quinta-feira, maio 25, 2006

Grupo B: Paraguai


Comandada por Aníbal Ruíz, a selecção do Paraguai vai disputar o 7º Mundial da sua longa história. Costuma jogar em 4-4-2, assente numa defesa muito forte e experiente. O Paraguai marcou 23 golos na fase de apuramento, sofrendo outros tantos. Roque Santa Cruz, ponta-de-lança do Bayern de Munique é a principal figura desta equipa nacional mas também Carlos Gamarra e Carlos Paredes são jogadores em destaque numa equipa que tem como principais objectivos a passagem aos oitavos de final.




Guarda-redes
Justo Villar (Newell's Old Boys-Argentina/29 anos)
Derlis Gómez (Sp.Luqueño-Paraguai/33 anos)
Aldo Bobadilla (Libertad-Paraguai/30 anos)

Defesas
Denis Caniza (Cruz Azul-México/31 anos)
Carlos Gamarra (Palmeiras-Brasil/35 anos)
Júlio César Cáceres (River Plate-Argentina/26 anos)
Délio Toledo (Saragoça-Espanha/29 anos)
Paulo da Silva (Toluca-México/26 anos)
Julio Manzur (Santos-Brasil/25 anos)
Jorge Núñez (Estudiantes-Argentina/28 anos)

Médios
Edgar Barreto (NEC-Holanda/22 anos)
Roberto Acuña (Deportivo-Espanha/30 anos)
Carlos Paredes (Reggina-Itália/30 anos)
Júlio dos Santos (B.Munique-Alemanha/23 anos)
Christian Riveros (Libertad-Paraguai/23 anos)
Carlos Bonet (Libertad-Paraguai/28 anos)
José Montiel (Olímpia-Paraguai/18 anos)
Diego Gavilán (Newell's Old Boys-Argentina/26 anos)

Avançados
Roque Santa Cruz (B.Munique-Alemanha/24 anos)
Nelson Haedo Valdéz (W.Bremen-Alemanha/22 anos)
José Saturnino Cardozo (sem clube/35 anos)
Salvador Cabañas (Jaquares-México/25 anos)
Nelson Cuevas (Pachuca-México/26 anos)



Com 24 anos, Roque Santa Cruz já é um grande avançado. Um ídolo no seu país natal, o Paraguai e uma importante figura no Bayern de Munique onde por vezes é titular, se bem que costuma ser relegado para o banco por jogadores como Cláudio Pizarro ou Roy Makaay. Tem uma estampa física assinalável, com 1,89 m e 80 kg e um bom jogo com os dois pés e com a cabeça. Esta temporada marcou 4 golos pelo seu clube

Outros Bons Jogadores

Paredes é um médio defensivo bem conhecido dos portugueses, tendo tido uma passagem fantástica pelo FCPorto. Agora com 29 anos, Paredes é um dos pilares da manobra defensiva do Reggina e da equipa nacional e espera conseguir ajudar a equipa a alcançar os seus objectivos.

Gamarra já passou também pelo futebol português quando representou o SLBenfica. Considerado por muitos, a determinada altura, o melhor defesa central do mundo, o futebolista que actualmente joga no Palmeiras encontra na experiência e voz de comando o seu maior trunfo para dirigir a organizada defesa do seu país.

Acuña é já um veterano. Mas um veterano com experiência e dotes técnicos que podem vir a ajudar em muito o Paraguai. É colega de Jorge Andrade no Desportivo da Corunha e é um dos craques da selecção sul-americana. Joga como médio e pode ser uma peça fulcral no desempenho da sua selecção.




O Paraguai é uma das selecções teoricamente mais fracas deste Mundial. Apesar de ter conseguido marcar presença nos três últimos Campeonatos do Mundo (com o da Alemanha inclusivé), o facto de se encontrar no grupo da Suécia, mas principalmente da Inglaterra reduz substancialmente as probabilidades da equipa sul-americana passar a fase de grupos. Creio, por isso, que o Paraguai tem certamente como principal aspiração a passagem aos oitavos de final.
Muitos treinadores e presidentes de federações de nações menos fortes têm vindo dizer que as suas selecções têm capacidades para chegar mais longe do que se pensa, têm capacidades para fazer um brilharete. Se nalguns casos eu acredito que podem eventualmente surpreender – porque num Mundial há sempre grandes surpresas – a verdade é que não acho o Paraguai com equipa suficiente para arrumar com uma das equipas europeias do seu grupo. Reforço, se o Paraguai chegar aos oitavos de final, onde chegou em 1998 e em 2002, é bom, até porque o primeiro lugar é complicadíssimo, e mesmo passando na segunda posição, o Paraguai vai ter que enfrentar o primeiro do grupo B, muito provavelmente os anfitriões, Alemanha, que eliminou os paraguaios precisamente nesta fase da competição no Mundial da Coreia e do Japão. É muito complicado o Paraguai ir muito mais além do que a fase de grupos, portanto.

Sem comentários: