domingo, maio 21, 2006

Vitória SC - Rescaldo da época 2005/2006


Por todos os motivos e mais alguns, o rescaldo da época do Vitória de Guimarães não pode ser, de todo, positivo.

Com as espectativas muito altas desde o o início do campeonato, a desilusão acabou por ser maior exactamente por isso. Com grandes jogadores, com um treinador com provas dadas na Liga Portuguesa e com os grandes adeptos de sempre a prometerem encherem as bancadas do "Afonso Henriques" em todos os jogos, a confiança não podia ser maior.

Mas cedo se percebeu que a conjuntura perfeita, tinha afinal muitos erros e que as coisas não correriam tão bem como se imaginava.
Para além da extrema falta de competência de quem construiu o grupo de jogadores que iria representar o VITÓRIA DE GUIMARÃES esta época ( se calhar não perceberam bem a exigência do clube onde estavam... ), alguns desses mesmos jogadores mostravam jogo após jogo que não mereciam vestir a camisola do Vitória e os maus resultados iam-se acumulando, assim como a paciência dos adeptos se ia começando a esgotar.
A presença na UEFA não tinha sido tão má como isso, e o facto de termos sido a única equipa portuguesa a estar na fase de grupos da competição, permitiu aos adeptos continuar a acreditar que as coisas iriam melhorar e que os resultados iriam começar a aparecer. Afinal, já tinhamos visto este filme na época passada...
Chegamos a Janeiro e os resultados continuavam os mesmos. Já afastados da continuação na importante prova europeia, os adeptos exigiam mudanças e elas foram feitas. Novo treinador, novos jogadores para posições necessitadas e a esperança de novo renovada, apesar de desde a 5ª jornada não termos deixado os lugares de despromoção. Houve até quem tivesse a ousadia de acreditar que uma nova presença da UEFA, via campeonato, fosse possível...
Início do novo ano e as coisas até pareciam começar a correr bem. Alguns resultados positivos ( Setúbal, Benfica... ) conferiram à equipa e aos adeptos um balão de oxigénio que logo esvaziou com mais uma mão cheia de exibições desastrosas e desilusões que acabaram por ser fatais para uma equipa que nunca mostrou verdadeiramente sê-lo. Mostrou antes ser um grupo de homens, mal organizados, sem um rumo definido e sem noção da grandiosidade do símbolo que envergavam.
Muito mais do que a tristeza e a desilusão de ver um clube, 48 anos depois, a cair no Inferno da Liga de Honra, fica a revolta contra quem causou esta situação. Contra quem teve a super incompetência de não conseguir construir um GRUPO equilibrado e forte, capaz de competir em três competições de extrema importância, simultaneamente. Contra quem teve a coragem, de prejudicar desta maneira o povo e a cidade de Guimarães...
Apesar de tudo, a força desta gente vai ser provada agora, nesta situação dificil. Vamos mostrar que amamos o Vitória independentemente da divisão em que o nosso clube alinhe.
Porque afinal, fomos nós que gritamos no final do jogo mais negro dos últimos 48 anos em Guimarães, VITÓRIA ATÉ MORRER.




ASPECTOS POSITIVOS:

- As constantes provas de amor dadas pelos adeptos vitorianos mesmo quando não recebiam nada em troca ( Cordão Humano, Invasão ao Treino, deslocação a Sevilha, deslocação a Setubal, deslocação a Barcelos, deslocação a Leiria... )
- O jogo com o Benfica ;
- Os jogos com o Wilsa de Cracóvia ;
- O facto de termos sido o único clube português presente na fase de grupos da UEFA ;
- Presença nas meias-finais da Taça de Portugal;
- Saganowski, Svard, Geromel, FLÁVIO, Nilson ... aqueles (poucos) que sentiram a camisola até ao fim.



ASPECTOS (MAIS) NEGATIVOS:

- Jogo com o Leiria em casa ;
- Jogo com o Leiria fora ;
- Jogo com o Gil Vicente fora ;
- A desastrosa planificação da época ;
- A falta de profissionalismo de alguns jogadores ;
- A falta de mistica, que foi o triste marco desta época.

Sem comentários: