domingo, maio 28, 2006

Portugal 4 x 1 Cabo Verde - Jogo em ritmo de treino



A selecção portuguesa de futebol jogou ontem em Évora o primeiro de dois jogos de preparação para o Mundial 2006, um jogo em ritmo de passeio, e que permitiu certamente ao seleccionador tirar algumas conclusões para a equipa ideal com que deverá abordar o Mundial da Alemanha.

A nossa selecção iniciou o jogo praticamente a ganhar, numa bela desmarcação de Pedro Pauleta. O açoriano foi de resto o melhor jogador da equipa, mostrando que está com muita vontade de fazer esquecer a sua péssima prestação individual do Euro2004.

Depois do golo, e quando muitos poderiam pensar que o jogo seria um verdadeiro passeio, o que se passou foi uma selecção de Cabo Verde a mandar no jogo, com mais oportunidades de golo, e curiosamente a chegar à igualdade. No entanto ainda antes da pausa para intervalo, um golo de Pauleta a responder afirmativamente a um canto marcado por Figo, fazia com que Portugal fosse para os balneários a vencer injustamente por 2-1.



Na 2ª parte, algumas alterações, tanto ao nível de jogadores como ao nível do sistema táctico, a par da quebra física da selecção de Cabo Verde, fizeram com que o jogo fosse muito morno, ao ritmo da música cabo-verdiana... Um golo de Petit e outro de Pauleta encerraram as contas da partida.

Vou fazer então uma análise ao que penso ser visível na selecção portuguesa:

Defesa - A dupla de centrais é intocável, Meira e Ricardo Carvalho têm 15 dias para se conhecerem ainda melhor, afinar posições, dobras, etc, uma vez que se notou ainda alguma desarticulação entre eles. Nas laterais é que surjem as dúvidas, agravadas com a deficiente prestação de Caneira. Julgo que Scolari, mantendo-se como conservador, jogará com Nuno Valente na esquerda e depois consoante a valia do adversário, alternadamente, Miguel ou Paulo Ferreira na direita. Para mim a solução Miguel na direita e o jogador do Chelsea na esquerda poderia ser perfeitamente uma solução.

Meio campo - Sendo indiscutível Deco, existem a meu ver 4 jogadores para dois lugares. Maniche deu mostras no jogo de sábado que não está ao nível de há dois anos, por isso a solução natural seria a entrada de Tiago no onze. No lugar de "cabeça de área", Costinha entrou muito bem no jogo, no entanto há que dizer que os caboverdianos na 2ª parte já não aguentavam o ritmo da primeira. Além disso Petit não esteve nada mal no jogo, principalmente quando avançou mais um pouco no terreno com a entrada de Costinha. Penso que Scolari em jogos complicados poderá precisamente jogar com Petit e Costinha a fechar o meio campo, dando completa liberdade a Deco, enquanto nos jogos aparentemente mais fáceis deverá optar por colocar apenas um destes dois jogadores e depois utilizar Maniche ou Tiago.

Ataque - É o local onde menos dúvidas há, com Ronaldo, Figo e Pauleta. Esperemos que o entendimento seja total na altura do Mundial, servidos pela mestria de Deco.

Positivo do jogo:

Ambiente - O ambiente de apoio à selecção tem feito lembrar o Euro 2004, e esteve de facto fantástico em Évora ontem, até por causa da falange de apoio de Cabo Verde que deu um colorido especial ao encontro.

Pauleta - Excelente exibição, à matador, com 3 golos apontados.

Cabo Verde - Foi para mim uma pequena surpresa uma vez que mostraram que sabem jogar futebol, precisando claramente de alguma organização defensiva para serem uma equipa consistente no continente africano.

Negativo do jogo:

Cristiano Ronaldo - Além do péssimo jogo que fez, a entrada assassina que tem sobre o jogador de Cabo Verde é indesculpável.

Caneira - Quase todas as oportunidades de Cabo Verde foram pelo seu lado. Muito mau mesmo.

Sem comentários: