domingo, maio 21, 2006

F.C. Penafiel - Rescaldo época 2005/2006


Cabe-me a mim fazer o rescaldo da péssima época do Penafiel em 2005/2006. É precisamente no final da época que se devem analisar os pontos positivos (se alguns apareceram), os negativos, encontrar os culpados para o que correu mal, e preparar o clube para no futuro encontrar novamente o seu rumo.

Os pontos positivos da época

Não se conseguem encontrar realmente pontos muito positivos. A meu ver é muito positivo que um jogador da equipa (Bruno Amaro), produto das Escolas do Penafiel, seja constantemente convocado para a selecção Sub-21, estando presente inclusivé no Europeu Sub-21 que se começará a disputar na próxima 3ª feira. Além disso, houve alguma "ponte" entre a equipa técnica do clube, comandada por Luís Castro e com o secto de formação, o que a meu ver terá obrigatoriamente de ser uma das apostas do futuro. Outro ponto muito positivo da época, embora não tenha sido relativo à equipa sénior, foram os resultados do Penafiel em Juvenis, que por pouco se apuravam para a poule final, por eliminação do F.C.Porto. Faltou apenas um pontinho, uma vez que as duas equipas acabaram esse apuramento com os mesmos pontos. Este resultado prova que a formação do Penafiel é sem dúvida um dos sectores em que o clube terá de apostar.
Posso também considerar positivo o facto do clube não ter entrado em loucuras de chicotadas psicológicas que normalmente tão maus resultados dá, só contribuindo para gastar ainda mais dinheiro em rescisões, em aquisição de novos jogadores, etc. Nota positiva para o realismo da direcção no que se refere à componente financeira.

Os pontos negativos da época

Por si só, o resultado da equipa este ano seria motivo suficiente para encerrar já aqui este parágrafo. Foi até hoje a equipa que menos pontos conquistou num campeonato com 3 pontos por vitória. Foi confrangedor ver uma equipa a partir de determinada altura a arrastar-se. Salvou-se o final de época com algum brio, principalmente de alguns profissionais, mas mesmo assim não afasta a ideia de uma caricatura de equipa. Outros pontos negativos foram os castigos a Odair e a Roberto, o primeiro na sequência de problemas com um árbitro no final de um jogo, o segundo devido a problemas de "doping". No caso do Roberto penso mesmo que a Direcção acabou por não fazer tudo para defender o seu jogador. Conclusão, o que transpareceu para a opinião pública é que Roberto era mesmo culpado no caso de doping.

Os responsáveis

Para mim há um primeiro culpado e principal: António Oliveira. A forma displicente como preparou a época foi simplesmente de amador. Ao contrário do que tinha feito nos dois anos anteriores, António Oliveira este ano esteve mais preocupado com os seus negócios pessoais do que com o clube, esteve mais vezes ausente do que presente, aparentemente o que existia no Penafiel era uma liderança dos seus incompetentes vice-presidentes. O vice-presidente para o futebol, Fernando Melo, uma verdadeira barata tonta, que não percebe absolutamente nada de futebol conseguiu também no início da época colocar alguns dos principais adeptos e financiadores do clube de costas voltadas para o clube.

A política de aquisições do clube foi manifestamente mal conduzida, o clube com a saída de elementos extremamente importantes como Sidney, Wesley ou Clayton, não se apetrechou de forma a encarar este campeonato de forma positiva. Ainda por cima a rábula de N´Doye, que tinha uma proposta altamente atraente no início de época, em que António Oliveira disse que "só sai se pagarem 2.5 milhões de euros" é a prova do desnorte deste presidente. Aceitava o milhão de euros do Alavés e certamente tinha entrado dinheiro suficiente no clube para o reforçar adequadamente. Ainda por cima, em Dezembro, N´Doye acaba por sair do clube por uma bagatela, para a Académica.
Quanto ao treinador, Luís Castro, penso que é um treinador jovem, que percebe de futebol, extremamente acessível, com um discurso positivo, e que acabará por ter sorte no futebol português. Apesar de ter naturalmente as suas culpas na política de aquisições, ainda estamos para saber o quão culpado foi disso ou não. Sem ovos não se fazem realmente omeletes. Talvez se consiga um dia destes chegar à fala com ele e pedir-lhe o seu rescaldo de época e percebamos melhor o que se passou.

O futuro

A próxima época vai ser uma temporada a meu ver decisiva para o clube. Felizmente não me parece que se tenham feito grandes investimentos esta época que acabem por condenar o clube a prazo. Sendo assim, e como na próxima época clubes como o Vitória, o Belenenses ou o Rio Ave têm muito mais obrigação de apostar numa subida novamente ao escalão principal, penso que o Penafiel deveria começar a preparar-se para uma aposta consistente nas suas camadas jovens, por forma a aproveitar jogadores e lançá-los para a ribalta do futebol português.
Em termos directivos das duas uma: Ou o Sr. António Oliveira assume como deve ser as suas funções de presidente, afastando os incompetentes de que se rodeou, ou então o melhor é colocar o seu lugar à disposição na Assembleia do próximo dia 31 de Maio.

Espero poder assistir na próxima época a bons espectáculos desportivos em Penafiel, até porque no próximo ano a 2ª Liga estará cheia de clubes históricos portugueses... além do Vitória, do Belenenses e do Rio Ave, ainda temos o Leixões e o Varzim, por exemplo...

Sem comentários: