terça-feira, maio 16, 2006

Análise Atacante - La Liga (jornada 38)

Um autêntico "golpe de teatro". Esta é, sem dúvida, a melhor definição da 38ª e última jornada da Liga Espanhola. Valência e R.Madrid disputavam neste derradeiro jogo, quem ficava com o 2ºlugar, se bem que os "merengues" partiam com vantagem de 1 ponto pelo que o Valência precisava de vencer o Osasuna e esperar uma derrota dos "galácticos".

Pois bem, o R.Madrid até perdeu em Sevilha mas o Valência foi derrotado em Osasuna e de nada adiantou a derrota dos seus rivais.
Na cidade "andaluz", Sevilha e R.Madrid protagonizaram um grande espectáculo de futebol onde os madrilenos até entraram bem e a vencer por 0-2 (ambos de David Beckham) mas o Sevilha, moralizado com a recente conquista da Taça Uefa, deu uma resposta fantástica e chegou ao intervalo a vencer por 4-2 (!). Na 2ª parte destaque para Zidane, que fez um golo no seu jogo de despedida do R.Madrid e estabeleceu o placard final em 4-3.

O Osasuna culminou uma temporada fabulosa vencendo o Valência por 2-1 e alcançando o 4ºlugar, o que lhe dará o direito de disputar a pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. Sem dúvida uma temporada memorável. O Valência fez uma final de temporada paupérrimo e a perda do 2ºlugar para o R.Madrid não é mais do que um castigo para uma fraca prestação num momento crucial.

Na zona "uefeira" Celta de Vigo e Sevilha já haviam garantido uma presença na Taça Uefa 06/07 onde terão o Villareal como último acompanhante e que será certamente um grande candidato à conquista da prova se se vierem a confirmar os rumores de contratações do "submarino amarelo".

Na parte inferior da tabela, o Alavés até venceu o Deportivo por 1-0 mas não foi suficiente para conseguir a manutenção, sendo por isso, a equipa que acompanhará Málaga e Cádiz na despromoção à Segunda Liga.

Numa retrospectiva à "La Liga 05/06", destaques para Barcelona, Osasuna e Celta de Vigo.
O Barça foi um campeão justíssimo pois mostrou ao longo de toda a prova uma grande regularidade não dando grandes chances aos seus adversários, dos quais se distanciou com relativa facilidade.

O Osasuna é talvez o grande destaque desta temporada, pois "morderam os calcanhares" ao Barcelona no 1º terço da época, mantendo posteriormente uma regularidade bem acima do esperado, e como se não bastasse, garantiram na última jornada o direito de alimentar o grande sonho de todos os seus adeptos caso ultrapassem a pré-eliminatória: a entrada na Liga dos Campeões.

O Celta de Vigo, recém-promovido à Primeira Liga, fez uma temporada acima das expectativas e estará a disputar a Taça Uefa 06/07.

No plano das desilusões, estarão certamente R.Madrid (apesar do 2ºlugar), Deportivo e Atl.Madrid. Equipas, que pelos jogadores que possuem, podiam e deviam ter produzido muito mais.

Sem comentários: