jovens que fazia do que propriamente a ganhar títulos fazem-me hoje pensar que ser olheiro (mas com poder de decisão nas compras) de jovens seria a melhor coisa que me poderia acontecer na vida.
Hoje em dia, vou vendo jogos dos escalões de formação, levando o meu bloco de notas...tirando notas sobre tácticas e jogadores... guardando-as religiosamente para mais tarde ver se acertei ou não nas minhas avaliações. Dou por mim também, a auxiliar numa liga de futebol entre duas equipas de amigos... que já se tornou numa verdadeira instituição para nós... pois nenhum pormenor mínimo de organização é deixado ao acaso... e onde temos uma página onde todos os aspectos mínimos dos jogos são comentados por mim (sou o Gabriel Alves do grupo lol). Muitos da equipa adversária chamam-me arrogante ...mas eu penso que ao dizer o que penso, quer seja algo positivo ou negativo é apenas uma forma de ser verdadeiro. Espicaço por vezes colegas de equipa dizendo-lhes q são fracos, ou que não conseguem isto ou aquilo mas apenas como forma de eles se tentarem superar... e na maior parte dos jogos saio sempre algo irritado pois sempre fui idealista e gostaria de ver um rigor máximo em termos tácticos nas partidas.
Por fim, de há uns anos para trás tenho o hábito da primeira coisa que faço quando acordo, é ler as versões online dos 3 diários desportivos portugueses acabando com uma revisão a vários sites estrangeiros em busca de novidades.
Conclusão: Depois de sonhar enquanto miúdo, e ambicionar enquanto jovem…hoje sou observador num clube grande, e começo gradualmente a cimentar a minha posição no meio…ambicionando subir rápido e bem o que me leva a pensar:
Realmente vale a pena sonhar!

Sem comentários: