terça-feira, maio 30, 2006

Grupo H - Tunísia



Esta é a quarta participação das “Águias de Cartago” numa fase final do Campeonato do Mundo de Futebol.
Para os “filhos” desse antigo povo do Mediterrâneo, depois de uma primeira participação à 28 anos atrás – onde conseguiu a sua primeira vitória em fases finais do Campeonato do Mundo –, seguiram-se os últimos dois mundiais, onde tiveram um participação mais discreta.
Apresenta nas suas fileiras jogadores experientes, com “calo europeu” – apenas cinco jogadores dos convocados jogam no seu país – e que aliado ao entusiasmo que emprestam ao jogo, certamente proporcionarão bons espectáculos de futebol.
A Tunísia tem vindo a consolidar a sua posição internacional e em Fevereiro de 2004, já com Roger Lemerre ao leme, ganha o seu primeiro título internacional ao arrebatar, em casa, a CAN 2004.
O seu técnico é amado na Tunísia – ao contrário do que acontece na sua terra natal, onde foi “crucificado” após a paupérrima campanha francesa no mundial de 2002 – e toda ela espera que, no Campeonato do Mundo, a selecção de futebol obtenha os bons resultados que Lemerre já a habituou.




Guarda-redes


1 Ali Boumnijel (Club Africain Tunis) 40 anos
16 Hamdi Kasraoui (Esperance Sportive Tunis) 32 anos
22 Adel Nefzi (US Monastir) 23 anos

Defesas

3 Karim Haggui (Estrasburgo / FRA) 22 anos
15 Radhi Jaidi (Bolton / ING) 30 anos
6 Hatem Trabelsi (Ajax / HOL) 29 anos
18 David Jemmali (Bordéus/ FRA) 31 anos
4 Alaeddine Yahia (Saint-Etienne/ FRA) 24 anos
21 Karim Saidi (Lecce/ ITA) 23 anos
19 Anis Ayari (Samsunpor/ TUR) 24 anos
7 Mehdi Meriah (Etoile du Sahel) 26 anos

Médios

13 Riadh Bouazizi (Kayserispor/ TUR) 33 anos
14 Adel Chedli (Nuremberga/ ALE) 29 anos
10 Kaies Ghodhbane (Samsunspor/ TUR) 30 anos
23 Sofiane Melliti (Gaziantepspor/ TUR) 27 anos
12 Jaouhar Mnari (Nuremberga/ ALE) 29 anos
20 Hamed Namouchi (G. Rangers/ ESC) 22 anos
8 Mehdi Nafti (Birmingham/ ING) 27 anos

Avançados

11 Santos (Toulouse/ FRA) 27 anos
5 Zied Jaziri (Troyes/ FRA) 27 anos
2 Karim Essediri (Rosenborg/ NOR) 26 anos
9 Yassine Chikhaoui (Etoile du Sahel) 19 anos
17 Issam Jomaa (Lens/ FRA) 22 anos





Quando o mundo do futebol fala da Tunísia, hoje em dia tem que se falar de Hatem Trabelsi. Começou a jogar como médio no Club Sportif Sfaxien da Tunísia, mas foi quando recuou para lateral-direito que a carreira de Trabelsi explodiu. Em 2001, o Ajax rende-se à maneira destemida e eficaz com que o tunisino encara todas as partidas e leva-o para a Holanda onde permanece até hoje. Tendo em conta que cessa o seu contracto laboral com o Ajax a 31 de Junho de 2006 – com quem não tem vontade de renovar –, Trabelsi será com certeza um dos alvos apetecíveis neste verão, altura em que quererá fazer o contracto da sua vida.
Motivação pois não falta a este intrépido e possante lateral que quer também escrever uma bonita página de história com a camisola do seu país!!!




Os objectivos da Tunísia são os mesmos dos dois campeonatos do mundo anteriores. Conseguir uma melhor prestação do que aquela conseguida no Argentina 78 na qual conquistou a sua primeira vitória. Melhorar essa prestação, teria que passar naturalmente por uma passagem à fase seguinte, coisa que pode tornar-se fácil para a Tunísia – sendo uma selecção de “embalo” – se conseguir um bom resultado no primeiro jogo.

Sem comentários: