segunda-feira, dezembro 12, 2005

Benfica 1 x 0 Boavista

Visão encarnada:

Nova alma renasce na Luz

A todos os níveis a vitória do Benfica na passada 4ª feira frente ao Manchester parece ter feito efeitos. Em primeiro lugar no público. Foi nesta recepção ao Boavista que o Benfica conseguiu ter a maior assistência da época (mais de 50 mil pessoas) em jogos da Liga BetAndWin. Em segundo lugar na abordagem ao jogo por parte da equipa. Desde o 1º ao último minuto todos os jogadores deixaram a pele em campo, lutando para conquistar os três pontos.

O Benfica conseguiu durante todo o jogo anular uma equipa que apesar de não ser uma grande equipa portuguesa, é das equipas mais complicadas de se jogar, sendo bem orientada, com bons valores individuais e classificada em 6º lugar. O resultado parece indiciar que o Benfica teve muitas dificuldades, mas as dificuldades apenas se notaram no resultado. Quem viu o jogo apenas viu uma equipa em campo, pressionando em todo o campo, não deixando os axadrezados jogar. João Vieira Pinto, este ano em grande forma, não conseguiu pura e simplesmente jogar, brilhantemente marcado por Petit, apesar deste ter um amarelo desde o início do jogo, que o poderia condicionar em jogadas mais ríspidas.

O novo sistema usado por Koeman, com Geovanni como ponta de lança parece ter feito renascer o jogador, e apesar de apenas terem sido 2 jogos, o que é verdade é que não me recordo do Geovanni fazer dois grandes jogos seguidos, e ontem jogou de uma forma fantástica, cheio de raça e confiança, tendo sido dos melhores em campo. Por outro lado, o sector defensivo benfiquista continua a mostrar uma solidez impressionante.
Para mim as reticências continuam a ir para Beto, um jogador que apesar de nunca virar a cara a luta não tem qualidade para ser titular deste Benfica, mas que infelizmente neste momento tem de ser até voltar Manuel Fernandes. No entanto a ausência do jovem centro campista tem sido largamente colmatada por um Petit GIGANTE, com várias exibições de grande nível. Uma palavra também para Nuno Gomes, que continua a ter pormenores deliciosos na posição em que tem jogado. E eu que nunca pensei que ele tivesse tanta técnica...

Melhor jogador em campo: PETIT. João Pinto não jogou, e tudo se deveu à fantástica exibição do médio encarnado.

Positivo do jogo: o regresso do público ao Estádio da Luz para jogos de campeonato. A ver se é para continuar...


Negativo do jogo: os assobios a JVP. Simplesmente ridículo como se pode assobiar um jogador que tantas alegrias deu ao Benfica, que foi sempre profissional, que entregou de bandeja um título ao nosso clube e que nunca nos prejudicou. Se alguém o prejudicou foi o Benfica, despedindo-o injustamente. Como é óbvio é uma situação completamente distinta dos assobios a Cristiano Ronaldo.

Arbitragem: exibição sem falhas graves. Não vou no entanto dizer que a nomeação para este jogo foi a mais correcta, só porque a exibição foi boa. A nomeação foi má porque não se deve "premiar" um árbitro após uma exibição menos conseguida. De qualquer forma, ainda bem que não teve de decidir lances complicados, pois ao menor erro seria logo massacrado. Daí a minha opinião sobre a nomeação do Sr. Lucílio Batista.

Conclusão: Excelente jogo do Benfica, mau jogo do Boavista, graças à forma como o conjunto encarnado se dispôs em campo.

[NSC]

Visão Axadrezada:

Má altura para apanhar o Benfica...

Pois é.. tantas jornadas e tinhamos logo que ir á luz, depois de o Benfica se qualificar para os oitavos da Liga dos Campeões...

Apanhamos uma equipa muito motivada e com muita vontade em ganhar os três pontos...

O Boavista entrou em campo a medo, a tentar segurar o resultado e com 2 alas rapidos para o contra-ataque, que pouco ou nada se viram na primeira parte.
O Benfica ganhou a luta do meio-campo com Beto a superiorizar-se a Lucas.
Lucas que nos ultimos jogos vinha a ser o jogador em maior destaque, que preenchia o campo todo, mal se viu(talvez demasiado preocupado com tarefas defensivas).
João Vieira Pinto tambem nada fez, muito bem anulado por Petit e Tiago não teve uma marcação muito conseguida a Nuno Gomes. De salientar a boa movimentação do ataque benfiquista.
A primeira parte foi de grande dominio Benfiquista com o Boavista a perder muitas bolas na transição defesa-ataque. O Benfica teve varias oportunidades e acabou por chegar á vantagem já em descontos da primeira parte da forma que todos tavam á espera...
O Boavista cedeu quase 20 cantos em todo o jogo, portanto não se pode queixar de que sofreu um golo em bola parada. Quem cede tantos cantos num só jogo merece sofrer um golo de canto.
E foi uma boa cabeçada de Anderson ainda a benefeciar de um desvio de Rui Duarte em cima da linha, depois de bater na trave(Talvez a bola ja estivesse dentro da baliza, ou entao muito provavelmente entraria na mesma).


Cafú: A segunda parte começou com a entrada do veloz cabo-verdiano, alteração que não entendi muito bem. Com uma tactica de contra-ataque, sem duvida que Cafú é um jogador muito util no ataque e por isso esperaria que jogasse de inicio no lugar de Fary, mas para recuperar da desvantagem de 1-0, não acho que seja o jogador indicado, pois precisa de espaço senão não passa de um grande trapalão.
Acho que neste aspecto Carlos Brito esteve mal no escalonamento da equipa.
Cafú poderia, jogando na primeira parte "estoirar" os centrais colocando no seu lugar para a segunda, Fary a tentar matar o jogo.

Na segunda parte o Boavista aproveitou o cansaço Benfiquista. Teve mais bola no pé, conseguiu chegar com mais perigo á baliza de Quim e sofreu com os contra-ataques perigosos, com Geovanni sempre apontado á baliza de Carlos. Falando em Carlos queria salientar a excelente exebição do guarda-redes português, que assim como Helder Rósario foram os melhores axadrezados em campo.

Na segunda parte o Boavista dispos de 3 boas oportunidades para empatar o jogo. Duas cabeçadas de Helder Rosario e William Souza e um remate de fora da area mesmo em cima dos 90' por Rui Duarte.

A vitória do Benfica foi justa, podendo-se o Boavista unicamente queixar de si proprio. É só a segunda derrota do Boavista no campeonato, o que revela que a equipa está equilibrada. Foi uma derrota considerada normal e portanto não ha que baixar a cabeça.Por fim, gostaria de fazer um comentario ao adeptos benfiquista que têm memoria muito curta. Primeiro na quarta-feira, assobiaram Cristiano Ronaldo mas porquê?? E ontem assobiaram uma das suas maiores figuras da decada de 90. Mas o que é que fez o João Vieira Pinto? Sinceramente acho lamentável, este genero de atitudes, a um atleta que tanto deu ao clube.

[Snowhouse]


Sem comentários: