sábado, maio 27, 2006

Grupo E: EUA/USA


A selecção do TIO SAM, é uma das mais antigas inscritas na FIFA, fundada em 1913, o objectivo foi sempre tentar implementar este desporto por terras americanas. Apesar da pouca qualidade do futebol, que eles tanto teimam em chamar de soccer, a selecção tem um historial famoso nos mundiais.

Têm garantido ao longo de muitos anos um lugar na fase final da competição, nunca passaram dos quartos de final, mas lá vão se apurando, há quem diga que é por culpa do fraco grupo de apuramento, mas também há quem diga que eles são potenciais candidatos a um título, quem sabe daqui a muitos, muitos anos.

Em 2002, derrotaram Portugal na fase de grupos, e chegaram aos quartos de final, onde perderam com a Alemanha.

O campeonato de futebol americano tem pouca qualidade, e o desporto é difundido entre a classe feminina, há inclusive universidades e escolas americanas que têm o futebol como desporto exclusivamente feminino.

Ora, neste mundial de 2006 na Alemanha, as meninas…oooppsss, os meninos americanos marcam presença na fase final novamente. Desde 1986 ate hoje os EUA têm estado em todas, mas sempre em baixa. Chegaram mesmo a organizar um mundial em 1994, quanto a mim o pior mundial que há história, os jogos foram agendados em horas de calor insuportável, as transmissões televisivas era horríveis e de fraca qualidade, tramaram o Maradona, e a ITALIA perdeu a final com o Brasil. A equipa da casa não passou da fase de grupos.

O Selecionador da selecção norte Americana é o Bruce Arena, nascido a 21 de Setembro de 1951, natural de Fairfax. Va., assumiu o comando da selecção em 1998 e tem sido um verdadeiro lutador.Ele é um entendido do futebol e tem tentado mudar a mentalidade americana perante o desporto, em primeiro lugar tenta passar a mensagem de que o Soccer, não é um desporto feminino e em segundo lugar, tentou por várias vezes fazer ver aos americanos que a equipa que vence a liga americana de futebol não é a campeã do mundo, como eles acham que é, aliás o campeonato é conhecido como a World Séries, numa das suas famosas conferencias de imprensa, o seleccionador chegou mesmo a responder a um repórter o seguinte “No desporto para ser campeão do mundo, é necessário vencer outros países”…as declarações não caíram bem na opinião publica que saiu em defesa do estilo americano de se sagrar campeã do mundo no desporto interno. AMERICANICES dizemos nós EUROPEUS.




Ora, mas vamos ao que interessa, Bruece Arena é o General da seguinte selecção de " American G.I´s for Soccer"

GUARDA REDES:
-Time Howard joga no Moenchengladbach
-Kasey Keller joga no Manchester United
-Marcus H. joga no Reading

DEFESA:
-Steve Cherundolo joga no Hannover
-Eddie Lewis joga no Leeds
-Eddie Pope joga no Real Salt Lake
-Oguchi Onyewu joga no Standard de Liége
-Cory Gibbs joga no Denn Haag
-Carlos Bocanegra joga no Fulham
-Chris Albright joga no L.A Galaxy
-Jimmy Conrad joga no Kansas City

MEDIOS:
-Landon Donovan joga no L.A Galaxy
-Marcus Beasley joga no PSV Eindhoven
-Clint Dempsey joga no New England Revolution
-Pablo Mastroeni joga no Colorado Rapids
-Claudio Reyna joga no Manchester City
-Boby Convey joga no Reading
-John O´Brien joga no Chivas USA
-Ben Olsen joga no DC United

AVANÇADOS
-Brian McBride joga no Fulham
-Josh Wolff joga no Kansas City
-Eddie Johnson joga no Kansas City
-Brian Ching joga no Houston

Apesar de muitos destes jogadores actuarem na Europa, quase nenhum tem um papel de destaque nas equipas que representam, dai a fraca afluência de euforia no apoio aos americanos, o favoritismo desta selecção rivaliza apenas com selecções como o equador, Angola, Suiça ou Polónia.





A estrela da equipa, é sem duvida Landon Donovan, 25 anos, este jogador que actuou no Bayer Leverkusen, ainda ia nos seus 17 anos, revela dotes magníficos, por incrível que pareça ele é considerado como um jogador de nível superior.Na Europa a sua carreira foi curta, passou pelo Bayer mas não ficou, talvez pela tenra idade não conseguiu vingar, actua actualmente no LA GALAXY, e foi um dos carrascos de Portugal no mundial COREIA/JAPÃO ao marcar um dos 3 tentos da equipa americana no confronto com a equipa das Quinas.
Este jogador, após o regresso aos EUA, já foi campeão duas vezes na Major League Soccer em 2003, pelo San José Earthquakes, e em 2005, pelo Los Angeles Galaxy.

Numa recente conferência de imprensa, em que confrontaram o jogador com o facto de ser uma sombra de Cláudio Reyna, o jogador não se acanhou, e chegou mesmo a afirmar que REYNA é uma estrela numa constelação e disse ainda, “Não pensamos em pressão, apenas na diversão. Vamos jogar um mundial, algo que muitos não conseguem”.

Vamos lá ver o que nos reserva esta vedeta americana.




O TIO SAM, delimitou como primeiro objectivo desta selecção, tentar chegar à meia-final, isto nas palavras de Bruce Arena, o presidente Bush pediu que vencessem o IRÃO, se caso os defrontassem, para limpar a honra da humilhante derrota frente aos Islâmicos num mundial passado.
A Europa quer vê-los pelas costas, e acredito seriamente que por cada derrota americana há uma festa algures no mundo.

As casas de apostas relegaram-nos para meia tabela em termos de favoritismos, a FIFA teima em tê-los no 4 lugar do ranking.

Com tantos altos e baixos, eu sou da opinião que não se safam, eles estão incluídos num grupo fortíssimo, aliás na minha opinião, o mais forte do Mundial e como tal não vejo muito futuro nos Cowboys
Só mais uma curiosidade, o jogador Americano mais famoso na EUROPA, é o Tim Howard, que actua no Manchester United, e reune um enorme numero de fãs como é habitual em terras de sua majestade, curiosamente, este jogador afirmou recentemente que, quando vai aos EUA, sente-se bem por não ter sempre um grupo de fãs a pedir autografos e pelo facto de não ser reconhecido em parte alguma...lol..NINGUEM O CONHECE...:)

Sem comentários: