segunda-feira, maio 15, 2006

C.S.Maritimo de 1 a 34 - 05/06

Olá a todos,

Agora que está terminada a época 2005/2006 é tempo de fazer um sumário do que se passou, neste caso concreto vou falar sobre o Marítimo.

A equipa verde-rubra, deu inicio à pré-temporada orientada pelo professor Juca, os Maritimistas estagiaram 2 semanas em Melgaço a fim de elevar a forma para o campeonato.

O plantel estava recheado de jogadores brasileiros, poucos portugueses e com muita fé, algo que faltava aos adeptos quando se deram de conta do plantel que iriam apoiar durante a época que ora estava prestes a iniciar-se.

Feitos os sorteios para o efeito, o Marítimo teve a sua estreia esta época, fora de portas, e foi em Barcelos frente ao Gil Vicente. Um jogo com pouca parra e sem uvas nenhumas, o Marítimo jogou mal, não deslumbrou e não teve azar, foi isso mesmo, uma equipa insular sem sal que chegou à Madeira com 0 pontos após uma derrota por 1-0.

Aquilo que se previa aconteceu, o Marítimo estava mal orientado, a equipa não era grande espada e os adeptos começaram a franzir o sobrolho, só a direcção do clube é que parecia esperançada.

Veio o primeiro jogo em casa, e o Maritimo, recebeu o Sporting, os visitantes eram, à altura, orientados por Zé Peseiro, estavam a atravessar uma crise de resultados e tinham um plantel fraquinho, mesmo assim o Marítimo não teve animo para bater os visitantes e acabou mesmo por perder a partida, sendo o resultado mais justo teria sido um empate, porque apesar de tudo a exibição insular até não foi das piores. 1-2 foi o resultado final.

O Marítimo batia assim no fundo da tabela, iam decorridas 2 jornadas do campeonato.

Na terceira jornada o Marítimo foi a Leiria, equipa que tinha derrotado durante a pré época, mas mais uma vez o Marítimo regressa à ilha com um resultado precário, 0-0, era o primeiro ponto da época para o Marítimo.

Quarta Jornada, estávamos de volta aos Barreiros, desta vez o Marítimo tinha obrigação de ganhar, recebia a equipa mais fraca da Betandwin, o Penafiel, apesar da vantagem que levou durante todo o encontro o Marítimo não foi alem de um empate, humilhante, por 2 bolas. A contestação estava elevada ao seu expoente máximo, os adeptos furiosos deram origem à primeira chicotada psicológica da época, o prof. Juca saiu.

A quinta jornada era sinónimo de deslocação, o Marítimo foi a Guimarães, um jogo sempre difícil por causa das tendências. Desta vez o Marítimo ia sem treinador e orientado pelo treinador dos Juvenis. O resultado foi precário novamente, uma derrota por 1-0 reflectiam as grandes dificuldades dos Verde-Rubros.Uma equipa com uma defesa medíocre um meio-campo duvidoso e um ataque acima da média, era toda ela salva pelo guarda-redes Marcos, a verdadeira estrela da equipa.

De volta a casa, o Maritimo, já com treinador novo, tinha pela frente o poderoso F.C.Porto, mas nestas coisas de enfrentar os poderosos o Marítimo é um DAVID, tanto que contra o Porto o Marítimo, dizem os entendidos, fez um jogo digno de uma Liga dos Campeões que terminou com um resultado injusto para os da casa, 1-1.A estreia do novo técnico dava algum alento à equipa da Madeira, apesar da equipa continuar a ser duvidosa.

Em fim de semana de deslocação, o Marítimo foi a Lisboa, defrontar o Estrela na 7ª jornada, segundo dizem foi um jogo de nervos, os da casa estiveram em vantagem de dois golos, mas o Marítimo lá conseguiu empatar com dois golos, mais uma vez era a defesa a meter água e o ataque a produzir, destacavam-se então, e pela positiva, Marcinho, Kanu e Marcos.

De volta a casa, para mais um jogo da 8 jornada, o Marítimo recebeu a Naval, e eis que finalmente tivemos uma alegria, a equipa insular bateu os visitantes por 2-1, num jogo de nervos e em que mais uma vez se destacaram na equipa, Kanu e Marcinho, com bons pormenores técnicos.

A 9º jornada era de deslocação, desta feita rumo a Vila do Conde, o Rio Ave, é sempre um adversário mortal para o Marítimo, raramente a equipa insular consegue pontuar naquela zona do pais, mas mais uma vez o Marítimo consegue recuperar de um resultado negativo e empatou 2-2, à semelhança do que se passou na Amadora.

De regresso a casa, a 10º jornada trouxe à Madeira a única equipa até então, que não tinha sofrido qualquer derrota, o Braga. O jogo correu bem, foi muito bom e o Marítimo conseguiu bater a equipa nortenha por 1-0, novamente com destaques positivos para o ataque e desta vez a defesa mais consistente.

Malas feitas, era altura de voltar à capital para defrontar um dos grandes do futebol Português, o Belenenses, o jogo foi emotivo para ambos os lados, recheado de ocasiões de golo mas foi o Marítimo que levou vantagem e regressou a casa com mais 3 pontos, o resultado final foi de 0-1.

O regresso a casa é sempre bom, e a 12ª jornada trazia ao Funchal a equipa Portista do Boavista.Um jogo com uma boa exibição do Marítimo, só não deu a vitória aos da casa porque novamente, a fraca defesa Verde-Rubra, deixou-se dormir e o Boavista fez o golo que deu o empate ao ultimo minuto aos visitantes, 1-1 foi o resultado final num jogo em que o ataque insular esteve bem.

A 13ª jornada trouxe à Madeira o campeão nacional, neste jogo o Marítimo jogou com todas as suas forças, mostrou que era capaz e que ainda tinha muito para dar, os visitantes jogaram com pouca garra e muito defensivos, mas Valnei não deixa os créditos por mãos alheias e num ataque de estupidez deixa uma bola a entrada de área que Mantorras aproveitou, ganhou o SLB 0-1, num jogo em que o empate teria sido o resultado mais justo.

Na 14ª jornada, o Marítimo não precisava de fazer as malas para se deslocar, desta feita o Marítimo ia visitar os serranos do Nacional, foi no campo de futebol da choupana que os da capital regional iam somar uma das derrotas mais injustas da temporada. O jogo estava empatado 1-1, estavam decorridos 2m para alem do tempo de descontos dado pelo arbitro, quando Nacional através de um canto directo, fixou o resultado em 2-1, o destaque pela negativa vai para os dois guarda-redes das equipas, o do Nacional que deixou uma sobra para Kanu e Marcos que dormiu no momento de apanhar a bola que veio do canto.

A festa nos Barreiros foi na 15ª jornada, quando o Marítimo somou os seus 18 pontos frente ao Vitoria de Setúbal, numa magra vitória por 1-0.

As duas ultimas jornadas da primeira volta foram sempre a somar, em Paços de Ferreira com uma vitória por 1-2, e em casa frente à Académica por 2-2, o Marítimo terminava assim 1 volta com 22 pontos, o que podia ser um bom augúrio.

No mercado de Inverno o Marítimo foi às compras e trouxe na bagagem, Zé Carlos, Souza, Jardel, Balou, Ali e Caico entre outros que não merecem destaque. Saíram, Minhoca, Youssof e outos que não me lembro.

Antes de ter inicio a 2ª volta o Marítimo foi a Porto de Mós, visitar o Portomosense num jogo a contar para a 5ª eliminatória da Taça de Portugal. A vitória foi para os Madeirenses com um golo aos 30 segundos de jogo, marcado por Kanu. O Marítimo tinha passado a esta fase após uma vitória por 2-0 em casa frente ao Tirsense, num jogo marcado pela chuva forte que se abateu na cidade, tão forte que o jogo quase que era interrompido. Nos oitavos de final, e novamente sob uma chuva intensa, o Marítimo bateu em casa o Vila Meã, que foi a equipa visitante que mais adeptos trouxe aos Barreiros esta época, curiosamente saíram derrotados por 3-0.

De volta ao campeonato, iniciamos a 2ª volta com o Marítimo a jogar em casa, novamente contra o Gil Vicente, desta feita um empate a 1 bola foi o resultado final, novamente com o Marítimo em vantagem a se deixar empatar nos últimos segundos.

A 19º nona jornada leva o Marítimo a Alvalade, para um bom jogo de futebol em que os insulares trouxeram um ponto para casa, resultado final 1-1 no confronto entre os Leões, que nesta altura eram orientados Paulo Bento.

A vigésima jornada trouxe os de Leiria à pérola do Atlântico, o dia estava bonito, os jogadores inspirados e o Marítimo goleou por 3-0, num bom jogo de futebol.Os adetpos estavam mais felizes mas com algumas reservas.

A viagem do Marítimo, na 21ª jornada, até o Porto foi amarga, uma derrota humilhante frente ao lanterna vermelha Penafiel, fez com que a sombra dos maus resultados viesse à tona, o Marítimo perdeu 3-2 com as culpas novamente na defesa, horrível.

Vinha a 22ª jornada e na Madeira era altura para receber os medíocres Vitorianos, os de Guimarães, quando se esperava uma vitoria larga do Marítimo, eis que nos deparamos com o pior jogo de futebol da época aqui no Funchal, não da parte do Marítimo, mas sim por parte da arbitragem e dos visitantes, tanto foi que a contestação nas bancadas tomou proporções que já não se via há muito tempo, foi para esquecer, aquilo que na gíria se chama de ROBALHEIRA DESCARADA.0-1 foi o resultado final.

Mais uma deslocação, e o Marítimo vai ao Dragão, foi um bonito jogo de futebol, em que só não ganhou o Marítimo porque Helton não quis, o golo do Porto foi marcado por Raul Meireles num potente remate, que ditou o resultado final 1-0.

A 24ª jornada trouxe à Madeira o Estrela da Amadora, um jogo com pouca história deu a vitória aos da casa por 1-0.

Na deslocação exigida pela 25ª jornada, o Marítimo foi à Figueira da Foz perder com a Naval, 0-2 foi o resultado final, na Madeira os adeptos faziam contas a vida e a coisa estava feia, o Marítimo andava numa zona perigosa da tabela.

26º jogos da liga, o Maritimo a precisar de pontos recebeu em casa o Rio Ave, o resultado foi igual ao jogo, FEIO, os adeptos não se fazem rogados e montam cerco à porta da bancada VIP, exigiam cabeças para a forca, o Presidente fez a vontade e despachou o treinador.

Lá foi o Marítimo para Braga, completamente desmoralizado, com graves carências de plantel, por castigos e lesões e sem treinador.O regresso ao Funchal foi com dois golos no saco e uma derrota triste, com destaque negativo para Nelson que deu um frango memorável.

Foi já com Ulisses Morais ao comando da equipa Madeirense que derrotamos o Belenenses nos Barreiros, por 1-0, a bonança tinha chegado sob a forma de desconfiança…Seria Ulisses Morais a salvação?

Depois desta vitória em casa, o Marítimo saiu da ilha durante 2 jornadas, primeiro no Porto frente ao Boavista num empate inesperado e após uma grande exibição dos verde-rubros, destaque para Zé Carlos. E depois na Luz, frente ao campeão, novamente o Marítimo em vantagem larga de 2 golos deixou-se empatar ao ultimo segundo, com culpas para o homem do costume, VALNEI pois ta claro, no famoso penaltie.

De regresso ao Funchal, desta vez o Marítimo ia defrontar em casa os Serranos, o jogo foi emotivo, o estádio estava cheio, toda a gente apoiou e resultou, 2-0 foi o resultado final frente a um Nacional fraquito.

Faltava 1 ponto para o Marítimo garantir a manutenção, fomos a Setúbal e lá trouxemos 3 pontos, terminava assim a época de corda ao pescoço deste Marítimo estranho, os adetpos respiraram e a equipa tranquilizou, mas faltavam ainda 2 jogos para acabar o campeonato.

2 jogos dois empates, um em casa frente ao Paços de Ferreira e outro frente a Académica em Coimbra.

Foi assim a liga Betandwin do Marítimo esta época 05/06

Quanto à taça de Portugal, o Maritimo defrontou em casa o F.C.Porto, que acabou por ganhar injustamente por 1-2 já em fase de prolongamento e novamente com culpas para o homem conhecido como o FAVORECE GRANDES, VALNEI pois ta claro.

O Porto acabou por ser Campeão Nacional incontestavelmente e ganhou a taça de Portugal, ontem, num jogo que pôs frente a frente o Setúbal e os Dragões e terminou com um resultado de 0-1.

Quanto ao Marítimo, muita contestação em torno do plantel, da direcção e das escolhas mal feitas durante toda a época, ditaram os azedumes de todos os adeptos. Na minha opinião, eu até acho que o pior não foram os brasileiros, ou pelo menos todos eles, sim porque se formos a ver os Portugueses do Marítimo são bem piores que os Brasileiros, Briguel, Nuno Morais, Filipe Oliveira e mesmo Nelson, não são jogadores para esta equipa que ambiciona jogar entre os grandes nacionais e internacionais. Penso que a solução passa por mudar, primeiro a direcção, e posteriormente tudo o resto, o que está podre no Marítimo é o Sr. Carlos Pereira e as suas manias que “Quero mando e posso”, como tal está na hora de sair caro Sr.

Quanto a Ulisses Morais, continuo a dizer que é um erro ficar no Maritimo.Mais não digo.

Segundo parece, as ultimas noticias vindas a publico, muitos boatos, dão conta do seguinte:

Saídas:

-Marcos  Dínamo de Moscovo
-Wenio  Dínamo de Moscovo
-GÁAL  Rescisão
-Valnei  Dispensado
-Mitchell  Académica
-Rincon  Académica
-Filipe Oliveira Chelsea
-Nuno Morais  Chelsea
-Ali  Dispensado
-Youssouf  Dispensado
-Caico Rescisão
-Mancuso --> Dispensado
-Nilson Sergipano  Dispensado
-Jardel  Regresso às origens
-Balou  Regresso às origens
-Minhoca  Regresso às origens

Não sei se é verdade se é mentira, é o que se diz por ai, vamos lá ver se sim ou não.

Segundo parece, o Marítimo quer manter vinculados Marcinho, Kanu, Evaldo,Olberdam e está a negociar os contratos destes senhores, falta ainda saber se Zé Carlos regressa ao Marítimo, este jogador estava emprestado por 6 meses.

Esta época terminou com 4 despromoções, Penafiel, Guimarães, Rio Ave e Belenenses.

Foram promovidos, o Desportivo das Aves e o Beira Mar.

Vão à Champions o PORTO, o SPORTING, SLB (pré eliminatória)

A UEFA terá as seguintes presenças Portuguesas Braga, Nacional e Vitória de Setúbal (vice campeão da Taça de Portugal)

De salientar ainda que, durante esta época o Marítimo encerrou as contas com um saldo positivo de 300 mil contos, inaugurou o complexo desportivo de Santo António, que inclui um pavilhão gimnodesportivo, escritórios, sala de conferências, assistência administrativa, ginásio e SPA de convalescencia…lol…….

O projecto do novo estágio já está aprovado e as obras iniciam-se em breve, estando o seu terminus previsto para 2008, o estádio será uma cópia fiel do estádio de Gil Vicente todo ele pintado de Verde-Rubro com um limite máximo de 22 mil pessoas.

E antes de terminar, quero ainda destacar a presença em todos os jogos fora e em casa, do Esquadrão Maritimista, que nunca se cansou de apoiar a equipa com garra e fairplay, por outro lado destaco ainda o apoio sempre muito importante da claque da juventude Maritimista, os Ultra Templários que estiveram sempre lá quando era preciso e tiveram tomates para fazer tarjas a alertar todos os adeptos para o que se passava na altura…Obrigado a todos pelo apoio dado, e espero que estejam sempre lá daqui para o futuro no bem e no mal…

Cumprimentos a todos, eu sei que o resumo é grande mas o campeonato também é…ehehehehehe. Assim me despeço até a próxima época.

Força Marítimo "..Do outro lado do mar ganhar, ganhar, ganhar..."

By: André Ladeira

Sem comentários: