sábado, dezembro 17, 2005

FCP afunda FCP

Pela terceira vez consecutiva o FCP começa a perder o jogo. Desta feita com um insólito golo aos 25 segundo decorridos, e outro belo golo por sinal, também muito parecido com o sofrido a semana passada frente ao Leiria. Bruno Amaro gelou ainda mais a noite, deixando toda a gente estupefacta e incrédula, já que muitos ainda estavam a entrar no estádio, outros à procura do seu lugar e outros ainda de costas para o jogo a limpar o pó do assento.
O Penafiel entrou no jogo a ganhar, e há coisa melhor para uma equipa que vem jogar para não perder do que começar com a vantagem de um golo?
O FCP reagiu ao golo, ou pela precocidade do golo da equipa visitante, pode dizer-se que começou muito bem o jogo, com muitos passes rápidos, muita pressão no adversário e com muita velocidade na circulação de bola. Tanto assim que não tardou a “fabricar” 4 claras situações de golo, duas delas devolvidas pelos ferros de Nuno Santos. Quando o FCP levantou um pouco o pé, talvez fruto do desespero dos falhanços, eis que surge o segundo momento da noite, com uma excelente combinação de Lizandro, McCarthy (até que enfim esforçado) e Lucho Gonzalez, com este último a desferir um violento remate colocadíssimo até ver a bola no fundo das redes. Se este resultado era justo, só pecava por escasso, devido à grande produção realizada pelo FCP, e devido ao golo madrugador dos visitantes, eis que surgiu o segundo golo do FCP, num penalti indiscutível sobre o melhor em campo, Quaresma. Lucho transforma a penalidade e dá justiça ao resultado. A arbitragem esteve em bom nível, muito perto dos lances e só errou num amarelo dado ao marcador do golo penafidelense. Tinha acabado um jogo em que o resultado foi adulterado, mas até aos primeiros 45 minutos esta arbitragem devolveu alguma seriedade.
Eis que chega uma segunda parte que começou também ela muito rápida, mas em que o FCP não tinha de correr atrás do resultado, logo mais calma e com menos ansiedade. Tanto assim que o terceiro golo não demorou a surgir na melhor jogada do encontro, grande passe em profundidade de Lucho para Quaresma e este com mais uma trivela assiste Lizandro que sensivelmente na marca de penalti não falhou, repetindo o feito do seu compatriota 15 minutos antes. 3º golo argentino, 2ª vez consecutiva em que o FCP vira o resultado negativo, marcando de seguida 3 golos, e ansiosamente se esperava a reedição do resultado do jogo contra a académica.
Primeira substituição no FCP, saída de Quaresma para a ovação e para dar-lhe descanso para a estrela da companhia, com vista ao jogo de quinta-feira contra o Guimarães. Entrada do protegido de Adriaanse, Jorginho, que entrou para a mesma posição de quem este substituiu. 2ª substituição no FCP para a troca de avançados. Se McCarthy teve uma primeira parte bastante esforçada, a segunda passou-lhe ao lado…
Até final do jogo houve um predomínio do FCP, mas somente com uma clara ocasião de aumentar a vantagem, precisamente por Lizandro Lopez.
Sumariamente a vitória foi justíssima, talvez escassa, e as estatísticas demonstram bem o que se passou no jogo.
De realçar no jogo a prestação do FCP, em que o único jogador abaixo da prestação dos outros foi César Peixoto. No Penafiel, de realçar pela positiva Bruno Amaro, Pedro Moreira e Zé “N' Doye” Rui. Pela negativa no Penafiel, as declarações de Odair no final do encontro, ainda por cima num jogador fraquíssimo e que só acabou o jogo por ter tido uma arbitragem que o permitiu.
O FCP vai passar o ano em 1º lugar, independentemente do que acontecer 5ª feira em Guimarães, pelo simples facto de que está a subir de rendimento, está mais leve, compacto, vocacionado para a superliga e pela ajuda dada por Jorge Sousa.

Sem comentários: