quinta-feira, maio 18, 2006

Nacional da Madeira : Análise da época

Antes do inicio da prova, os objectivos do Nacional tinham ficado bem claros na apresentação do plantel. Numa temporada em que desciam 4 equipas, a manutenção seria o objectivo prioritário e se tal fosse alcançada cedo e dependendo da forma como o campeonato decorresse então uma prova europeia poderia ser um objectivo secundário a tentar concretizar.


Entra Manuel Machado como treinador e o Nacional reforça-se com bons jogadores portugueses como Miguelito, Chainho e Ricardo Fernandes.
E para surpresa de quase todos o Nacional dá cartas na 1ª volta, sem ter abaixamentos de forma e termina-a de forma espectacular nos lugares cimeiros da classificação garantindo praticamente desde logo a manutenção.

Urge então tentar o 2ª objectivo mas a acompanhar o natural período menos bom dos madeirenses que resolve aparecer, aparecem tambem outros tipos de perturbações extra-futebol,alguns continentais e outros mesmo por parte de alguns meios de comunicação social madeirense que aflitos com a possivel descida da outra equipa da Madeira, tratam logo de tentar desestabilizar os nacionalistas.

Mau grado as suas tentativas, cujo objectivo era sem duvida a "ajuda" conseguida e prestada no jogo entre ambos, o Nacional, quando muitos já lhe faziam o funeral, arranjou forças para que nos ultimos jogos com equipas complicadas como Benfica, Boavista e Setubal garantir os pontos justos e necessarios para a conquista dum lugar europeu.

Tivesse sido uma prova tipica e o 5º lugar teria sido considerado extraordinário dada a dimensao e orçamento do clube quando comparado com o Belenenses, Boavista e Guimarães, por exemplo. Mas depois de termos conseguido tantos brilharetes na 1ª volta, ficou a sensaçao que podiamos ter chegado mais longe esta época.

Seja como for, 2 provas europeias em 4 anos consecutivos na I Liga é uma boa proeza.

Parabens ao Nacional e seus adeptos que bem merecem esta alegria pela forma como apoiam este clube nos bons e maus momentos.

Viva o Nacional.

Viva a Madeira.

Sem comentários: