quarta-feira, maio 31, 2006

Grupo D: México



A selecção do México, orientada por Ricardo La Volpe, é uma das equipas que a meu ver poderão surpreender neste Mundial. Como se viu na Taça das Confederações jogada o ano passado em território germânico, os aztecas fazem da sua raça e querer uma arma poderosa em qualquer jogo, mesmo com adversário bem mais cotados.

O México foi até este ano o único país onde decorreram duas fases finais de campeonatos do mundo, e onde curiosamente se "coroaram" reis aqueles que são considerados os mais geniais jogadores do Séc. XX - Pelé e Maradona.

Na fase de apuramento os mexicanos obtiveram o 2º lugar, em igualdade pontual com os Estados Unidos e tiveram dois desaires algo estranhos, nomeadamente um empate no Panamá a 1 golo e uma derrota em Trinidad por 2-1.

O México já participou em 12 edições da fase final do campeonato do mundo (em 17 possíveis) e desde 1990 que não falha uma fase final. Esta vai ser a quarta presença consecutiva em fases finais, razão pela qual o México é também uma das equipas de top no ranking da FIFA. A sua melhor classificação foi os quartos de final, que atingiram em 1970 e em 1986, precisamente quando foram país organizador.

Treinador

Ricardo La Volpe é um treinador de personalidade forte, que ou se adora ou se odeia. São inúmeros os casos de problemas arranjados por este seleccionador, o mais recente quando ameaçou partir para a violência física a um jornalista "metediço". A imprensa é, inclusivé, a principal crítica do seu trabalho, até porque preferiam ter um seleccionador mexicano à frente dos destinos da selecção e não um argentino.
De qualquer forma, La Volpe desde que assumiu os destinos da selecção cortou radicalmente com o passado, sendo elogiado por alguns por ter retirado alguns "intocáveis" da selecção, injectando juventude numa equipa que pode ser uma agradável surpresa neste mundial.




Os convocados da selecção mexicana são:

GUARDA REDES

SANCHEZ Oswaldo
CORONA Jose
OCHOA Guillermo

DEFESAS

SUAREZ Claudio
SALCIDO Carlos
OSORIO Ricardo
PINEDA Gonzalo
CASTRO Jose Antonio
MENDEZ Mario
GUARDADO Andres
RODRIGUEZ Francisco

MÉDIOS

MARQUEZ Rafael
TORRADO Gerardo
ZINHA
PARDO Pavel
GARCIA Rafael
PEREZ Luis


ATAQUE

BORGETTI Jared
FRANCO Guillermo
MORALES Ramon
FONSECA Jose
BRAVO Omar
ARELLANO Jesus





Rafael Marquez é a grande figura da selecção mexicana. Por um lado pelo mediatismo que um jogador do Barcelona sempre tem, por outro lado pela qualidade que o defesa/médio demonstra. Talvez desde que outro mexicano famoso se notabilizou ao serviço do Real Madrid (Hugo Sanchez), nenhum outro tenha ficado tão conhecido mundialmente. A sua polivalência garante-lhe sempre lugar de destaque em qualquer equipa que jogue, uma vez que tanto no centro da defesa como a médio mais defensivo, Marquez é uma importante mais valia nesta selecção.
Será certamente o patrão da equipa no Alemanha 2006!...



O próprio treinador La Volpe já veio referir que atingir os quartos de final da prova seria fantástico. Penso que na primeira fase o México tem bastantes hipóteses de se qualificar, e depois dependendo do emparelhamento nos oitavos de final, tudo poderá ser possível. Atingir o mesmo desempenho que conseguiram em 86 e 70 seria muito bom para uma selecção que tem bons valores individuais, com juventude, e que tem nas selecções mais jovens bastante qualidade para daqui a uns anos ser olhada como uma selecção poderosa.

Sem comentários: