sexta-feira, dezembro 09, 2005

Nacional x Maritimo ou Tito Velosa vs Garras12

Tenho achado muita graça ao grande ênfase que os maritimistas têm dado ao derby deste ano, ao contrário dos anos anteriores mas no fundo isso explica-se facilmente.
A maioria dos adeptos do Marítimo ainda não conseguiram interiorizar (ou será digerir?) que nesta altura estão muito atrás dos rivais nacionalistas e com uma distância pontual de 12 pontos a provar claramente qual a melhor equipa madeirense do momento, a única alternativa que lhes resta é apostar tudo por tudo neste jogo de forma a recuperarem a compostura perdida jornada após jornada e que se tem traduzido em ataques aziagos ao clube, jogadores e treinador nacionalistas, na imprensa regional, nos cafés, etc. Enfim, nada que não estivessemos à espera. Mas na verdade esse tiro pode lhes sair pela culatra pois a pressão está toda do lado do Maritimo pois se perderem na Choupana ficam a uns 15 (!!!) esclarecedores pontos de distância, se empatarem continuam a uns 12 confortaveis pontos atrás e mesmo se conseguirem a tão almejada vitória ainda mantêm-se a 9 pontos...ou seja pelo menos por umas boas semanas a azia se manterá disfarçada apenas pelo tónico temporário da vitória na casa do rival que no entanto pouco sentido pratico e global terá no todo da competição maior do nosso país.
E quanto ao Nacional? Claro que o derby sempre acarreta uma motivação extra para os sócios,dirigentes e jogadores mas tranquilidade é a palavra de ordem. O mais importante são os pontos em disputa.Não temos que provar nada a ninguem neste jogo.A nossa prova são os pontos conquistados e a classificação actual.Este jogo pouco ou nada decide em termos globais como tal há que encara-lo da mesma forma que todos os outros, manter a mesma atitude e postura de luta jogo a jogo e deixar as novelas de "vida ou morte" ou jogo de "tira-teimas" (tira teimas do que???) para quem pouco mais lhe resta nesta altura senão sonhar com a vitoria sobre o rival para acalmar a frustação de estar à meses a olhar de baixo o Nacional. Vencendo, empatando e perdendo mais este jogo não mudaremos nosso discurso, faltam 9 pontos para garantir a manutenção e é apenas nesse ambito que este jogo se insere ou seja aproximar-se ainda mais desse objectivo primário. Viva o Nacional! Não somos melhores nem piores que os outros, apenas somos...diferentes!!

[Tito Velosa]

Olá a todos.

Como todos sabem, este fim-de-semana será o grande jogo insular, o derby da rivalidade nas ilhas. Num jogo a contar para a liga Betandwin os filhos do mafarrico, AKA, Nacional da Madeira, recebem no seu palheiro vulgo, estádio Engenheiro Rui Alves, o C.S.Maritimo.

Um jogo com alguma tradição e muita ansiedade para os adeptos alvi-negros pois, têm a oportunidade de jogar com um dos grandes da liga maior do futebol Português que nem por acaso está sedeado na mesma cidade, O grandioso Marítimo.

Ao longo de muitos anos, quase 100, que estas equipas têm se defrontado em várias frentes, campeonato regional de futebol, taça da Madeira, taça de Portugal e 12 vezes para a divisão maior do futebol Português, isto por culpa do Nacional que só por 6 vezes no seu historial esteve nesta competição.

Em termos estatísticos a maior equipa das ilhas, verde-rubros como também são conhecidos, saem em clara vantagem como podemos ver já a seguir:

Embate directo entre ambas as equipas no que respeita a jogos em casa dos Mafarricos na primeira divisão:

Vitórias do Nacional – 0

Empates – 6

Vitórias do Marítimo – 1


Estatística Global de jogos na primeira divisão:

Vitorias do Marítimo – 4

Empates – 7

Vitórias do Nacional – 1


À Margem destas estatísticas ficam as dos outros jogos disputados ao longo destes quase 100 anos entre ambas as formações no Campeonato Regional de Futebol, na taça da Madeira e Taça de Portugal, mas uma coisa vos garanto, são tantas as vitórias do Marítimo sobre o “MAFARRICAME” que deixo o apuramento das mesmas para o representante da equipa alvi-negra no BLOG, o Exmo. Sr. Tito Velosa já que ele é a pessoa mais indicada para o fazer.

Deixo uma curiosidade, num jogo a contar para o campeonato regional da Madeira, 1ª Divisão, época 66/67 o Marítimo venceu o Nacional por 10-3, resultado histórico para as grandes “abadas” do Futebol Português.

Esperemos que este fim de semana seja um bom jogo de futebol, que termine com mais uma vitória Maritimista e que o Nacional não faça o anti-jogo que nos tem acostumado e acima de tudo corte a relva do pasto de forma a facilitar o futebol, afinal é para isso que as pessoas pagam as suas quotas, para ver futebol e não quedas aparatosas e artimanhas manhosas de clubes que jogam na retranca.

Força Marítimo, vamos lá manter a tradição e ganhar ao cão do Demónio, o filho do mafarrico, a ovelha negra do futebol Português.

:-)

[Garras12]

Sem comentários: