quarta-feira, maio 31, 2006

Fase final do campeonato nacional de juvenis

Mais 1 fim de semana muito emotivo, no que toca á fase final de Juvenis.
No campo da Pasteleira, Boavista e Sporting defrontavam-se, num jogo que poderia ser quase decisivo na luta pelo título.

Sabendo á priori, que o Benfica defrontava o FC Porto em casa, o Sporting entrava na partida frente aos axadrezados com o dever de vencer fora, pois uma escorregadela poderia ser fatal.
Por outro lado, o Boavista já praticamente arredado da luta pelo título, tinha como obrigação honrar a camisola e contribuir para a verdade desportiva, tentando alcançar a melhor classificação possível.


O jogo começou e rapidamente se percebeu o 4-2-3-1 do Boavista, tentando especialmente tirar proveito da asa direito onde Benvindo poderia explorar toda a sua velocidade.
Do lado do Sporting um 4-3-3 claro..a procurar bolas longas para as costas da defesa axadrezada.

É precisamente num desses lançamentos longos, logo nos primeiros minutos que Bruno Matias se isola e bate o guardião axadrezado. Estava feito o 1-0, e se a estratégia leonina era precisamente o contra-ataque, depois deste golo, tinham a hipótese de explorar essa estratégia ainda mais.
De qualquer forma o Boavista não baixou os braços e 2 ou 3 lances individuais de Benvindo resultaram em lances de grande perigo por parte do Boavista.

É já a caminhar para o intervalo, que o Boavista ganha um penalty, mas que o mesmo Benvindo acabou por desperdiçar (lance esse que acabou por marcar psicologicamente o atleta, pois acabou por desaparecer no campo).

Na 2ª parte o Boavista apareceu ainda mais pressionante, com um Sporting muito pragmático a explorar as saídas rápidas para o contra-ataque quase sempre iniciadas pelo capitão Adrien.
É então que se registam 2 momentos marcantes no jogo, 2 bolas á trave por parte do Boavista que os fizeram abanar e ceder, pois a partir daí o Sporting em jogadas de contra-ataque tiveram 3 ou 4 ocasiões flagrantes para marcar, mas o desacerto e a falta de lucidez impediram-nos de o fazer.

O jogo terminou 0-1, com uma vitória que acaba por se aceitar do Sporting, equipa que apareceu na Pasteleira de forma inteligente e sobretudo realista.
Adrien cotou-se como o grande motor da equipa quer nas situações defensivas quer no lançamento de contra-ataques, e Bruno Matias voltou a demonstrar a sua veia goleadora apontando o golo que selou o desfecho da partida (este atleta foi o melhor marcador a par de Nemeth da Hungria, da fase de qualificação para o Euro sub17).

Uma última nota para um “artista” chamado Vivaldo, um extremo esquerdo bastante leve e veloz, com uma técnica muito apurada.
Fez uma 2ª parte de grande nível.



No outro derby do fim de semana o Fc Porto deslocou-se a Odivelas para defrontar o líder Benfica.
Para o Porto seria a oportunidade final de se intrometer na luta pelo título, por outro lado, para o Benfica seria a oportunidade de dar mais 1 passo rumo ao título, esperando um deslize do Sporting que acabou por não se verificar.
O jogo acabou com um esclarecedor 3-0 do Benfica ao Porto.


Em termos classificativos, o Benfica lidera com 10 pontos, o Sporting tem 9, Fc Porto 2 e em ultimo o Boavista com 1 ponto.
Na próxima jornada teremos o "jogo do título" com o Sporting a receber em Alcochete o Benfica.

Sem comentários: