segunda-feira, maio 22, 2006

O Engenheiro


Depois de quase duas semanas de especulação, de qual seria ou não seria o treinador do Benfica, se seria o Zacheroni, o Ericksson ou o Carlos Queirós, quase toda a gente do país desportivo ficou surpreendida com a escolha ter recaído em Fernando Santos, o famoso engenheiro do penta.

Posso dizer-vos que uma fonte privilegiada pessoal, e como tal, do Futebol de Ataque, me confidenciou que é verdade que a hipótese Carlos Queirós esteve em cima da mesa, mas para além da indemnização que o Benfica teria de pagar ao Manchester, o salário mensal do professor era incomportável para os cofres da Luz. Sendo assim, qual a escolha a fazer?...

Penso que a Direcção nesta escolha, tem méritos e deméritos.
Tem o mérito de contratar um treinador relativamente barato, conhecedor do futebol português e benfiquista assumido. É uma escolha de muito risco porque a expectativa dos sócios estava num patamar muito superior. Tal como é costume no futebol português, se correr mal José Veiga terá os dias contados, se correr bem será considerado um visionário. Penso no entanto que não é este o treinador de Luís Filipe Vieira. Não é este o treinador que o Presidente do Benfica pensa ser o ideal para o futuro do clube. Mas provavelmente era o treinador no mercado com melhor perfil.
O demérito desta decisão é a escolha arriscada que a Direcção faz. Um treinador algo "medricas", que apesar de ter conquistado o penta pelo Porto, conseguiu não ser campeão com um Super-Jardel e que foi corrido do Sporting. Um treinador que a meu ver, se não conseguir o apuramento para a Liga dos Campeões viverá um clima em brasas até conseguir liderar a Liga portuguesa.

Agora há algo que o Presidente terá de esclarecer. Há umas semanas atrás disse "Os sócios do Benfica em breve terão uma grande alegria." Será Rui Costa?... Apesar de ficar contente com a sua contratação, esse facto é suficiente para eu sentir uma grande alegria?... Penso sinceramente que não. Para ter uma alegria, além de títulos, a alegria que poderemos ter é a de ver uma equipa competitiva, que pratique bom futebol, e tal como este ano na Liga dos Campeões, leve o nome do Benfica aos 5 cantos do mundo e da Europa.

Não sou particularmente fã de Fernando Santos. Mas não posso deixar de dar o benefício da dúvida àquele que é o treinador do Benfica. É agora o meu treinador, e vou defendê-lo como a qualquer treinador do meu Benfica, deixando-o trabalhar. Muito boa sorte, Engenheiro Fernando Santos. Faça o favor de ser feliz.

Sem comentários: