domingo, setembro 17, 2006

Grêmio goleia o Botafogo por 4 a 0 no Olímpico

Atacante Rômulo, em uma atuação inspirada, marca três vezes


Uma atuação de luxo do Grêmio na tarde deste domingo. Com autoridade, principalmente na etapa final, o time do técnico Mano Menezes goleou o Botafogo por 4 a 0. O atacante Rômulo teve uma atuação destacada, marcando três gols. O outro foi assinalado pelo argentino Herrera.

O resultado empurra o Tricolor para 42 pontos na tabela de classificação e, dependendo do resultado entre Ponte Preta e Santos, termina a rodada apenas atrás do São Paulo, que venceu o Inter no Morumbi.

Sem Tcheco, com amigdalite, Mano Menezes optou por Ramon para compor o sistema de articulação do Grêmio ao lado de Hugo e Léo Lima. E não que o Grêmio tenha ido para o "abafa" nos minutos iniciais, pois encontrou uma boa resistência da defesa do Botafogo. Mesmo assim, em uma cobrança de escanteio – cuja fundamento tem se mostrado eficiente –, o Grêmio encontrou o gol. Lopes espalmou, a bola bateu no travessão e caiu no meio da pequena área. Rômulo, com o gol escancarado, empurrou para a rede logo aos 6 minutos.

No entanto o primeiro tempo não foi de total domínio para o Tricolor. Aos 21, o time carioca teve sua melhor chance na primeira etapa. Reinaldo recebeu na entrada da área e bateu cruzado. Marcelo Grohe espalmou para o lado, e a defesa recuperou a posse de bola. A partir daí o Botafogo passou a ter até mais volume de jogo, enquanto o Grêmio pecava na subida para o ataque. Léo Lima, com certa displiscência, começou a ser vaiado a cada lance de insucesso.

O meia no intervalo foi entrevistado pelas rádios e disparou xingamentos contra a torcida. Mas a resposta Léo Lima deu dentro de campo, no segundo tempo, e com a bola no pé. Encerrou o jogo reabilitado com o torcedor.

Para a etapa final, o técnico Mano Menezes manteve a equipe e deixou as alterações para o decorrer dos 45 minutos finais. Aos 19 minutos, Ramon deu lugar a Herrera, o que deixou o Grêmio mais agressivo e Rômulo com um companheiro ao seu lado no ataque. Mas o time do técnico Cuca assustou e quase chegou o empate antes disso. Thiago bateu falta com violência e carimbou o travessão aos 9 minutos. Em seguida, Asprilla disparou o canhão e obrigou Marcelo Grohe a fazer uma excelente defesa.

Mas aos 25 minutos veio a jogada que reabilitou Léo Lima com o torcedor. Ele venceu a disputa de bola com a marcação e arrancou pela esquerda. Ao invadir a área, cruzou na medida para Rômulo, que ajeitou e encheu o pé pra estufar as redes. Logo após o gol, o meia foi substituído por Sandro Goiano e deixou o gramado aplaudido pela torcida.

O segundo gol abalou o time do Botafogo, que teve dois jogadores expulsos: primeiro foi Júnior César, que deu um chute em Hugo, aos 28. Em seguida Alê cometeu falta desleal em Rômulo e também foi mais cedo para o chuveiro.

Com a vantagem numérica em campo, o Grêmio foi pra cima. Rafinha entrou no lugar de Jeovânio, o que rendeu mais mobilidade ofensiva ao time. E em sua primeira jogada, invadiu a área pela direita e bateu cruzado na saída do goleiro Lopes. Herrera, de carrinho, completou e ampliou para 3 a 0 aos 36 minutos. O quarto gol foi apenas conseqüência. Entregue, o Botafogo não marcou Rômulo em uma cobrança de escanteio. E livre, o centroavante cabeceou onde quis para definir o placar de 4 a 0.

Sem comentários: