quarta-feira, maio 31, 2006

Jogador Atacante da Semana: Zinedine Zidane

Nome: Zinédine Yazid Zidane
Data de Nascimento: 23/06/1972 (33 anos)
Clube: Real Madrid
Nº da Camisola: 5
Posição: Médio Ofensivo
Altura: 1,85 metros
Peso: 78 kg
Naturalidade: Marselha - França
Palmarés:

• 1 Campeonato Mundial de Selecções (1998)
• 1 Campeonato Europeu de Selecções (2000)
• 1 Supertaça Europeia (1996)
• 2 Campeonatos Mundiais de Clubes (1996 e 2002)
• 2 Campeonatos Italianos (1997 e 1998)
• 1 Supertaça Italiana (1997)
• 2 Ligas dos Campeões (2001 e 2002)
• 1 Campeonato Espanhol (2003)
• 3 Vezes Melhor Jogador do Mundo pela FIFA (1998, 2000 e 2003)
• 1 Bola de Ouro (1998)

Zinedine Zidane é um nome da história do futebol, é uma lenda viva. Muitíssimo dotado tecnicamente, com uma qualidade de passe dificilmente comparável a de qualquer outro jogador, com uma visão de jogo notável e uma entrega, determinação e profissionalismo muito grandes. É um futebolista tecnicista, é um prazer vê-lo jogar pois é tecnicamente perfeito, em todos os seus jogos consegue deleitar os adeptos com pormenores deliciosos, e tacticamente é muito culto, o que o torna imensamente completo. Um jogador muito inteligente, peca talvez pela sua relativa pouca velocidade que compensa com um posicionamento muito correcto, pela sua técnica que lhe permite muitas vezes passar por adversários sem usar grande rapidez, e pela sua capacidade de leitura de jogo que é verdadeiramente assinalável. Que mais precisa um médio com a sua função? Consegue driblar espectacularmente, faz passes curtos e longos com tremenda facilidade mas cumpre sempre tacticamente. Importa salientar que os seus cruzamentos são milimétricos e a capacidade de colocar a bola no local desejado é revelada também aquando das bolas paradas, nas quais “Zizou” é exímio. Enfim, é um jogador de uma qualidade técnica elevadíssima, que levanta estádios com fintas magníficas mas que nunca se deixa levar por individualismos exagerados, nem é egocêntrico. É um jogador de equipa, talvez o jogador com mais classe que vi até hoje.

Nascido em Marselha (França), Zinedine Zidane é filho de pais argelinos. Toda a sua infância foi passada na importante cidade francesa. Foi precisamente ao serviço de uma equipa do sul do país gaulês que se estreou na La Ligue, com a camisola do AS Cannes. O seu talento foi tão evidente que, somente com 19 anos, se transferiu para uma das maiores equipas do campeonato francês, o Bordéus, na época de 1992/93. Em 1995/96, depois de ajudar o seu clube a disputar a final da Taça de França, “Zizou” abandonou o país para se juntar à Juventus. A estadia no clube de Turim durou cinco anos, que foram suficientes para se tornar o melhor jogador pela FIFA em duas ocasiões, 1998 e 2000 e ser galardoado com uma Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football, em 1998, para ganhar duas Séries A, para ganhar uma Supertaça italiana e uma europeia, para ser campeão mundial de clubes por duas ocasiões e para, ainda que perdidas, ter disputado duas finais da Liga dos Campeões, frente ao Borussia de Dortmund de Paulo Sousa e frente à sua actual equipa, o Real Madrid. Os números falam por si e demonstram bem a extrema qualidade deste médio e a forma como conseguiu contagiar a sua equipa com o perfume de bom futebol a que sempre nos habituou. A Juventus teve uma fase magnifica e muita da culpa das boas temporadas que os pretos e brancos realizaram é deste mágico.
Durante o período em que esteve em Itália, é importante dizer, venceu um Campeonato Mundial de clubes em 1998 no seu país natal e acrescentou também um Europeu ao seu vasto palmarés. No Mundial 98 foi claramente a estrela da sua selecção nacional, tendo falhado dois jogos depois de uma expulsão frente à Arábia Saudita, mas indo a tempo de marcar dois dos golos de França na final, ambos de cabeça. No Euro 2000, aquele onde Portugal foi precisamente afastado pela equipa de Zidane (que converteu o penalty vitorioso sobre a equipa das quinas) nas meias-finais, voltou a mostrar o porquê de ser um dos melhores jogadores de sempre.
A milionária transferência ocorreu no ano de 2001, quando o Real Madrid iniciava a sua política de contratações baseada no mediatismo dos futebolistas e começou a comprar um craque por ano. Os 76 milhões de euros foram uma exorbitância, é certo, mas a qualidade futebolística apresentado pelo francês no terreno de jogo justificavam o investimento. Não foi, por isso, uma contratação de cariz meramente de marketing, muito embora este factor tenha sido, não tenho grandes dúvidas, relevante.
Fez três temporadas soberbas ao serviço dos “merengues”, em 2001/2002 e em 2002/2003, quando conseguiu vencer a sua primeira Liga dos Campeões diante doutros espanhóis, o Valência, repetindo na época seguinte o feito frente ao Bayer Leverkusen; um Campeonato Mundial de Clubes e em 2003 alcançou um campeonato espanhol e a “Copa del Rey”. Nas duas últimas épocas “Zizou” perdeu algum brilhantismo e chegou a altura da retirada. Zinedine Zidane vai actuar no Campeonato do Mundo na Alemanha, dentro de duas semanas, onde espera cumprir o seu centésimo jogo com a camisola gaulesa (tem 98 internacionalizações) e onde vai terminar a carreira. A última competição onde este mago da bola vai jogar vai ser um Mundial. Que melhor fim poderia ter este grande jogador e grande homem ter, ainda para mais quando a França pode fazer uma excelente campanha! Apressei-me a fazer a rubrica de modo a que o meu caro amigo Nelson Oliveira não o colocasse na sua, a Lenda Atacante da Semana. Isto porque afinal Zinedine Zidane se despede dos relvados no Mundial que aí vem e mesmo estando no activo, o francês já é uma lenda.

Sem comentários: