segunda-feira, maio 29, 2006

Futebolista Maio: Fórum


A pergunta do mês a que alguns membros do Futebol de Ataque responderam foi: "Será o futebol europeu ou o futebol sul-americano a dominar o Mundial da Alemanha?"

Na minha opinião o futebol europeu vai acabar por dominar o Mundial de 2006. Apesar da grande valia das selecções da Argentina e Brasil, penso que este ano serão selecções como a da Alemanha, da Itália, da Inglaterra ou mesmo de Portugal (quem sabe!) que conseguirão dominar a grande competição desportiva mundial. A Argentina tem o síndrome das grandes competições, e ao Brasil penso que falta equilíbrio a meio campo. Ainda por cima as selecções europeias facilmente estudam uma selecção como a brasileira, conseguindo usar o factor surpresa na resposta ao adversário.
[NSC]

Penso que o futebol Europeu vai dominar o próximo Mundial, depois de uma época desgastante para os melhores jogadores do Mundo, as selecções melhor organizadas têm obrigatoriamente uma vantagem adicional nesta competição, e as selecções melhor organizadas ainda estão no Velho Continente...
Aposto particularmente nas selecções de Portugal, Inglaterra, Holanda e Itália para a luta pelo Mundial.
[PRM]

Não tenho dúvida que o futebol europeu dominará o mundial, visto que o Sul Americano só poderá fazer-lhe frente com as selecções tradicionalmente candidatas ao título, Argentina e Brasil. Destas duas equipas poderá sair o futuro campeão, mas no cômputo geral, as equipas europeias tratarão de eliminar com maior ou menor dificuldade a concorrência mais fraca. Sempre foi assim, e este mundial não será excepção. Deixo em aberto a possibilidade das surpresas, mas afirmo que a esta distância da final do mundial, nos quatro primeiros lugares da classificação, pelo menos três selecções serão europeias.
[João]

É uma pergunta dúbia por duas razões: O futebol que vai dominar em termos gerais de mais equipas chegarem aos lugares de topo será sem duvida o europeu porque terá um lote de 7 ou 8 equipas para os 10 ou 12 primeiros lugares, em termos de possivel vencedor, bem, aí o futebol sul-americano irá ganhar porque em principio o vencedor será o Brasil.
[Estrela]

Se reparármos nos processos de jogo das equipas Sul-Americanas, facilmente damos conta que, o facto de muitos dos internacionais argentinos e brasileiros estarem a jogar na Europa, ajudou a que se perdesse o encanto daquele futebol total e da magia Sul-Americana!
A LEI BOSMAN acabou coma identidade que cada uma das selecções tinham!
Acabou o Kick and Rush inglês, a Laranja Mecânica nunca mais foi a mesma ou a Sérvia já não tem a fantasia que levou a considerá-los o "Brasil da Europa"! Como tal, considero que não será pelo tipo de Futebol, mas sim pelas individualidades que a Itália, o Brasil e a França são os Grandes favoritos à conquista do troféu!
[João Ribas]

Embora muita gente pense que o Mundial vai ser dominado pelo Brasil e Argentina, eu acho que este ano teremos uma pequena surpresa e as equipas europeias vão arrebatar a luta pela prova.Equipas como Italia, Portugal,Espanha Holanda e mesmo a Inglaterra têm potencial para serem as melhores equipas do Mundial.Ainda mais que tirando os já falados Brasil e Argentina, não vejo outra selecção sul-americana com grande potencial para fazer algo de grandioso.
[Tito Velosa]

Actualmente as selecções Sul-americanas já não jogam da mesma forma de antigamente. Se tivermos em atenção aos habituais convocados de Brasil e Argentina chegamos à conclusão de que quase todos jogam na Europa, desde logo mais evoluídos tacticamente. Aliando esta nova capacidade à sua excepcional técnica claro que os sul-americanos são favoritos, mas desta
feita o título será mesmo de uma selecção Europeia.
[Bao]

O futebol é muito imprevisivel, mas respondendo à questão a haver um dominio será o do futebol Europeu.Obviamente que em ambos os continentes existem jogadores com muita qualidade, mas o facto dos Europeus jogarem em casa pode ser um factor determinante para esse eventual dominio. Este mundial reserva-nos algumas surpresas, as equipas africanas também trazem estrelas e podem anular um dominio das outras duas potencias do futebol. Resta-nos sentar no sofa e disfrutar o momento, seja o dominio de quem for.
[Garras12]

Na minha opinião o futebol que dominará o mundial será o futebol europeu pois possui mais selecções capazes de brilhar no mundial. Mas não se pode esquecer que do futebol sul americano temos o brasil que tambem possui artistas capazes de fazer estragos, e tambem há a Argentina que é capaz do melhor e do pior.
[Rui Camacha]

Esperamos sempre muito das grandes potências sul-americanas mas, creio que neste campeonato do mundo a Europa vai voltar a erguer-se bem alto. Não sou adepto da "onda amarela" que precede este mundial e vaticino que o Escrete e mesmo a Alvi-celeste vão sentir muitas dificuldades para parar as nações emergentes do futebol europeu. Nações como Portugal, Rep. Checa, a "nova" Holanda e mesmo a Sérvia-Montenegro poderão ajudar a clarificar o domínio continental, que auguro ser caseiro…
[João Costa]

Não creio que actualmente o Futebol Sul Americano, especialmente o das grandes selecções, seja muito diferente do Europeu, até porque a maior parte dos grandes jogadores sul americanos actuam na Europa.
Ao contrário da tendência dos últimos anos, creio que será um Mundial de ataque e de golos, pois algumas das favoritas estão "chipadas" para tal: Argentina, Brasil, Holanda, Portugal, etc.
Concluo portanto, que a tendência para um futebol defensivo verificada nos últimos anos, está a ser substituída por um futebol mais ofensivo e vistoso, e como exemplo prático temos alguns dos semifinalistas da Champions League. Golos e espectáculo é o que se exige!!
[Nelson Oliveira]

Na minha opinião, o futebol que dominará neste campeonato do mundo será sem duvida o futebol sul americano. Selecções como Brasil ou Argentina, que são duas das equipas candidatas ao ceptro final, nunca mudam a sua forma aguerrida e tecnicista de jogar, embora a grande maioria dos seus jogadores joguem no futebol europeu, que é um futebol mais físico e rápido.
Embora da confederação sul americana, apenas estejam quatro concorrentes, contrastando com os catorze da zona europeia, penso que devido a supremacia em vitórias finais de concorrentes sul americanos, este será mais um mundial dominado por este tipo de futebol. Até porque Argentina, Paraguai e Brasil, são selecções com bastante assiduidade nesta competição e chegam sempre bastante longe na prova. A única incognita será o Ecuador, depois de ter feito a sua estreia no torneio, na sua última edição em 2002 e não ter ultrapassado a fase de grupos.
[Johnny]

Numa competição deste nível não é fácil apontar este ou aquele tipo de futebol como favorito máximo ao título. A selecção do Brasil é eterna candidata ao título, e do mesmo continente surge outra potência sonante, a Argentina. Por estas duas nações apostaria no futebol sul-americano mas... Não só da Europa surgem outros fortes candidatos, como França, Espanha, Inglaterra e Portugal, mas também de outros continentes: a Austrália e a Costa do Marfim podem ser agradáveis surpresas.
[Pedro Evangelista]

Com a modernização do desporto-rei, os estilos futebolísticos característicos de determinados locais tendem a extinguir-se, havendo cada vez menos diferenças entre os vários tipos de futebol, por isso julgo que nunca haverá um completo domínio de um tipo de futebol (será repartido por ambos). O futebol europeu levará mais vantagem a nível de clubes (porque os clubes europeus são mais ricos) todavia a nível de selecções o equilíbrio manter-se-á por uns bons anos.
[Francisco Reis]

Sem comentários: