sábado, maio 20, 2006

Clubes Atacantes - The Strongest Football Club


THE STRONGEST

O The Strongest é um dos grandes campeões da Bolivia, mais um clube que me cativou apenas pelo nome, sem conhecer a sua historia recente ou passada, mas depois de a conhecer ainda mais adepto do clube fiquei.
A grande verdade é que o maior clube da Bolívia é o rival Bolivar com mais do dobro dos titulos no campeonato mas o facto de se chamar "O Mais Forte" dá uma ideia positiva, de confiança e de força de um clube, foi isso que me agradou quando pelo primeira vez ouvi falar e jogar este clube. De qualquer maneira foi o The Strongest o prmeiro clube a ganhar uma competição futebolistica organizada na Bolivia, a "Taça da Perfeitura da Cidade de La Paz" em 1911.
Não só o nome é original como a escolha do equipamento, que alguem disse que deveria ter as cores do dia e da noite, daí o amarelo e preto dos equipamentos. O nickname, “Os Tigres” e as mascotes do clube são consequência das mesmas cores e da camisola listrada. Para além do tigre, a vicuña (especie de lama) e a chaynita (pássaro), têm as mesmas cores da equipa.
O nome do clube também teve um papel importante na vitória de uma guerra entre a Bolivia e o Paraguay, como podem ler mais adiante.


O clube nasceu por ideia de 12 jovens da capital La Paz, em 8 de Abril de 1908, não se sabendo ao certo se num café da Plaza Murillo ou de um banco de jardim do Paseo del Prado mas o que contou mesmo foi a ideia e a sua fundação.
Nessa mesma noite em casa de um dos jovens decidiu-se o nome do clube, “Strong”, palavra inglesa que que quer dizer “Forte”, o que representava tambem a tenacidade dos jovens fundadores de então.

Assim o primeiro nome encontrado e sugerido foi Strong Football Club, para dias depois já em casa de outro jovem fundador se chegar ao concenso de juntar o artigo definido "The" antes do nome e o superlativo "est" estabelecendo-se desse modo o nome oficial The Strongest Football Club, que em português quer dizer "O Mais Forte".
Foi nesse mesmo dia que também se sugeriu que o clube devia equipar "como el día y la noche", ou seja de amarelo e preto ou ouro e negro.

A maior preocupação do primeiro presidente de então foi se não estaria a criar um clube que passado pouco tempo desapareceria como tantos outros na altura, de que são exemplos: "The Bolivian Players", "La Paz United", "Victory Players", "20 de Octubre", "Dread Club", "6 de Agosto" e o grande "Thunders Club" que por sua extinsão deu impulso à criação do The Strongest.

Mas para semi-espanto geral, o clube ganhou desde logo adeptos e grande apoio popular, principalmente entre os jovens, e as suas partidas eram seguidas por mais de um milhar de adeptos.

Com dois anos e pouco de fundação o clube ganha o primeiro torneio realizado no país, consagrando-se campeão da Taça da Perfeitura da Cidade de La Paz, isto em 1911.
Três anos depois em 22 de Fevereiro de 1914, dez clubes da cidade fundaram a Associação de Futebol de La Paz, e realizaram o primeiro campeonato regional, sendo o The Strongest o seu primeiro campeão e sem derrotas.

Com o decorrer do tempo a equipa escrevería brilhantes paginas na história do futebol e do desporto boliviano. Linhas épicas e vibrantes de lutas em “casa” e no exterior do país.

Em 1925 e por ocasião do centenário da independência da Bolivia, é criada a Federação Boliviana de Futebol. Nessa altura o clube tinha-se sagrado Tetracampeão consecutivo da AFLP, que na verdade era Hexacampeao, uma vez que não houve torneio de 1918 a 1921, tendo ganho os titulos de 1916, 1917, 1922, 1923, 1924 e 1925. Mesmo assim a federação só se imporia hierarquicamente em 1960.
Em 1930 inaugura o Estádio Hernando Siles, com capacidade para 25.000 pessoas, e o resultado final desse jogo entre o The Strongest e o Universitário é de 4 a 1 para os Tigres. Neste mesmo ano decorreu o primeiro Campeonato Mundial de Futebol, e a equipa "aurinegra" obtem o seu décimo titulo sem sofrer um unico golo, feito inédito em toda a historia do futebol boliviano.

Em 1933 celebra as suas bodas de prata sem poder competir devido à suspensão do campeonato por causa da "Guerra del Chaco – de 15 Junho 1932 a 14 de Junho 1935" entre a Bolivia e o Paraguay. Até na guerra o clube e o seu nome foi importante e imortalizado.
De 13 a 24 de Maio de 1934, tem lugar a Batalha de Cañada Cochabamba, cuja vitória pertenceu à Bolivia que forçou à rendição de milhares de efectivos paraguaios e uma importante quantidade de armas foi resgatada, sendo que foi o principio do fim da guerra. Esta batalha foi imortalizada com o nome de “Cañada Strongest” por consequência de um grupo de soldados que eram um misto de jogadores e adeptos do clube, que aliados ao nome “O Mais Forte” e à garra caracteristica dos “Tigres” quando jogavam, resultaram num estimulo que os fez passar varias e dificeis provações e principalmente ganhar esta batalha.

Foi em 1963, ano em que a Bolivia se sagrou campeã Sul-Americana de Futebol, que o clube voltou a ser campeão depois de um interregno de dez anos sem vencer o campeonato da AFLP.

E no ano seguinte seria Bicampeão da AFLP e pela primeira vez foi Campeão Nacional, campeonato este que era amador e que começou apenas em 1958, tendo com isso obtido a sua primeira entrada na Taça dos Libertadores, que dantes só era destinada aos vencedores dos respectivos campeonatos.

A AFLP, por considerar o The Strongest como seu mais notável representante, convida-o a participar no Campeonato Pentagonal em comemoração das suas Bodas de Ouro. Participaram também o Boca Juniors - Argentina, Botafogo – Brasil, Racing de Montevideu – Uruguay e Banik Ostrava da Rep. Checa.

No dia 24 de Setembro de 1969, o clube tinha sido convidado para as efemérides da Associação Cruceña de Futebol, no regresso dois dias depois chega, via radio, a informação de que a Aeronave que transportava os 69 tripulantes de entre os quais a equipa "aurinegra" e os 5 membros da tripulação, tinha desaparecido.
Vinte e quatro horas depois chega a confirmação, a aeronave tinha-se depenhado em plena Cordilheira "Tres Cruces", sem que tenha sobrevivido uma unica pessoa.

Na lista de falecidos pertença do clube temos: Director Técnico Eustáquio Ortuño, o Gerente José Ayllón e o Massagista Felipe Aguilar. A lista de jogadores consignava 16 membros do primeiro plantel: Armando Angelacio, Hernán Andretta, Orlando Cáceres, Juan Iriondo, Jorge Durán, Julio Díaz, Héctor Marchetti, Angel Porta, Jorge Tapia, Ernesto Villegas, Germán Alcázar, Eduardo Arrigó, Oswaldo Franco, Raúl Farfán, Oscar Flores e Diógenes Torrico. O clube só viria a reaparecer em 7 de Abril de 1970.

É já em 1977, como no ano de 1914 com a criação da AFLP, que o The Strongest protagonisa o acto inaugural da Liga de Futebol Profissional Boliviano (LFPB) tendo sido o seu primeiro campeão, tendo ficado na segunda posição nos anos de 1978, 1980 e 1981.

Por razões de ordem finaceira-desportiva, os "Tigres" só voltariam a ganhar um titulo nove anos depois em pleno ano de Mundial no México em 1986, ano de grloria porque nesse mesmo ano inaugura o Estadio "Rafael Mendoza Castellón", que faz parte de um brilante complexo desportivo que entre outras coisas, tem um hotel, um parque infantil, um restaurante, saunas, piscinas, campos de tenis, voley, basket, futsal e ainda squach.

1989 foi o ano em que ganharam o segundo e último titulo da década de 80 que não foi tão grandiosa como se esperava.

Em 1993 ano, em que a selecção boliviana consegue a sua primeira classificação por mérito proprio para participar num Mundial (Estados Unidos 1994), o The Strongest é de novo campeão da Bolivia, o seu unico titulo nesta decada de 90.

O último titulo remonta ao ano de 2004 quando ganhou o torneio de clausura do campeonato.

Os "Tigres" são o unico clube que sempre militou na Primera Divisão, ao contrário do Bolivar que em 1964 desceu à Segunda Divisão.

Palmarés:

20 vezes campeão da AFLP: 1914, 1915, 1916, 1917, 1922, 1923, 1924, 1925, 1930, 1935, 1938, 1943, 1945, 1946, 1952, 1963, 1964, 1970, 1971, 1974

9 vezes Campeão Nacional da Bolivia: 1958, 1964, 1974, 1977, 1986, 1989, 1993, 2003 (apertura e clausura) e 2004 (clausura)

1 vez e único vencedor da Taça da Perfeitura da Cidade de La Paz: 1911.

Sem comentários: