sexta-feira, dezembro 09, 2005

Jogadores Atacantes: Cávem

Com este artigo pretendo homenagear aquele que foi um grande jogador, não só ao serviço do Benfica, como da Selecção Nacional. Contudo, para mim, Cávem não era somente um grande jogador de futebol: era um grande homem, e esbanjava simpatia e humildade por onde passava. Cávem foi um ídolo para mim, a todos os níveis. Tinha eu 10 anos (ainda mantinha a ideia surreal de ser jogador de futebol), quando conheci este grande senhor. O internacional português viveu em Alcobaça desde que abandonou a carreira futebolística, tendo passado por momentos muitos difíceis. Nessa altura, valeu-lhe a Câmara Municipal de Alcobaça e o Ginásio de Alcobaça, que lhe foram proporcionando cargos ligados ao desporto, como seu “ganha-pão”.

Eu, dos meus 10 aos 18 anos, altura em que “troquei” Alcobaça por Lisboa, por razões académicas, sempre admirei Cávem, e quando passava por ele olhava-o nos olhos, na tentativa de “sacar” um “Olá” ou um “Bom Dia/Boa tarde”. Se a resposta fosse positiva, lá ia eu, miudo sonhador, com um sorriso nos lábios, até à paragem do autocarro.
Quando ligo a televisão, e oiço a triste notícia... fiquei devastado. Aquele que tinha sido um dos meus ídolos da adolescência, aquele que via todos os dias, aquele que eu já via como um familiar, aquele campeão... havia sucumbido. Para trás ficaram as memórias... não as futebolísticas, mas as do Cávem cidadão, principalmente aquela imagem do homem sentado à frente do Snack-bar “O Gafa”, com o cigarrinho na boca, e o bigode bem penteado.

Decidi começar o artigo pelo fim, isto é, primeiro desabafar as minhas emoções quanto ao Homem (o H grande é propositado...), e só depois dar a conhecer a carreira fantástica do jogador.


Domiciano Barrocal Gomes Cavém nasceu em Vila Real de Santo António a 21 de Dezembro de 1932. Em 14 épocas na Luz, disputou 542 jogos e marcou 125 golos, tendo conquistado 2 Taças dos Campeões Europeus (1960/61 e 1961/62), 9 Campeonatos Nacionais e 4 Taças de Portugal. Cavém representou o Benfica de 1955 até 1969, tendo jogado em todas as posições, excepto guarda-redes e ponta-de-lança. Em 1970, foi contratado pelo Ginásio de Alcobaça como treinador-jogador, tendo permanecido aí ainda alguns anos até encerrar a carreira.

No site do Benfica, pode ler-se:

"Cavém (21/12/1932) - Arrojo, voluntariedade e valentiaJogou 14 épocas, entre 55/56 e 68/69, marcando 125 golos (5 hat-tricks - 3 de 3 golos e 2 de 4 golos) em 542 jogos. Estreou-se a 01/12/55, na festa do primeiro aniversário do Estádio do SLB, frente ao Valência, jogando na posição onde se viria a notabilizar: extremo esquerdo (238 jogos). O treinador era, então, Otto Glória. Cavém era um jogador imprevisível a driblar e a cabecear.
Um atleta brioso, que dava o máximo do seu esforço pela vitória. Era decidido, arrojado, voluntarioso e revelava um excelente sentido de oportunidade. Perfeito intérprete do futebol atlético, Cavém foi o maior polivalente do futebol português. Adaptável a qualquer posição, jogou em 9 lugares (só não foi titular como guarda-redes e como avançado-centro), distinguindo-se não só como extremo esquerdo mas também como defesa direito (197 jogos).
Foi esta a posição que ocupou até ao final da sua carreira, após a chegada de Riera, na época de 62/63. Internacional em 18 jogos, marcou 5 golos pela Selecção portuguesa. Pelo Benfica, foi Bicampeão Europeu, venceu 9 Campeonatos Nacionais e 4 Taças de Portugal.
Detém o golo mais rápido em finais da Taça: no jogo decisivo de 58/59, disputado frente ao FC Porto, no Estádio Nacional, Cavém abriu o activo aos 27 segundos, fixando, ao mesmo tempo, o resultado do encontro."
No dia em que faleceu, a UEFA não se esqueceu de o homenagear:
"Benfica mourn Cavém's passing
Tuesday, 11 January 2005
SL Benfica are mourning the death of former international Domiciano Barrocal Gomes Cavém, who has passed away at the age of 72.
European gloryOne of the club's best-ever players, the versatile Cavém won 18 caps for Portugal and twice lifted the European Champion Clubs' Cup with Benfica, in 1961 and again the following year. In addition, he helped the club claim five Portuguese league titles and five domestic cups, and scored 125 goals over 14 seasons with the Lisbon team.
Minute's silenceThe Portuguese Football Federation has ordered a minute's silence ahead of all next weekend's games. Meanwhile, Benfica have asked the Liga de Clubes, the institution responsible for the Portuguese SuperLiga, for a minute's silence ahead of their next league match, against Boavista FC on 16 January."

Até sempre, Cávem, onde quer que estejas…

Sem comentários: