quarta-feira, dezembro 28, 2005

Diário de Observador

(Bom para conseguir colocar os posts ao mesmo tempo no meu blog e no Futebol de Ataque..decidi esta semana brindar-vos não com 1 mas sim com 2 capítulos do meu diário de observador..para assim ganhar algum tempo.)


Como vos frisei no último capítulo do meu diário, a confiança na avaliação já é um ponto ganho a meu favor. Deixei a pressão de lado, e consigo agora com clareza distinguir os bons dos maus jogadores, os jogadores que interessam dos jogadores que não interessam.

Estabeleci alguns pontos:
Dar o benefício da duvida a um jogador que demonstre talento mas que em 1 ou 2 lances se precipite.
E não julgar os jogadores pelos seus atributos físicos, mas sim pela forma como sabem utilizar a bola e o espaço.

As observações vão-se sucedendo, o número de jogadores observados começa a ser assinalável e compreendo agora, algumas das diferenças chave entre jogadores de escalões diferentes.
Essas diferenças são óbvias, quer em termos tácticos, quer em termos técnicos quer até em termos psicológicos. E talvez por estas diferenças serem tão óbvias, fiquei espantado com 2 miúdos que , para a sua idade, demonstram uma maturidade e confiança fora do comum.

Já referenciei alguns jogadores para a minha entidade patronal, no entanto, ficaram-me claramente na retina os 2 que frisei acima.
São 2 “meninos” ainda, mas com um potencial elevado e com um dom inato para jogar á bola presente á vista de todos.
Precisei apenas de um jogo, para pensar “Descobri Talento!!”.
No entanto, voltei a observa-los para garantir que não tinha sido apenas 1 manha de glória. Fiquei imensamente satisfeito, pois a qualidade estava lá.
A capacidade que demonstram para se controlarem psicologicamente, para jogarem como de seniores se tratassem, e as capacidades técnicas bem patentes no seu futebol, fazem destes 2 miúdos, e mesmo que não venham a actuar no clube que represento, 2 jovens atletas que seguirei com atenção, pois acredito nos seus futuros.

No entanto, nem tudo é um mar de rosas.
A capacidade dos miúdos está lá, precisam apenas de trabalhar em clubes com boas condições, com estrutura metodológica para trabalhar com as camadas jovens, de forma a aproveitar todo o potencial que existe neles.
A verdade é que o Futebol é um negócio, e até na formação já se sente isso. Pensei, que um dos objectivos das pessoas ligadas á formação seria dar o melhor futuro possível aos seus jovens atletas e nunca mas nunca lhes cortarem as pernas.
A possibilidade de jogar num clube de grande dimensão, só costuma bater á porta de alguns, e quando bate ..bate apenas 1 vez. Quando estas oportunidades não são agarradas, por mera ganância de dirigentes é triste e desolador para alguém que acredita piamente na formação, como eu.

Espero sinceramente, que o futuro destes miúdos não seja prejudicado por questões de dinheiros e ganâncias..pois eles são jovens, têm sonhos e tem capacidades para pelo menos lutar por esses sonhos.
O sucesso deles, será também o meu sucesso, mas mais do que isso…será a minha alegria pois é para isso que eu trabalho (descobrir valores) e sobretudo é por isso que eu trabalho (a alegria que me dá ver miúdos referenciados por mim…puderem atingir o topo).
Sei que encontrei talento, agora espero que tudo corra pelo melhor, pois infelizmente os finais felizes não dependem apenas de mim.

Aos 2 anónimos miúdos, desejo-lhes toda a sorte do Mundo!

Sem comentários: