segunda-feira, maio 29, 2006

Grupo G - Togo



Adebayor e Junior Senaya + nove?

O Togo começou a participação pensando em ir ao mundial de qualquer maneira e como tal tentou naturalizar brasileiros de 4ª linha que jogam em clubes fracos em divisões secundarias da Europa, como por exemplo Portugal. Um brasileiro que jogava no Esposende, da Terceira Divisão chegou a ser contactado para se naturalizar Togolês mas recusou. Mesmo assim conseguiram naturalizar quatro ou cinco e foi assim que foram à pre-qualificação. Além de brasileiros naturalizaram Adekanmi e a estrela da equipa, Adebayor, que ao contrário do que muita gente pensa não é togolês e sim nigeriano de nascimento.

Na primeira fase do Grupo 1, foram derrotados pela selecção da Zâmbia, em 5 de junho de 2004, e isso parecia ter definido o que seria a sua participação no grupo. Porém, 15 dias mais tarde, tudo mudou. Uma vitória de 3 a 1 contra o Senegal, favorito do grupo foi o início da impressionante reacção da equipa do treinador Stephen Keshi.

Um recorde de sete vitórias e apenas uma derrota em dez partidas nos restantes jogos é surpreendente para um país que terminou sua participação nas últimas três eliminatórias da Taça do Mundo da FIFA classificado em quarto lugar no seu grupo.
Adebayor marcou 11 golos, terminando como o melhor marcador nestas eliminatórias da zona Áfricana.



Guarda-redes
Ouro-Nimini Tchagnirou (Djoliba-Mali)
Kossi Agassa (Metz - França)
Kodjove Obilale (Etoile Filante - Togo)

Defesas
Dare Nibombe (Mons - Bélgica)
Jean-Paul Abalo (APOEL - Chipre)
Massamasso Tchangai (Benevento - Itália)
Eric Akoto (Admira Wacker - Austria)
Ludovic Assemoassa (Ciudad Murcia - Espanha)
Karim Guede (Hamburgo - Alemanha)
Assimiou Toure (Bayer Leverkusen)

Médios
Yao Aziawonou (Young Boys - Suiça)
Kuami Agboh (Beveren - Bélgica)
Thomas Dossevi (Valenciennes - França)
Cherif Touré Mamam (Metz - França)
Alaixys Romão (Louhans-Cuiseaux - França)
Affo Erassa (Moulins - França)

Avançados
Emmanuel Adebayor (Arsenal - Inglaterra)
Moustapha Salifou (Stade Brest - França)
Robert Malm (Stade Brest - França)
Richmond Forson (JA Poire sur Vie - França)
Adekanmi Olufade (Al Sailiya - Qatar)
Mohamed Khader (Guimgamp - França)
Yao Junior Senaya (Yverdon - Suiça)





Com 22 anos, Adebayor é já um nome sonante. Um ídolo na terra que o acolheu. Nascido na Nigéria cedo emigrou com os pais para o Togo e naturalizou-se Togolês.
Foi no mundial de juvenis da Suecia que foi descoberto e cedo o Metz pegou nele e o incluiu nos juniores, mas com 17 anos ja jogava nos seniores.
Nesse ano ficou no segundo lugar na tabela demelhor marcador e Juventus e Arsenal começaram a segui-lo de perto mas acabou no Monaco.
No grupo de apuramento fez 11 golos e foi mesmo o melhor marcador da zona africana.
Transferiu-se a meio da epoca passada para o Arsenal de Londres e tenta com o tempo ser o substituto natural de Thierry Henry

Outros Bons Jogadores
Junior Senaya, é um atacante muito poderoso, pode vir a ser uma boa surpresa e espera conseguir ajudar a equipa a alcançar os seus objectivos. No final do mundial não admiraria que mudasse do modesto Yverdon da Segunda Divisão Suiça para um clube de outras dimensões num campeonato mais competitivo.


O Togo é uma das estreantes africanas e nem a população nem o mundo espera muito deles, em teoria é a selecção mais fraca do grupo e consequentemente uma das mais fracas do mundial. Fez um CAN muito mau e nem sequer passou da fase de grupos. Uma vez que só passam os dois primeiros e tendo a França e a Suiça por adversários acho que o objectivo passa por tentar ficar a frente da Coreia Sul, e fazer um mundial honroso.

Sem comentários: