terça-feira, maio 23, 2006

União de Leiria 2005/2006


Numa análise muito sintética, podemos dividir a época da União de Leiria em 3 etapas:

- Era de José Gomes

A União vinha de uma época aflitiva, tendo ficado em 15º lugar na temporada 2004/2005. Com um orçamento reduzido, João Bartolomeu não podia sonhar muito alto em termos de equipa técnica e jogadores. Para isso contratou José Gomes, treinador novato, sem provas dadas, e com fracassos recentes. Após a 5ª jornada, e depois de dois empates e três derrotas, Bartolomeu fez mea culpa e despediu Gomes: "A sequência de resultados ditou a saída de José Gomes. Mas ele não é o único culpado da situação em que está a equipa. Somos todos culpados". Pois bem, parece-me que o presidente é o único culpado relativamente à contratação deste pseudo-treinador.

- Era de Jorge Jesus

Estamos a falar de uma era rica em bom futebol, bons resultados e claro, consequente subida de lugares na tabela classificativa. Jorge Jesus (este sim com um bom currículo, nomeadamente a salvar equipas da despromoção), trouxe alegria, motivação e pontos a uma equipa que parecia condenada bem cedo. Com jogadores velozes como Maciel, Lourenço, Paulo César ou Touré, e com tecnicistas com Harison e Felicio, o Leiria acumulou uma série de bons resultados que tiraram a equipa do abismo. João Paulo e Gabriel estabilizaram o sector defensivo e Costinha fez um punhado de grandes exibições. 44 golos marcados fazem com que o Leiria se quedasse pelo 4º melhor ataque, logo depois dos 3 grandes. O 7º lugar comprova o valor da equipa e a mão valiosa de Jorge Jesus no volte-face dos acontecimentos.

- Era de Domingos Paciência

Finda a época 2005/2006, e mediante o relativo sucesso da equipa, esperava-se um pouco mais de ambição, principalmente da parte da direcção. Mais uma vez, registam-se negócios com o Fc Porto, onde desta vez João Paulo rumou ao Dragão. E mais uma vez, não vieram à baila números da transferência (e com isto não estou a dizer que foi um mau negócio, pois os jogadores que se falam em vir para a cidade do Lis são de qualidade; e também não consultei a CMVM para tirar as dúvidas... esperava que a imprensa assim o fizesse) e o Leiria, depois de Helton, perde uma das jóias da sua coroa. Há semanas escrevi um artigo apelidade de "Clube satélite", onde opinava que o Leiria cada vez mais se está a tornar num clube satélite do Fc Porto. Adiantei inclusivé que Aloisio poderia vir treinar o clube leiriense, na sequência deste acordo virtual (ou real, mas disfarçado). Muitas criticas surgiram, no entanto na semana seguinte Domingos Paciência é apresentado em Leiria, indo Jorge Jesus treinar o Belenenses, na 2ª divisão. Bartolomeu disse que ofertou o mais que podia para manter Jesus. Tenho dúvidas infinitas. Com um treinador sem experiência alguma, o Leiria corre o risco de passar pela mesma situação que passou com José Gomes há um ano. A ver vamos, espero estar equivocado.

Para culminar, deixo um memorando relativo ao 40º aniversário do clube, e dar os parabéns ao autor do blog www.uniaodeleiria.blogspot.com, que é mais um dos (poucos) leirienses que divulgam o desporto e Leiria.

Ao contrário do que sucedeu durante toda a temporada, em que o Magalhães Pessoa andou "às moscas", vamos tentar inverter a situação em tempos vindouros, podendo começar já por este 40º aniversário!
Força UNIÃO!!!

Sem comentários: