segunda-feira, maio 29, 2006

Grupo G - Coreia Sul



A equipa dos Kim's

A Coreia Sul começou a participação com Humberto Coelho no comando técnico, mas um empate frente às Maldivas do Prof. Neca ditou o seu afastamento da selecção tendo sido substituido por Jô Bonfrere que também só durou até ao fim da qualificação por pressões internas devido ao mau futebol apresentado, sendo substituido por Dick Advocaat.

Sendo que são dos asiaticos que melhor futebol apresentam juntamento com o Japão, não se percebe como é que perderam os dois jogos com a Arábia Saudita, tendo ficado com isso em segundo lugar no grupo final. A Arábia Saudita consegue sempre fazer o pleno nos apuramentos mas depois no mundial consegue ser sempre a selecção mais fraca inexplicavelmente, no último mundial perderam 0-8 com a Alemanha. Tendo em conta o bom futebol que apresentam os Coreanos sempre que se apresentam nas fases finais, leva-nos a suspeitar dos apuramentos na zona asiática.

A Coréia do Sul é a equipa asiática que mais participou em Mundiais, sendo a primeira participação em 1954. Por outro lado, antes de 2002, ela não tinha conseguido vencer nenhuma partida em 14 jogos mundiais Mundiais. Tudo mudou radicalmente com a chegada do técnico holandês Guus Hiddink, que levou o time às meias-finais após vencer quatro equipas europeias – Polônia, Portugal, Itália e Espanha, com muita discussão à mistura, uma vez que foram claramente beneficiados contra a Espanha e Itália. Esta trajetória foi interrompida pela derrota com a Alemanha, nas meias-finais.

Este será o seu sexto mundial consecutivo.



Guarda-redes
Jae Lee Woon (Suwon Bluewings - Coreia Sul)
Yong Dae Kim (Seongnam Ilhwa Chunma - Coreia Sul)
Young Kwang Kim (Chunnam Dragons - Coreia Sul)

Defesas
Young Chul Kim (Seongnam Ilhwa Chunma - Coreia Sul)
Dong Jin Kim (FC Seoul - Coreia Sul)
Jin Cheul Choi (Chonbuk Hyundai Motors - Coreia Sul)
Jin Kyu Kim (Jubilo Iwata - Coreia Sul)
Young Pyo Lee (Tottenham Hotspurs - Inglaterra)
Sang Sik Kim (Seongnam Ilhwa Chunma - Coreia Sul)
Chong Gug Song (Suwon Bluewings - Coreia Sul)
Won Hee Cho (Suwon Bluewings - Coreia Sul)

Médios
Nam Il Kim (Suwon Bluewings - Coreia Sul)
Ji Sung Park (Manchester United - Inglaterra)
Do Heon Kim (Seongnam Ilhwa Chunma - Coreia Sul)
Eul Yong Lee (Trabzonspor - Turquia)
Ji Hoon Baek (FC Seoul - Coreia Sul)
Ho Lee (Ulsan Hyundai - Coreia Sul)

Avançados
Jung Hwan Ahn (MSV Duisburg - Alemanha)
Chu Young Park (FC Seoul - Coreia Sul)
Ki Hyeon Seol (Wolwerhampton Wanderers - Inglaterra)
Chun Soo Lee (Ulsan Hyundai - Coreia Sul)
Kyung Ho Chung (Gwangju Sangmu - Coreia Sul)
Jae Jin Cho (Shimizu S-Pulse - Japão)






Park Ji-Sung é considerado por muitos como o melhor jogador que a Coreia do Sul produziu desde o lendário Cha Bum-Kun, que jogou na Alemanha nos anos 80. Park teve um papel decisivo na chegada da Coreia do Sul às meias-finais do Mundial da Coréia/Japão, e atualmente actua na Premiership inglesa, no Manchester United. O peso da expectativa estará firme sobre seus ombros, como aposta coreana para ter sucesso na Alemanha 2006.
Apelidado de "o Tanque de Oxigênio", são as reservas de energia aparentemente inesgotáveis de Park Ji-Sung que o levaram ao nível que tem hoje em dia. Desde a infância, Park passava todo o tempo livre aprimorando suas habilidades para compensar sua baixa estatura. Sua dedicação incansável à profissão fez com que ele desenvolvesse uma excelente habilidade técnica, sem falar em seu famoso "motor".

Outros Bons Jogadores
Ki Hyeon Seol, é um atacante muito poderoso. Usa seu tamanho e força para anular os defesas. É o jogador da seleção sul-coreana qua actua há mais tempo na Europa. Ele foi para o Antwerpia da Bélgica em 2000, antes de se transferir para o RSC Anderlecht, onde conquistou o título belga de 2004. Depois, assinou contrato com os ingleses do Wolverhampton Wanderers. Jogador que mais faltas sofreu durante o Mundial de 2002, ele marcou um golo em nove partidas nas eliminatórias deste Mundial.


A Coreia Sul é uma das "habitués" dos mundiais e o pais espera um desempenho parecido ao que obteve em casa em 2002 mas vai ser muito dificil passar sequer o grupo com França e Suiça e o estreante Togo. A meu ver os objectivos passarão por obter os melhores resultados possiveis em todos os jogos e esperar que os jogos entre os outros os beneficiem numa passagem à segunda fase mas é muito improvável, com sorte acabam em terceiro lugar.

Sem comentários: