segunda-feira, setembro 25, 2006

Liga Honra: Penafiel vs Gondomar

Estádio: 25 de Abril em Penafiel
Assistência: 1500 pessoas.
Árbitro: Correia Machado de Braga

Vitória fácil do Penafiel, embora a equipa tenha complicado um pouco no final da partida devido à escassez do resultado.

O Penafiel depois das duas vitórias frente aos candidatos Rio Ave e Vitória de Guimarães, recebia um frágil Gondomar, numa tarde que já se previa descansada para as hostes penafidelenses.

O jogo começou com algum equilíbrio e surpreendentemente até foi o Gondomar a ter a primeira grande oportunidade de golo, com Pedro Moreira a salvar sobre a linha. Depois desse lance, Diego começou a carregar a equipa às costas, para uns primeiros 45 minutos de baile de futebol. Dois golos, um no seguimento de uma jogada bem imaginada por Diego na direita, para Moreno encostar, e o segundo do próprio Diego, numa bela jogada de insistência do brasileiro. Para além dos dois golos ainda uma mão cheia de oportunidades que poderiam ter ditado o final do jogo ainda ao intervalo.

Na segunda parte o Penafiel foi limitando-se a gerir, e em rápidos contra ataques a falhar golos após golos. Logo aos 2 segundos, no pontapé de saída para a etapa complementar, Diego remata do meio campo, após toque de Clayton, tentando fazer um chapéu ao guarda-redes gondomarense, António Filipe, que num grande golpe de rins consegue defender a bola para a barra, e felizmente para ele, bater para fora da baliza.

O Gondomar nunca criou verdadeiro perigo para a baliza à guarda de Avelino, e apenas após os 68 minutos, altura em que Maciel reduziu o marcador para o Gondomar, a equipa penafidelense começou a tremer, devido à diferença mínima no placar. No entanto, as únicas verdadeiras oportunidades de perigo foram criadas pelos homens da casa, por 3 vezes isolados à frente do guardião contrário.

Por fim, aos 90 minutos, numa grande penalidade indiscutível criada por Diallo, Clayton desperdiçaria a oportunidade de dar maior justiça ao placar final.

Resultado justo embora por números enganadores.

Melhor em campo:

Diego. Já começa a cansar eleger sempre o jovem brasileiro do Penafiel, emprestado pelo Sp. Braga, como melhor jogador em campo. É impressionante a qualidade técnica e a atitude que tem perante o jogo, sendo o patrão da equipa e um diamante que se for bem lapidado vai dar que falar no futebol português. Fez assistência para o primeiro golo e apontou o segundo.

Arbitragem:

Arbitragem sem grandes problemas de Cosme Machado. Pareceu-me bem no lance da grande penalidade assinalada.

Notas positivas:

O ataque do Penafiel. São excelentes as deambulações dos atacantes penafidelenses que põem em água as defensivas contrárias. A velocidade de Moreno e Clayton, bem servidos por Diego fazem miséria.
A reacção do Gondomar após o 2-1 tentando igualar a partida.

Notas negativas:
A tremideira penafidelense. Não se admite ter o jogo completamente controlado e tremer da forma como a equipa da casa tremeu, frente a um adversário bastante mais fraco.
Pouco público. Em Penafiel os adeptos começam a distanciar-se do estádio, não se entendendo porquê, até porque a equipa pratica bom futebol.
Falhanço de Clayton. Um jogador com a sua experiência não pode falhar um penalty da forma displicente como o fez.

Sem comentários: