segunda-feira, setembro 11, 2006

Estrela Tricolor Vs Dragões Azuis


Local: Lisboa
Estádio da Luz
Assistência: 5000 pessoas
Arbitro: Elmano Santos (Madeira)

Adepto Tricolor

Mais uma jornada fora de casa. Este ano jogamos sempre fora.

Como sócio do Clube Futebol Estrela Amadora, disseram-me: Queres ver o jogo de apresentação vai ao estádio do teu rival, Belenenses. Queres ver o clube a jogar na Liga vai ao Estádio da Luz, enfim.... Acho que deveriamos jogar contra o Sp. Braga na cidade de Guimarães, no Estádio Afonso Henriques, assim como assim, temos uma receita maior e a vergonha futebolistica é a mesma do que jogarmos na Luz ou em qualquer outro campo que não seja o nosso.

Penso que a escolha do recinto acima de tudo se deveu a um factor: pôr o FCPorto a jogar no estádio do maior rival, o que é um erro porque não deve haver neste momento campo mais complicado, em Portugal, para o FC Porto, que o Estádio José Gomes.

Este ano tivemos o azar de fazer os dois jogos contra o FCPorto fora de casa. E logo numa das piores alturas do campeonato, no inicio e sem ritmo. Antes do jogo disse a várias pessoas que perderiamos 0-2...

Se já é mau irmos ver jogos supostamente em casa, em campo emprestado, imaginem quando dizem:

“O lugar custa-lhe 7,5 euros e fica quase ao nivel do relvado”.

Mas eu costumo ver os jogos em casa quase na ultima fila da bancada, bem acima do relvado.

“Mesmo assim tou a dar-lhe um lugar o mais para trás possivel para estar mais acima”.

Amigo eu não costumo nem gosto de ver jogos ao nivel do solo ou perto disso.

“Mais para cima é o Piso 1 e aí já tem de pagar 35 euros”

Nesta altura disse um palavrão bem sonoro e bem feio. Devem estar a gozar comigo, quando eu, como sócio do clube que joga em casa e para me sentar no meu lugar de direito me pedem um valor mais alto do que eu pago em quotas durante 7 meses, mas é algo de muito habitual neste estádio da Luz, qualquer bilhete que não seja o de sócio, só de 35 euros para cima, e viva o Rui Costa e o Simão que é preciso pagar-lhes os ordenados chorudos.

Paguei 7,5 euros e pensei que se já estava a correr mal o facto de ter de ir ver o clube fora, pior ficou, e que iria ver um jogo completamente diferente, em termos de visão, do que estou habituado.

Quando entro no estádio e penso que estou a dirigir-me para uma parte reservada a sócios do Estrela, deparo-me com uma visão fantástica... era só adeptos do FCPorto a toda a volta e em qualquer zona e sector do estádio.

Como é que é possivel colocarem os dois adeptos no mesmo sector, isto é inacreditável e uma falta de organização por demais. Não sem quem é que tem culpa, se o meu clube, se o SL Benfica, se a Liga de Clubes, mas alguém tem culpa. Imaginem que os adeptos do Benfica compareciam em massa, poderia ter havido complicações graves, enfim...


O jogo começou e do principio ao fim só deu FCPorto em parte por culpa do campo, porque é o maior relvado em extensão e largura da Liga, o que beneficia equipas grandes como o FCPorto. Outra questão a desabituação ao relvado demasiado grande para o futebol de contenção de equipas como a minha quando tem que jogar contra um grande, e depois a perda completa do factor casa, que contra o FCPorto é mais que essencial.
O Estrela na primeira parte conseguiu não sofrer golos e esteve mais ou menos organizado a nivel defensivo no miolo da area, mas não tanto nos flancos, já que varios foram os cruzamentos para a área, de qualquer maneira foi um sufoco. E o ataque inexistente.

A escolha da equipa continua a ser estranha, não sei o que faz um gajo, que é uma autêntica farsa, em campo como é o Dario. Amoreirinha outra vez na esquerda, ele que é central de raiz, e um meio campo que não existe, onde saltou para titular um gajo como o Tiago Gomes.

A segunda parte já com Rui Duarte em campo, colocado a defesa direito??? Veio com o golo do Porto marcado na própria baliza por este jogador, e que golo, o que me deixa levantar suspeitas, se não foi propositado.

O Estrela, a meio da partida na segunda parte, conseguiu fazer uma ou outra jogada de perigo mas foi sempre o FCPorto que esteve à beira de marcar, até que marcou...
Um golo que é inadmissível, de tão longe que é e entrando no meio da baliza como foi. Aliás neste jogo foi tudo inadmissível, desde a organização, ao campo, aos preços dos bilhetes, à colocação desordenada de ambos os adeptos, à tactica, a alguns “jogadores”, etc etc.

Quando vi um golo daqueles disse para mim, “já está tudo visto”, levantei-me e vim-me embora.

Foi uma autêntica palhaçada tudo o que rodeou este jogo, dentro e fora das quatro linhas, a nivel tricolor.

Melhor jogador:
Qualquer jogador do FCPorto, menos o Bruno Alves, foi o melhor jogador desta partida, é só escolher.

Pior(es) jogador(es):
Rui Duarte e Dário

Arbitragem:
Começou por dar ideia que iria marcar falta a qualquer queda normal de um jogador do FCPorto. Mas depois conteve-se, e até marcou uns foras de jogo que apesar de milimétricos é costume deixarem passar quando é o FCPorto que joga.

Aspectos finais positivos:

Adeptos do FCPorto muito correctos.

As equipas do Estrela e do FCPorto muito correctas em termos de futebol praticado, sem entradas violentas ou sem mergulhos para a piscina ou sem fitas.

Aspectos finais negativos:

Continuo a dizer que vamos bater o recorde de menos pontos do Penafiel a época passada.

Mais jogos em casa alheia... não, obrigado.

[Estrela]

Adepto Tripeiro com Orgulho

O FCP apresentou-se esta noite no estádio do rival Benfica com um esquema táctico diferente. Desde a visita do FCP ao campo da Reboleira na passada liga que o esquema táctico variava entre o 3x3x4 e o 3x4x3. Jesualdo Ferreira já tinha prometido a mudança gradual e com a proximidade de um jogo para a liga dos campeões e defrontando um adversário tendencialmente mais fraco, o 4x3x3 foi ensaiado.

Na defesa, a inclusão de Bruno Alves no eixo. Com a saída de um elemento no meio campo, o sacrificado foi Paulo Assunção, surgindo aqui Raul Meireles a titular na posição de trinco, podendo mesmo considerar-se a maior surpresa. No ataque, Adriano a ponta de lança, deixando as alas para Tarik e Lisandro.

O FCP teve uns primeiros vinte minutos de sufoco para o adversário. Rápido sobre a bola com passes também eles rápidos, o domínio territorial foi-se consumando, chegando várias vezes à área adversária com muito perigo. Aos 18 minutos e depois de Adriano recuperar a bola e lançar Anderson, este último atira a bola fora do alcance do guarda-redes mas ao poste. O domínio continuava embora o jogo abrandasse de ritmo. Já mais perto do intervalo Lisandro por duas vezes e Lucho por uma, teimavam em não inaugurar o marcador.

A segunda parte trouxe a primeira mudança. Jesualdo deixa Lisandro no banco e faz entrar Postiga. A toada continuava a mesma até que por fim, aos 55 minutos Postiga, dando seguimento a um contra-ataque cruza para Adriano que viu o recém entrado Rui Duarte fazer o trabalho dele, colocando a bola no fundo das redes. Lance de sorte, mas mais do que justificado.

O FCP a partir daí jogou com mais calma, o Estrela avançou mais no terreno, permitindo que ainda conseguisse chegar mais vezes com perigo à baliza adversária. Até que surge o momento do jogo, o golo de Raul Meireles que, do meio “da rua” , desfere um remate portentoso batendo pela segunda vez o guardião da Amadora.

Na melhor jogada do jogo Adriano desmarca primorosamente Anderson que caminha isolado para a baliza e, com toda a calma espera pela saída do guarda-redes adversário para passar a bola a Lucho que só teve de empurrar para a baliza.

O resultado é mais do que justo, pelo desnível entre o futebol apresentado entre as duas equipas, pelas estatísticas do próprio jogo, pelo valor das duas equipas e pela garra demonstrada pelos jogadores do FCP.

Arbitragem
Penso que não teve influência no resultado, o arbitro deixou jogar dentro das regras, acompanhou os lances e foi muito bem ajudado pelos auxiliares, nomeadamente em foras de jogo milimétricos.

Melhor Jogador
Anderson. Este miúdo é já uma certeza no plantel e nos titulares do FCP. Disputa todos os lances com inteligência, objectividade e, fruto da sua grande técnica e da sua velocidade, consegue deixar os adversários para trás com mestria, independentemente da experiência, idade e características que tenham.

Positivo do jogo
O golo de Raul Meireles e a jogada do terceiro golo do FCP.
O fair-play entre as duas equipas.
A arbitragem.

Negativo do jogo
A pouca assistência, apesar dos 30000 bilhetes emitidos pelo Estrela.
O jogo passivo do Estrela.
As lesões de Ibson e N´daye.
A exibição desastrada de Rui Duarte.

[João]

Sem comentários: