segunda-feira, dezembro 05, 2005

O número 13!!!

Finalmente um golo e uma vitória, e à 13ª jornada subimos ao 13º posto, com 13 pontos!!! Para uns é uma sorte brutal, para outros um azar descomunal, para mim é sair debaixo da linha de água.
Segundo os "homens das estatisticas" (que deve ser alguém que não tem vida própria, tipo Gabriel Alves) o Estrela já não marcava golos ou ganhava um jogo à "200 dias, 563 horas, 350 mil minutos, e dois segundos" mas desta feita contra o Gil Vicente marcou e ganhou fazendo o tipico "dois em um" passando a ser os Barcelenses a equipa das "estatisticas" que segundo parece já não ganha à mais tempo que o Estrela, enfim...
O encontro revestia-se de grande importância para as duas equipas, uma vez que, à partida para este jogo, ocupavam lugares de despromoção.
Toni pôs um defesa esquerdo no lugar de defesa esquerdo e actuou com um ponta de lança (palmas ao treinador ou entao não estava nos seus dias), e a duvida seria quem iria ocupar a "vaga" de Manu, que estava suspenso, coube ao medio centro Paulo Machado a "fava" de jogar deslocado, realizando uma confrangedora exibição colmatada com a saida aos 60 minutos.Desta vez o Gil Vicente não jogou à Gil Vicente (com os jogadores sempre no chão) e sim como uma equipa de futebol, tanto que os primeiros 15 minutos de jogo foram de sufoco completo do ataque minhoto.
O primeiro lance de perigo surgiu aos 11’ pelo gilista Carlos Carneiro, num cabeceamento para defesa de Bruno Vale. A partir do quarto de hora, os tricolores "acordaram" e passaram a dominar as operações com o irrequieto Semedo a rematar para boa defesa do guarda-redes gilista Jorge Baptista.
O meio-campo estrelista, controlava o jogo e só em contra-ataque o conjunto de Barcelos levou algum perigo à baliza de Bruno Vale. Aos 36 minutos, Pedro Simões voltou a pôr à prova o atento guarda-redes do Gil na marcação de um livre directo.
Ainda antes do intervalo um penalty ficou por marcar quando Edson fez de guarda-redes mas que o arbitro entendeu não marcar.

O Estrela entrou para o segundo tempo com vontade de resolver a partida e Anselmo aos 46’ de cabeça rematou a poucos centímetros da barra. Cinco minutos depois, Santamaria tentou o remate de longe mas a bola saiu um pouco ao lado do poste.
Ao minuto 69 surgiu o golo. Anselmo cai na área empurrado por Gregory. O árbitro Carlos Xistra desta vez não teve dificuldade em assinalar o penalty, menos nítido que o primeiro, mas talvez "escaldado" com o lance da primeira parte decidiu que dois castigos maximos sonegados à equipa da casa, no mesmo jogo, seriam demais.
Pedro Simões converteu a grande penalidade exactamente como deve ser convertido um penalty em tudo igual ao que marcou o ano passado contra a Naval. Dois passos atrás, sem correrias, o que deixa o jogador sem duvida para onde vai atirar e sem se preocupar onde vai cair o guarda-redes, já que muitos penaltys são falhados por isso mesmo, ou seja, jogador da balanço até à linha de área ou mais!!! e depois na corrida o guarda-redes mexe-se para o lado que ele vai atirar e este atrapalha-se todo (dependendo da qualidade do marcador) e falha ou marca a custo.
Alguém se lembrou de dizer que estava na hora aos 70 minutos!!!, Puxou mais pessoas a fazê-lo, e a equipa sentiu isso começando a defender um resultado aos 75 minutos quando podia ter feito mais um ou dois golos.
A partir daí o Gil tentou a todo o custo empatar e balanceou-se no ataque, abrindo "crateras " na defesa que por algum atabalhoamento e outras vezes por gestão do tempo/bola não deu em golo.
Antes do final um cabeceamento gilista levou a bola à barra de Bruno Vale e um livre directo aos 14 minutos do "prolongamento" ficou na barreira.
O jogo teve 105 minutos e não 90 porque o árbitro entendeu dar 6 minutos de desconto e não contente com isso esticou-os até aos 14 minutos.
Desde o ano passado depois da palhaçada que foi o jogo com o Felgueiras na Reboleira (vejam o post na Biblioteca de Ataque) que nunca mais pude ver este árbitro, não dá noção de ser um mau árbitro mas sim a ideia que não gosta do Estrela.


Notas positivas:
  • Mais uma vez não se pagou para entrar (sócios)
  • O dobro das pessoas que estavam no jogo anterior.

Notas negativas:

  • Finalmente a claque não apareceu, não admira nada depois de tantos jogos sem ver um golo sequer.
  • O árbitro Carlos Xistra. Se não gosta da equipa da Reboleira não venha cá mais que nós agradecemos.
  • Depois do golo aos 70 minutos gritar "Está na hora!!!", constantemente, não só é estupido como atrapalha os jogadores. Está na hora aos 70 minutos contra uma equipa como o Gil Vicente é ridiculo, no minimo.

Notas curiosas:

  • O presidente do Estrela não estava na zona Vip e sim no banco de suplentes ao lado do treinador e até se viu obrigado a apaziguar um adepto septuagenário que queria envolver-se (á pancada) com o fiscal de linha, que esteve muito mal.

Sem comentários: