O Sporting partia para esta época com esperanças redobradas e moral em alta depois de exibições incríveis na taça Uefa e por conseguinte ter chegado à final; o Peseiro teve um começo apocalíptico e precipitou uma discussão de tal ordem que até Dias da Cunha caiu; os resultados não apareciam e chegou-se a uma fase que deixou os leões tão distantes de modo a que mais parecia que iria ser o maior flop da época. À 8ª jornada Peseiro é substituído por Paulo Bento que literalmente viu e venceu; Impôs disciplina no plantel ( casos de Liedson e Carlos Martins, principalmente; como em todos os outros jogadores); repôs os níveis psicológicos e fez uma segunda volta soberba. Tudo começou antes do jogo com o SLB em que a imprensa criticou o Sporting, menosprezando a sua capacidade de poder vencer um jogo contra um rival que até ao momento parecia ser um dos candidatos ao título juntamente com o FC Porto. O Sporting não só passou no teste, como a partir dai regularizou em torno de vitórias atrás de vitórias e discutiu o campeonato até ao SCP-FCP. Paulo Bento sem ser espectacular, nem demolidor, fez com que todos os adeptos acreditassem que até aquele momento seria possível vencer a Superliga, no entanto, conseguiu um 2º lugar muito suado e especialmente saboroso após uma época que podia ter acabado muito mal.
Em suma, Paulo Bento, como bom observador e conhecedor do balneário, foi atirado à “fogueira” mas conseguiu o seu 2º objectivo porque o 1º (campeonato), por razões obvias, falhou, embora o próprio tivesse reconhecido a justiça de vencedor ao FC Porto.
Contratações de inicio de época:
Edson: Lesões atrás de lesões, impossibilitaram este jogador de mostrar o que valia;
Luis Loureiro: Não trouxe nada de novo ao meio –campo; no meu entender não fez falta;
Tonel: Relevou-se um grande defesa central e considero ter sido uma boa aposta do Sporting, a melhor de inicio de época;
Deivid: Mostrou pouco serviço, marcou poucos golos, o que é mau para um avançado, embora com boa técnica;
Wender: Foi de longe o jogador que se viu no Braga; Não se adaptou à táctica de jogo leonina. É caso para dizer que muitas vezes um jogador de um clube pequeno por mais bom que seja, não quer dizer que o irá ser num clube grande.
João Alves: Tal como Wender, ainda não é aquele jogador que se viu no Braga, ainda assim foi um jogador mediano, talvez por ter jogado pouco. Poderá ser um grande médio (até Scolari o reconheceu).
Contratações de Dezembro:
Romagnoli: Vai ter a chance de ficar mais um ano, para provar o “rótulo” de bom jogador. Maradona disse há poucos meses que Romagnoli é um jogador potencialmente bom, incluindo-o nos 100 melhores da Argentina ( ficou em 100º) de toda a história.
Abel: Como bom substituto do Rogério, já assinou por 3/4 anos;
Koke: Passou por Itália, Alemanha e Portugal, ao que pouco rendeu;
Caneira: Trouxe muita consistência ao sector defensivo, embora o lugar preferencial seja defesa central, mas tendo feito grandes jogos como lateral esquerdo.
Dispensas de Paulo Bento:
Douala: Depois da CAN não se encaixou no “losango”;
Koke; Luís Loureiro e provavelmente o Nelson, entrando um 3º guarda-redes oriundo dos juniores.
Aspectos Positivos:
O empenho e a garra da juventude;
Defesa mais consistente;
Mais disciplina;
Acesso directo à Liga dos Campeões.
Aspectos negativos:
Perda do Campeonato e da Taça para o Porto;
Falta de garra por parte de alguns jogadores e indisciplina por parte de outros, que por vezes, prejudicam um clube.
Sem comentários:
Enviar um comentário