quinta-feira, maio 25, 2006

O príncipe regressa ao seu trono!


Rui Manuel César Costa, nascido a 29 de Março de 1972, formado nas escolas do Benfica, de onde se transferiu em 1994 para a Fiorentina, e depois em 2001 para o AC Milan, está de regresso ao futebol português e ao seu clube de coração, o Sport Lisboa e Benfica.

É para mim muito fácil falar de um jogador que sempre foi para mim um ídolo, um exemplo de como se deve estar no futebol dentro e fora das quatro linhas. O Rui Costa ao longo da sua carreira sempre foi um senhor, e este regresso é fantástico tanto para o Benfica como para o futebol português, que vê retornar a casa um dos seus maiores produtos dos últimos 15 anos. Este é o regresso de um jogador que transmitiu pela Europa o perfume do seu futebol, que sempre defendeu o seu país, e sempre teve o Benfica no coração.

Para além da grande prova de benfiquismo que o Rui teve aquando do jogo particular pela Fiorentina em Lisboa, em que ao marcar um golo contra o seu clube de sempre chorou, pelo que se consta também este regresso à Luz se reveste de um benfiquismo a todos os níveis notável. Segundo se diz não houve uma única exigência financeira do Rui Costa para regressar ao Benfica, e circula inclusivé a notícia de que o jogador deixou em branco no contrato o valor do salário para ser preenchido pelo presidente Luís Filipe Vieira. Se assim é, não há palavras para elogiar mais uma acção de um grande senhor do futebol. Parabéns Rui!

Para o Benfica, este regresso tem de ser analisado por vários prismas. Pelo prisma económico, é muito bom para o clube, naturalmente as receitas de merchandising vão aumentar, as receitas de bilheteira dos primeiros jogos vão ser naturalmente altas, e pelo que se sabe o salário não deverá ser exageradamente alto. Pelo prisma de motivação, penso que o Benfica tem imenso a ganhar com esta contratação. Embora comporte alguns riscos. Para mim o único risco é, com Rui Costa, e com Fernando Santos, as coisas começarem a correr mal. Não penso que os sócios desmotivem, mas o que acontecerá é que a pressão sobre o treinador será muito maior do que o normal. Mas com Rui Costa, os sócios estarão motivados a apoiar, o clube estará muito mais unido, e penso que até o próprio balneário terá muito a ganhar com a experiência daquele que será o novo capitão do Benfica. Por fim, pelo prisma desportivo, penso que o Rui não deixa de ser um grande jogador lá por ter 34 anos. É natural que não consiga ter uma época inteira desgastante, ao seu melhor nível. Mas não tenho dúvidas que em muitos jogos, em que a classe de um jogador é importantíssima, o Rui estará lá para catapultar o Benfica para o êxito. É finalmente o regresso de um nº10 ao Benfica, um tipo de jogador que o nosso clube não tem desde... a saída deste mesmo Rui Costa.

Sendo o Rui Costa o meu grande ídolo, só tenho de agradecer o seu regresso e desejar imensas felicidades. Que bom vai ser ver-te novamente a jogar ao vivo.

Caro príncipe, retoma o teu trono e governa!...

Sem comentários: