quarta-feira, dezembro 07, 2005

GOLEANDO:Os últimos jamais podem ser os primeiros

Eliminação do meu “Porto” da Liga dos campeões: Mau. Muito mau. Mau de mais para ser verdade. Jamais pude imaginar que a prestação azul e branca pudesse ser tão abaixo daquilo que se esperava. A passagem á próxima eliminatória não nos podia ter fugido. E agora apetece-me rir (porque devemos sempre rir face ás adversidades), quando Co Adriaanse disse que em dez partidas frente ao Artmedia, o Porto ganharia nove, só podia estar a querer ser engraçado. Quer dizer, não quero de forma alguma desprestigiar as formações do Rangers ou do Artmédia, mas quem assistiu aos encontros directos tanto em casa como fora e face á prestação da equipa portuguesa fica a pensar que das duas uma: ou o Porto fez de propósito e não levou a sério esta campanha ou temos um grupo muito infantil, apesar da imensa qualidade do plantel. Na hora do adeus, as (possíveis) “justificações” dos principais intervenientes: o treinador, Co Adriaanse considerou que a seguir ao Inter, a formação portista era a que merecia o segundo lugar. Pois é! Tanto merecia que ficou em último. Realmente aqueles pontinhos cedidos no Dragão…
O estado do tempo e do relvado também prejudicou, diz o técnico. Pois, mas se pensarmos que tínhamos obrigatoriamente que ganhar e depender de terceiros para passar e que deixar as coisas “pá última da hora” nem sempre dá resultado…
O capitão, Pedro Emanuel considera no entanto que o empate não é mau de todo e que não perderam a qualificação. Ou seja, o menino está a querer dizer que o Porto está nos oitavos de final é? Bem, cada um acredita naquilo que quer. Numa coisa concordo plenamente: quando diz que a equipa tem que tirar uma lição desta passagem frustrante (e sublinhe-se o frustrante) pela liga milionária. E que lição! Até porque a equipa ainda se encontra a disputar duas competições e na próxima volta da Taça lá estará a Naval e apesar de estar em primeiro no campeonato, a verdade é que a distância em relação ao segundo classificado é de um ponto apenas. E alguém me explica porque é que uma vantagem de um ponto é estar “isolado na frente do campeonato?”
Pelo menos registe-se a promessa feita por Benny Mccarthy, Pepe e Diego, quando dizem que há a obrigação de vencerem as duas provas que faltam.
Sim meus caros, porque da forma como o campeonato está a correr, qualquer dia e merecidamente em primeiro lugar estarão equipas que dão o litro, que jogam de corpo e alma e que mesmo com ordenados em atraso mostram a garra e a ambição de vencer seja a quem for. Porque dos fracos não reza a história e os últimos jamais podem ser os primeiros!

Sem comentários: