sábado, setembro 23, 2006

Futebol Feminino XXIV


Campeonato do Mundo de 2007(apuramento)
Entre o dia de hoje e o próximo sábado vão-se ficar a conhecer as equipas apuradas para o campeonato do Mundo a realizar na China.

Grupo 1: A Noruega já está apurada.

Grupo 2: Portugal vai defrontar a Bielorússia e vai receber a Islândia. Estes dois jogos são as oportunidades que restam para que Portugal pontue. O outro jogo que falta do grupo é o Suécia – R. Checa que vai decidir a equipa apurada. A Suécia apura-se com um empate e até com uma derrota por um golo de diferença.

Grupo3: No dia 27 Dinamarca e Finlândia defrontam-se em Viborg para decidir quem se apura. As equipas estão empatadas com 16 pontos, mas a Finlândia tem vantagem no confronto directo depois da vitória por 2-1 no passado dia 26 de Agosto.

Grupo 4: Alemanha e Rússia têm dois jogos(um deles confronto directo) para decidir quem vai à China. O favoritismo vai claramente para a Alemanha que goleou a Rússia na 1ª volta por 5-1.

Grupo 5: A Inglaterra tem 6 pontos de vantagem sobre a França, mas tem mais um jogo. O jogo da decisão está marcado para o dia 30 em Rennes. Se a França vencer o seu jogo com a Áustria vai precisar de uma vitória para se apurar. A Inglaterra precisa do empate para seguir em frente.

Europeu de Sub 19(apuramento)
Entre o dia 26 de Setembro e 1 de Outubro a Selecção Portuguesa vai estar na Turquia a disputar a 1ª fase de apuramento para o Europeu de Sub 19 a realizar na Islândia. Portugal vai ter os seguintes jogos:
26 de Setembro: Portugal – Hungria
28 de Setembro: Turquia – Portugal
1 de Outubro: Portugal – Suiça

Portugal tem grandes possibilidades de se apurar(passam as duas primeiras), pois em teoria a seguir à Suiça a nossa selecção é a mais forte. No ano passado as Sub 19 portuguesas chegaram à 2ª fase de grupos e foram eliminadas pela Rússia, na altura campeã em título, ficando inclusive à frente da Finlândia.


Uefa Women’s Cup(2ª fase de grupos)

No grupo 1 o FFC Frankfurt voltou a vencer e terminou com 9 pontos. O Breidablik também venceu e confirmou o segundo lugar com 6 pontos.

O grupo 2 o Umea e Kolboton(anfitrião) jogavam na última jornada para decidir quem terminava em 1º e a vitória sorriu ao Umea que venceu por 2-1. As duas equipas seguem para os quartos de final.

No grupo 3 Turbine Potsdam e Saestum venceram na última jornada e garantiram o apuramento.

O grupo 4 Arsenal e Brondby defrontaram-se para decidir o 1º lugar e as Inglesas conseguiram vencer por 1-0. Lianne Sanderson marcou o único golo e confirmou o excelente momento que atravessa.

Quartos de Final
(1ª mão 11/12 e 2ª mão a 18/19 de Outubro)
1) Kolboton(Noruega) – FFC Frankfurt(Alemanha)
2) Saestum(Holanda) – Umea(Suécia)
3) Brondby(Dinamarca) – Turbine Potsdam(Alemanha)
4) Breidablik(Islândia) – Arsenal

Meias – finais
(1ª mão 4/5 e 2ª mão a 11/12 de Novembro)
Vencedor do jogo 1 – vencedor do jogo 2
Vencedor do jogo 3 – vencedor do jogo 4


Portugal
Campeonato Nacional Feminino da 1ª Divisão

2ª Jornada
1º Dezembro – Várzea 2-0
Murtoense – Escola 5-1
Boavista – Fonte Boa 3-1

A segunda jornada não trouxe surpresas, com os favoritos a não terem dificuldades em vencer. 1º Dezembro, Murtoense e Boavista venceram os respectivos jogos em casa e ocupam os primeiros lugares.


Suécia
Damallsvenskan (18ª jornada)
SunnanaMallbackens 2-0
QBIK – Jitex 1-1
MalmöLinköpings 2-2
DjurgardenKopparbergs/Göteborg 2-3
Bälinge – Hammarby 1-3
Umea – Örebro 3-0

Umea Campeão 2006

O Umea IK sagrou-se campeão pela quinta vez após a vitória frente ao Örebro. A equipa do norte da Suécia aproveitou a derrota caseira do Djurgarden frente ao Kopparbergs/Göteborg.
O Sunnana não teve dificuldades em vencer o Mallbackens por 2-0. A equipa forasteira com mais esta derrota mantém o último lugar e não tem vida fácil nas restantes quatro jornadas.
No jogo dos aflitos QBIK e Jitex não foram além de um empate a uma bola, certamente mais favorável ao Jitex que assim continua um ponto de vantagem sobre o QBIk e acima da linha de água. A equipa da casa esteve a vencer até aos 89’, altura em que Leah Robinson se transformou na heroína da equipa de Gotemburgo.
Malmö(3º) e Linköpings(4º) empataram a duas bolas no Malmö IP e mantiveram as posições com que partiram para o jogo. A equipa da casa esteve por duas vezes em vantagem, mas foi incapaz de a segurar. Destaque para mais dois golos da Islandesa Asthildur Helgadottir que bisou na partida e se mantém assim na luta pelo troféu de melhor marcadora.
Em Estocolmo, o Djurgarden disse adeus ao título após a derrota frente ao Kopparbergs/Göteborg, curiosamente a única equipa que roubou pontos ao Umea. Para não fugir à regra foi mais um jogo emocionante e cheio de golos, como são todos os jogos da equipa de Gotemburgo. A jogar fora a equipa treinada por Martin Pringle marcou logo aos 6’ por Sara Línden e depois foi a vez de Lotta Schelin bisar ainda na primeira parte e fazer o 0-3. O Djurganden ainda reduziu por Victoria Svensson aos 42’. Logo no início da segunda parte Elin Ekblom fez o 2-3 e tudo se complicou para as forasteiras após a expulsão de Camila Schelin. A irmã da estrela da equipa Lotta Schelin foi expulsa aos 55’, mas ainda assim a equipa conseguiu resistir e conservar o golo de vantagem que lhes garantiu os 3 pontos.
O Hammarby foi ao Studenternas IP vencer o Bälinge por 3-1. Ambas as equipas estão tranquilas na tabela, embora matematicamente o Bälinge ainda possa descer.
No Gammliavallen, em Umea fez-se a festa do quinto título do Umea IK. O Örebro foi incapaz de fazer frente a uma equipa motivada pela possibilidade de conquistar o título e saiu vergado a uma derrota de 3-0. Este jogo marcou o regresso de Marta aos golos e logo com um bis(32’ e 38’), o que lhe permite manter-se na luta pelo troféu de melhor marcadora. Anna Sjöström fechou o marcador aos 88’.

Melhor Marcadora
17 golos – Marta(Umea IK), Lotta Schelin (Kopparbergs/Göteborg), Asthildur Helgadottir(Malmö)


Umea IK
Fundação: O clube foi fundado em 1917, mas a equipa feminina foi fundada apenas em 1984.
Estádio: Gammliavallen
Capacidade: 8000 lugares. O máximo registado foi em Junho de 2004, num jogo com o Djurgardens. Estiveram nesse jogo mais pessoas que a lotação oficial permite. O registo foi de 8 989 espectadores. Na época passada a assistência média foi de 3 271 espectadores(de fazer inveja a muitos clubes da nossa Liga Betandwin).


Troféus:
Damallsvenskan: 2000, 2001, 2002, 2005, 2006
Taça: 2001, 2002 e 2003
Uefa Women’s Cup: vencedor em 2002/03 e 2003/04. Finalista vencido em 2001/02.

Equipa que venceu o campeonato em 2006:
1 Sofia Lundgren, 2 Anna Paulson, 3 Johanna Frisk, 4 Karolina Westberg, 5 Emma Berglund, 6 Malin Moström, 7 Lisa Dahlqvist, 8 Anne Mäkinen, 9 Anna Sjöström,
10 Hanna Ljungberg, 11 Erika Karlsson, 12 June Pedersen, 14 Lise Klaveness, 15 Sanna Valkonen, 17 Johanna Andersson, 20 Elaine, 21 Johanna Baecklund, 60 Marta, 89 Maria Bergkvist.

Estrelas: Não é fácil escolher, mas as mais conceituadas são as avançadas Hanna Ljungberg e a Brasileira Marta. Na minha opinião a mais influente é mesmo a capitã Malin Moström.

Curiosidades: A equipa tem 19 jogadoras, entre as quais duas Brasileiras, duas Norueguesas e duas Finlandesas. Todas as jogadoras que compõem a equipa já jogaram pela sua selecção.

A equipa é treinada por Andrée Jeglertz.

Página da Internet: http://www.uik.se


Alemanha
(Frauen-Bundesliga)2ª Jornada

Hamburger - Freiburg 3:1
Brauweiler Pulheim - Duisburg 1:8
Bad Neuenahr - Bayern München 1:1
Crailsheim - Essen-Schönebeck 0:3
Turbine Potsdam - Wolfsburg (*)
FFC Frankfurt - Heike Rheine (*)
(*) Não se realizaram devido à participação do Turbine Potsdam e FFC Frankfurt na 2ª fase da Uefa Women’s Cup.

O destaque da jornada vai para o Duisburg que goleou o Brauweiler Pulheim por 1-8 e assumiu a liderança do campeonato. Em grande está Essen-Schönebeck que depois da vitória frente ao super candidato Turbine Potsdam voltou a vencer, desta feita o Crailsheim por 0-3.


Inglaterra
(Women’s Premier League) 4ª Jornada

Birmingham - Cardiff 2-2
Blackburn - Sunderland 5-0
Charlton - Bristol 3-1
Doncaster - Everton 2-1
Fulham - Leeds 0-1

Apesar de não ter jogado devido à participação na Uefa Women’s Cup o Arsenal continua na liderança, com 9 pontos em 3 jogos.
O Everton voltou a desiludir ao perder 2-1 no terreno do Doncaster. A equipa de Liverpool na época passada deu muita luta ao Arsenal, mas parece que este ano não será grande oposição.
O Charlton, outro dos candidatos venceu em casa o Bristol por 3-1 e conseguiu assim disfarçar um início de temporada menos positivo.
O grande destaque da jornada vai para o Blackburn que venceu o Sunderland por 5-0 e assegurou assim os seus primeiros pontos na principal divisão Inglesa. Em grande destaque no jogo esteve Amanda Barr(foto) ao marcar um hat-trick

Até para a semana.

Sem comentários: