quinta-feira, setembro 28, 2006

Analise da 2ª Jornada da Chanpions League


A 2ª jornada da Champions League decorreu sob o signo da normalidade, não havendo nenhum resultado surpreendente. O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir conquistar um ponto e a quebrar a tradição de voltar da Rússia sempre com uma derrota. O Benfica desiludiu mais uma vez os adeptos e acabou derrotado, no Estádio da Luz, frente ao Man. United, que aproveitou a única oportunidade de golo que teve. O FC Porto também acabou derrotado pelo Arsenal e não quebrou a tradição, voltando de Inglaterra com mais uma derrota.

Grupo A

A história do jogo entre Levski de Sófia e Chelsea resume-se a poucas linhas. Dum lado uma equipa inexperiente, do outro um candidato ao titulo. Cedo o Chelsea disse que queria vencer e nos primeiro minutos da partida, atirou aos ferros da baliza de Petkov, primeiro por Drogba logo ao quinto minuto de jogo e mais tarde seria Ballack do meio da rua com o guardião búlgaro ainda a desviar a bola. Aos 39 minutos o Chelsea chega a vantagem através do costa-marfinense, a aproveitar uma defesa incompleta do guarda-redes do Levski. No sítio certo e livre de marcação, Drogba atirou a contar. Drogba esteve endiabrado e marcaria por duas vezes mais, confirmando o hat trick e dizendo a Mourinho que pode continuar a contar com ele. Os búlgaros responderam já perto do fim da partida com um golo apontado por Ognyanov, que tinha saltado do banco a 20 minutos do fim. Com este resultado o Chelsea irá receber o Barça em vantagem pontual e com o apuramento praticamente garantido.

O Barcelona deslocou-se a Bremen e sentiu enormes dificuldades para trazer um ponto. O Werder Bremen, que já tinha dado boas indicações em Londres, foi uma equipa que não teve medo do Barcelona e partiu para o domínio da partida, tendo mesmo encostado o Barcelona às cordas nos minutos iniciais. No início da segunda parte, Puyol fez aquilo que os avançados alemães não conseguiram e marcou na própria baliza, ao minuto 56. O Werder Bremen adquiriu ainda mais confiança e poderia ter sentenciado o jogo pouco depois, mas o remate de Borowski saiu junto ao poste. A entrada de Messi revelou-se fundamental para o Barcelona, que também perdeu Eto’o, com uma lesão no menisco. O prodígio argentino foi o responsável pelo sufoco dos alemães nos últimos 20 minutos de jogo e já perto do fim, em boa combinação com Deco empata a partida. O Barca deixa fugir o Chelsea em vésperas de Visitar Stamford Bridge, mas não põe o apuramento em risco, ao contrário do Bremen, que precisava de vencer para não perder de vista os dois principais candidatos.

Grupo B

No outro jogo do grupo do Sporting, o Bayern de Munique ascendeu à liderança do grupo, fruto da vitória alcançada em Milão, já nos últimos dez minutos da partida. O Inter bastante desfalcado, apresentou-se bastante inconstante também e nos primeiros 30 minutos, os bávaros dispuseram de quatro flagrantes oportunidades de golo. O Inter nunca conseguiu contrariar a supremacia alemã e pior ficou quando Ibrahimovic foi expulso já no decorrer do segundo tempo. O primeiro golo dos alemães surgiu ao minuto 80, por intermédio de Pizarro, a premiar o excelente caudal ofensivo alemão. Já perto do fim da partida, e depois de mais uma expulsão, a terceira em jogos da Champions, desta feita Grosso foi o visado, Podolski, que havia entrado segundos antes estabeleceu o resultado final. Vida difícil para Mancini, que vê o cerco a apertar-se e o apuramento para os oitavos de final, começa a ficar cada vez mais longe.

Grupo C

O PSV de Koeman venceu o Bordéus e reparte a liderança do grupo com o Liverpool, que também venceu o deu jogo. O golo dos holandeses foi marcado por Vayrynen, aos 25 minutos do primeiro tempo, premiando uma excelente jogada do ataque holandês. A equipa de Koeman foi sempre mais perigosa. O Bordéus tentou responder mas encontrou em Gomes, um obstáculo difícil de transpor. Já nos minutos finais Olegário Benquerença, mostrou o vermelho a Lamey por este ter dado uma cotovelada num jogador francês, faltavam cinco minutos para o fim do jogo.

O Liverpool recebeu e venceu o Galatasaray, mas sofreu já na parte final para garantir essa vitória. O jogo até começou bem para os Reds, pois aos 15 minutos de jogo, já venciam por 2-0, com Crouch e Luís Garcia a serem os autores dos golos. O domínio do Liverpool foi avassalador e os turcos pareciam perdidos no terreno, tal era o sufoco inglês. Peter Crouch esteve em noite inspirada e ainda marcaria mais um golo, este a ser talvez o melhor golo da jornada. Centro da direita do ataque inglês, e Crouch ainda de fora da área a executar um pontapé de volei perfeito, que deixou Mondragon pregado ao solo. O Liverpool adormeceu e a surpresa esteve à vista. Umit, entrado ao início do segundo tempo, marcaria de cabeça dois golos no espaço de cinco minutos, o que deixou a equipa de Benitez com o coração nas mãos. E seria mesmo Reina a evitar a surpresa, quando a um minuto do fim segurou a vitória, negando o golo a Hakan Sukur.

Grupo D

Neste grupo, o Valência assume-se como grande favorito à passagem aos oitavos de final, depois de bater a Roma por 2-1. Sempre mais incisivo no ataque que os romanos, a equipa do Valência adiantou-se no marcador através de um golo de Angulo. Totti empataria cinco minutos depois, na sequência de uma grande penalidade cometida infantilmente por Moretti sobre o compatriota Cassetti. Ainda antes da meia hora, David Villa estabeleceu o resultado final com um excelente pontapé de fora da área. A Roma tentou procurar a igualdade, mas sem o conseguir.

No outro jogo deste grupo, Olimpiakos e Shaktar empataram a duas bolas. Num jogo equilibrado o primeiro a chegar ao golo foi precisamente o conjunto grego, através de Konstantinou. Mas os ucranianos rapidamente chegaram à igualdade através de Matuzalem. No segundo tempo Castillo voltou a dar vantagem ao Olimpiacos, mas dois minutos depois Maricá restabeleceu a igualdade. Com este resultado, os dois clubes ficam com um ponto.

Grupo E

Depois do pesadelo de Gerland, o Real Madrid cilindrou os ucranianos do Dínamo de Kiev por 5-1. Com uma excelente exibição, talvez a melhor da época ate ao momento, os blancos chegariam ao intervalo a vencer por 3-0, fruto dos golos de Van Nistelrooy, Raul e Reyes. No segundo tempo, Milevsky ainda reduziu, mas Raul e Van Nistelrooy, acabariam por bisar e esmagar o conjunto ucraniano. Com esta vitória, os espanhóis chegam ao segundo lugar do grupo. Com estes dois golos, Raul volta a ser o melhor marcador em actividade da Taça/Liga dos Campeões, com 53 golos.

O Lyon continua a passear classe por onde passa e desta feita deslocou-se a Bucarest para despachar o Steaua, com um concludente 0-3. O Lyon foi sempre mais dominador e chegou ao golo já perto do intervalo depois de uma falha clamorosa de Carlos. Fred oportuno inaugurou o marcador. No segundo tempo seria a vez de Tiago brilhar, e apontar o segundo golo do pentacampeão francês, na sequência de um canto. Benzena fecharia as contas já no minuto 90.

Grupo F

No outro jogo do grupo do Benfica, o Celtic recebeu e bateu os dinamarqueses do Copenhaga por 1-0. O golo foi obtido por Kenny Miller, ao minuto 36, na sequência de uma grande penalidade sofrida por Nakamura, que deixou os nórdicos com a cabeça em água. O Resultado peca por escaço, pois o domínio dos escoceses chegou a ser avassalador, mas a excelente exibição do guardião Christiansen evitou males maiores. Com esta vitória os católicos posicionam-se no segundo lugar do grupo.

Grupo G

No outro jogo do grupo do FC Porto, os russos do CSKA receberam e bateram o Hamburgo por 1-0, com o golo russo a ser apontado pelo brasileiro Dudu Cearense. Num jogo de escaças oportunidades de golo, os russos foram os mais ousados na procura da vitória, que chegou através de um canto, onde o brasileiro cabeceou certeiro. O Hamburgo respondeu com alguma intensidade, mas não conseguiu o empate e aumenta assim para onze o número de jogos sem vencer, desde que começou a época.

Grupo H

Por último, o AC Milan deslocou-se a Lens para defrontar o Lille. Os italianos foram sempre mais fortes que os franceses, mas a exibição inspirada de Tony Silva deitou por terra as ambições milanesas. Aos 50 minutos o caso do jogo: Seedorf faz golo mas o árbitro espanhol Mejúto Gonzales invalida o lance por fora de jogo do holandês, mas as imagens televisivas confirmam a posição legal do jogador do Milan.

No outro jogo do grupo, o AEK recebeu o Anderlecht, mas não foi desta que conseguiu vencer. Frutos apontou o golo dos belgas depois de excelente jogada por ele produzida. Mas 3 minutos depois Júlio César, ex-jogador de Estrela e Gil Vicente, restabeleceu a igualdade.

Sem comentários: