segunda-feira, dezembro 19, 2005

Benfica Vs Nacional

Versão benfiquista:

A acusar o desgaste

Notou-se na equipa do Benfica um claro desgaste físico e psicológico. Na primeira parte o Nacional praticamente não existiu, quase não passou o meio campo, no entanto com o decorrer dos minutos e com o golo a não surgir a equipa benfiquista começou a desconcentrar-se, a enervar-se e aos poucos o Nacional, sempre em contra ataque, começou a criar bastante perigo na baliza defendida por Moreira.

Não posso no entanto deixar de dizer que o Nacional não foi jogar à Luz para ganhar, como alguns quiseram fazer crer depois do jogo. Não há dúvida absolutamente nenhuma que os madeirenses foram à Luz com o firme propósito de conseguir um ponto (que seria excelente) e em dois ou três contra ataques acabaram por ter as melhores oportunidades do jogo.

Na minha opinião Koeman não deveria ter alterado o onze base, e a entrada de Miccoli na equipa principal acabou por não ser bem encaixada na dinâmica da equipa. Apesar de tudo penso que tanto Nuno Gomes como Geovanni acabaram por ser dois dos melhores jogadores do Benfica em campo.

Outro problema que o Benfica começa a ter é com a forma de Nelson. Adaptar o cabo-verdiano a extremo, por mais que Alcides esteja a cumprir na sua função de lateral direito, acaba por fazer com que o jovem benfiquista não renda tanto como pode render. Em Setúbal o problema está resolvido, uma vez que Alcides não joga, e espero que em Janeiro volte o Nelson do início da época.

Agora o tema polémico do jogo, a arbitragem. Tal como eu sempre disse, digo e direi, pela boca morre o peixe no que respeita a comentários sobre arbitragem. Hoje é um dirigente a falar mal dos árbitros, amanhã é outro, para eles a arbitragem está podre, são todos uns corruptos, mas depois esquecem-se que na semana seguinte também jogam e também podem ser beneficiados. Esse é um dos verdadeiros problemas do futebol português: o falar-se demais. O lance do golo do Benfica é em falta, não há dúvida. O lance na área do Nacional na 1ª parte, em que Luisão é ensanduichado por dois defesas, a mim também não me merece contestação de que seria penalty. No entanto, é um lance de muito mais difícil análise do que o do golo encarnado. Agora o que eu não compreendo é que se comece já a falar de equipas levadas ao colo, a falar de que o Benfica é sempre beneficiado, etc. O que é verdade neste jogo é que o Benfica teve uma situação que o acabou por beneficiar, tal como o Porto teve em Barcelos ou o Sporting em casa com o Leiria. Tal como o Benfica, o Porto ou o Sporting também foram prejudicados noutros jogos. Sempre vi assim a arbitragem e é assim que deve ser vista.

Palavra final de mais uma lição de fair play do treinador holandês do Benfica no final do jogo, algo que é raro na nossa praça: "O árbitro podia perfeitamente ter marcado falta."

[NSC]

----------------------//////////////////----------------------

Versão nacionalista:

Feliz Natal, sr LFV

Já recebeu a prenda antecipada... depois venha falar em fraudes. Nem falo muito do jogo... apenas que foi estragado por um árbitro, que a medo de 55 mil adeptos e começando pelos critérios disciplinares e acabando nas ilegalidades gritantes no lance do golo, tudo fez para que o vencedor fosse apenas um... não vale a pena falar dum jogo que foi falseado duma forma tão clara como a falta do Luisão sobre o Diego. A verdade é que o Nacional só pode mesmo pensar na manutenção e nada mais. Ninguém nos deixara ficar lá em cima muito tempo. Os benfiquistas podem chorar à vontade, mas a verdade é que não são em nada diferentes dos outros grandes... tal como contra Porto e Sporting quem se lixa sempre são os clubes pequenos. Façam logo uma competição a 3 e deixem os outros clubes fazerem um campeonato honesto. O que se passou hoje foi uma vergonha. Qualquer falta sobre um jogador benfiquista era logo amarelo... o contrário nem pensar. O Alcides já devia ter sido expulso mais cedo e então o golo... uma falta que nao era falta...um canto que nao era canto e um golo que nao era golo.Queriam uma falta mais evidente do que aquela do Luisão?? Só se ele deixasse o Diego a sangrar... e a pérola do jogo no flash interview, por parte da "menina" N.Gomes:

"Vitória justa pois o Nacional só veio para defender!"

Pelos vistos o gajo não estava vendo o próprio jogo...mas pronto fiquem la com o raio dos 3 pontos...parabens aos jogadores do Nacional pelo jogo e tactica quase perfeitos.Fizeram uma exibição muito boa e provaram que não são uma equipa qualquer. Fiquei orgulhoso de ser nacionalista.Não se mostraram minimamente impressionados pela moldura humana da Luz e apagaram o Inferno. Não me importo de perder e sou grande apologista do fair-play, mas assim é que não...termino com as palavras sabias do mister M. Machado:

“Parabéns à arbitragem nacional. Está a progredir e protege agora os mais fracos e não os mais fortes”.

De facto o 5º classificado teve que ser protegido do 2º.

Fiquem bem e VIVA O NACIONAL!!
[Tito Velosa]

Sem comentários: