quarta-feira, maio 24, 2006

Grupo A - Polónia


A Polónia é uma república situada no leste da Europa e pertence, desde 1 de Maio de 2004, à União Europeia. Com quase trinta e nove milhões de habitantes confinados nos impressionantes trezentos e treze mil quilómetros quadrados de superfície, tem como capital Varsóvia. Geograficamente tem o mar Báltico a Norte, a Leste a Bielo-Rússia e a Ucrânia, a Sul a Eslováquia e a República Checa e, a Oeste, a Alemanha.
A unidade monetária é o zloti e tem como principais actividades económicas as produções de carvão, aço e energia eléctrica, a construção naval, embora a sua principal actividade seja, ainda, a agricultura. Num país com quatro grandes rios e mais de 9300 lagos, o clima apresenta-se temperado, mesmo com Invernos frios, encobertos e moderadamente severos, com precipitação frequente e Verões suaves.

A Polónia é um país independente desde 1918 e, embora tenha tido períodos muito conturbados, especialmente com as invasões dos seus vizinhos Alemanha e Rússia no decorrer da segunda guerra mundial, é hoje uma democracia parlamentar com duas câmaras, onde o poder executivo é dominado pelo conselho de ministros e o chefe de estado é o presidente, eleito por sufrágio universal. Depois de no seu passado ter conquistado o pódio por duas vezes (Alemanha 1974 e Espanha 1982, bem como a medalha olímpica em Munique 1972), a Polónia chega à sua sétima presença num mundial, fruto de um segundo lugar do seu grupo. Com as derrotas frente à Inglaterra, a Polónia classificou-se deixando para trás a Áustria, a Irlanda do Norte, o País de Gales e o Azerbeijão. Num fantástico apuramento com 8 vitórias em 10 jogos e 27 golos marcados, a selecção nacional polaca apresenta-se como um forte candidato à passagem para a fase seguinte da competição, deixando para trás a fraca prestação do último mundial e a ausência no europeu de 2004. Já em preparação para este mundial, pode dizer-se que a Polónia não tem conseguido grandes resultados, senão vejamos: duas derrotas com equipas similares, Estados Unidos e Lituânia, e duas vitórias com Arábia Saudita e Ilhas Faroe. Para concretizar a sua preparação, a Polónia tem agendado um encontro com a Colômbia no dia 30 de Maio e outro com a Croácia já no dia 3 de Junho.Do seu passado consta um nome de referência para todo o futebol mundial, quer do seu tempo, quer de toda a história, Zbigniew Boniek. Este fantástico jogador é a referência de todo um país futebolístico e um ícone para todos os seus concidadãos, com um passado notável conseguido ao serviço da sua selecção e da Juventus, onde se notabilizou internacionalmente, proporcionando a maior transferência de um jogador de Leste da sua geração. À frente desta selecção está um polaco de seu nome Pawel Janas, um ex-jogador internacional, defesa central, que iniciou a sua carreira no Lodz e que, devido ao seu talento se transferiu mais tarde para o Legia de Varsóvia. Esteve presente no terceiro lugar alcançado em Espanha 1982, capitaneou a equipa por 53 vezes. Mudou-se depois para França, mais concretamente para o Auxerre onde chegou a ser considerado o melhor jogador estrangeiro a actuar em França. Voltou ao Legia de Varsóvia para os dois últimos anos da sua carreira como futebolista, e rapidamente ascendeu a cargos de treinador nos clubes por onde tinha passado, assumiu depois disso cargos na federação treinando os Sub-21 e a equipa olimpica, fazendo depois uma pausa na sua carreira de treinador, para voltar a sê-lo a meio da má campanha efectuada até então para o europeu de 2004.

Este treinador não está nas graças dos adeptos mais fervorosos, visto que a sua lista de convocados está longe de ser consensual, levantando fortes contestações. É um treinador disciplinador, que aposta na juventude e que é capaz de deixar de fora jogadores históricos e importantes por apostar nas suas convicções. A Polónia é uma equipa forte, musculada, alta e jovem, com alguns jogadores talentosos e que se destacam, mas o sector de formação por excelência é a posição de guarda-redes. Cinco guarda-redes estavam na expectativa, com condições e apontados pelos entendidos como certos na fase final deste mundial, mas como o número de guarda-redes é limitado a três, a contestação começou logo a sentir-se com a não convocação de Jerzy Dudek, sustentada pelo treinador com a grande qualidade de qualquer um dos outro cinco. A contestação continuou com a não convocação de Frankowski, um avançado que na fase de apuramento “só” marcou 7 golos, e que actua no Wolverhampton Wandereres. Até Boniek ficou surpreendido com esta convocatória, mas depositou desde logo confiança nas escolhas do seleccionador. Também o nosso conhecido Saganowski ficou de fora, apesar de ter feito parte de algumas convocatórias do apuramento. No dia em que a Polónia futebolística se apresenta de luto pela morte do treinador obreiro pelo terceiro lugar obtido alcançado numa fase final de um mundial, Kazimierz Górski, Pawel Janas teve uma contrariedade ao saber que os exames médicos feitos ao médio Damian Gorawski revelaram problemas circulatórios e respiratórios que, face às apertadas exigências da FIFA, o deixam fora deste mundial.



Guarda-Redes:
1. Artur BORUC: 26 anos, Celtic de Glasgow - Escócia
12. Tomasz KUSZCZAC: 24 anos, Slask Wroclaw – Polónia
22. Lukasz FABIANSKI: 21 anos, Legia Varsóvia – Polónia

Defesas:
2. Marius JOP: 27 anos, FC Moscow – Russia
3. Seweryn GANCARCZYK: 24 anos, Metalist Kharkiv – Ucrânia
4. Marcin BASZCZYNSKI: 29 anos, Wisla Krakow – Polónia
6. Jacek BAK: Capitão, 33 anos, Al Rayyan – Qatar
14. Michail ZEWLAKOW: 30 anos, Anderlecht – Bélgica
17. Dariusz DUDKA: 22 anos, Wisla Krakow – Polónia
18. Mariusz LEWANDOWSKI: 27 anos, Shakhtar Donetsk – Ucrânia

Médios
5. Kamil KOSOWSKI: 28 anos, Southampton – Inglaterra
7. Radoslaw SOBOLEWSKI: 29 anos, Wisla Krakow – Polónia
8. Jacek KRZYNOWEK: 30 anos, Bayer Leverkusen – Alemanha
10. Miroslav SZYMKOWIAK: 29 anos, Trabzonsport – Turquia
13. Sebastian MILA: 23 anos, Áustria Vienna, Áustria
15. Ebi SMOLAREK: 25 anos, Bosrussia Dortmund – Alemanha
16. Arkadiusz RADOMSKI: 28 anos, Austria Vienna, Áustria
19. Bartosz BOSACKI: 30 anos, Lech Poznan – Polónia
20. Piotr GIZA: 26 anos, Cracóvia – Polónia

Avançados
9. Maciej ZURAWSKI: 29 anos, Celtic Glasgow – Escócia
11. Grzegorz RASIAK: 27 anos, Southampton – Inglaterra
21. Ireneusz JELEN: 25 anos, Wisla Plock – Polónia
23. Pawel BROZEK: 23 anos, Wisla Krakow - Polónia




Este avançado de 29 anos é a grande referência da equipa e mostra-se como um jogador decisivo nos momentos cruciais, fruto do seu instinto goleador e da sua ampla experiência. Conta com uma presença em fases finais do mundial, embora não tenha conseguido ajudar a sua equipa a singrar. Ajudou a sua equipa com sete golos na fase de apuramento, dando a vitória em dois jogos muito importantes contra o País de Gales e a Irlanda do Norte. “Magic” Maciej como é conhecido, começou a sua carreira no Warta Poznan, pisando o relvado da primeira divisão polaca em 1994. Transferiu-se para o Lech Poznan três anos mais tarde. A sua notoriedade foi conseguida depois de se transferir para o Wisla Krakow, onde conquistou o campeonato por quatro vezes e a taça por duas. É um avançado centro forte, rápido, remata e finta com os dois pés, e tem a confiança e a humildade suficientes para saber que está em constante aperfeiçoamento e que acredita repetir o sucesso do apuramento.Actualmente está ao serviço do Celtic de Glasgow para onde se transferiu em 2005, e já marcou a notável quantia de 20 golos.A não perder também as assistências da última geração dos SMOLAREK.



Como qualquer outra selecção, a Polónia espera passar a fase de grupos e depois, a eliminar, tudo pode acontecer. Todo o povo polaco espera por uma boa prestação, assim como todos os seus jogadores e equipa técnica, dando continuidade à excelente prestação no apuramento, onde 8 vitórias em 10 jogos é uma marca a registar.
Os melhores resultados obtidos pela selecção foram precisamente em solo Alemão, sendo que isto poderá ser um bom prenúncio para esta longa caminhada. Os terceiros lugares em mundiais são um objectivo que se avizinham muito estimulantes, mas de difícil alcance.

Sem comentários: