quarta-feira, setembro 13, 2006

Análise Atacante: Sporting CP - Inter de Milão

Estádio: Alvalade XXI
Assistência: 40.000 Espectadores
Árbitro: Alain Hamer (LUX)

O Sporting iniciou da melhor esta primeira jornada da Liga dos Campeões ao derrotar com toda a justiça o colosso Inter de Milão por uma bola a zero.

As Equipas:

SPORTING: Ricardo; Abel, Tonel, Polga e Caneira; Miguel Veloso; João Moutinho, Nani (81' Tello) e Romagnoli (65' Alecsandro); Yannick Djaló e Liedson.

INTER DE MILÃO: Toldo; Maicon, Córdoba, Samuel e Grosso (79' Zanetti); Dacourt, Vieira; Stankovic e Figo (65' Mariano Gonzalez); Ibrahimovic e Adriano (70' Crespo).

O jogo:

Apesar da juventude titular, o Sporting apresentou-se em grande durante quase todos os 90´, frente às estrelas do Inter, mesmo sem 4 jogadores que não foram convocados por motivos de lesão (Carlos Martins, Carlos Paredes, Custódio e Farnerud). Paulo Bento apostou então em Miguel Veloso para médio-defensivo com Nani, Ramagnoli e João Moutinho à sua frente. Já o Inter não pôde contar também com Materazzi, Cambiasso e Júlio Cruz.

O Inter jogou mal quase sempre a defender, típico jogo italiano; embora nos primeiros minutos de jogo, tenha criado algum perigo através de Adriano que rematou forte para boa defesa de Ricardo e de seguida um cabeceamento do mesmo com o guarda-redes leonino a responder da melhor forma. A partir daqui só deu praticamente Sporting…
Liedson também teve um bom lance de inicio, a lançar Djalô que entrou na área com grande velocidade mas Samuel antecipou-se cortando a bola por trás, não permitindo ao jovem leonino rematar. A bola ainda sobrou para Liedson mas este levou cartão amarelo por levantar muito o pé perante Toldo. O Sporting entrou mais agressivo fazendo pressing aos jogadores do Inter embora nestes primeiros 45´tenham sido poucas as oportunidades de golo.Na 2ª parte, o Inter fez um pouco do que não tinha conseguido na 1ª parte, ou seja, passou a ter mais posse de bola em seu poder, embora sem assustar os defesas leoninos que estiveram sempre bem nas situações de maior apuro. Aos 49´ o Sporting esteve perto de inaugurar o marcador, com Ramagnoli a servir Nani com este a rematar mas rente ao poste esquerdo de Toldo. Ate que aos 64´ Alvalade explodiu de Alegria com o único golo da partida, numa jogada sensacional de Tonel que efectuou um passe de bem longe para Marco Caneira que rematou de fora de área sem chances de defesa para o “pequenino” Toldo, embora este ainda tenho tocado na bola. Era o delírio em Alvalade…

Com 1-0, o Inter tinha que correr atrás do prejuízo, que se complicou aos 67´com a expulsão de Vieira, que viu o segundo amarelo após uma perigosa entrada sobre Alecsandro. Nesta altura, quem passou a jogar em contenção foi o Sporting, tentando mais controlar o jogo do que dominar, como o tinha feito na 1ª parte e aproveitando a velocidade de Liedson, Djalô e Nani para jogar em contra-ataque. E até ao final do jogo, os leoninos taparam bem os espaços no meio-campo e na defesa, de forma inteligente pelo que até ao final foi o Sporting que teve oportunidade de voltar a marcar, através de Liedson , num cruzamento de Moutinho do lado direito, mas o brasileiro chegou ligeiramente atrasado para completar a emenda.

FINAL DO JOGO

Pela 1ª vez o Sporting marcou um golo ao Inter, foi uma vitória histórica!...

Melhor jogador:

O defesa mostrou o porquê de ser um dos jogadores com mais experiência do Sporting e marcou um golaço que deu a vitória aos verdes e brancos que entraram da melhor forma na Liga dos Campeões.
Arbitragem:

Achei o árbitro de inicio só a pender para um lado, ficaram alguns lances graves por marcar, por exemplo, no caso de Patrick Vieira que foi expulso tardemente, após de inicio ter tido uma entrada sobre Moutinho que nem foi sancionada. (Por alguma razão tem fama de mau feitio..)A partir da meia de jogo, o Senhor do Luxemburgo tornou-se mais regular, mais equilibrado e a partir daqui penso que controlou melhor o jogo.

Positivo do Jogo:

O estádio cheio de sportinguistas que deram um apoio incansável à equipa, sempre a cantar e a gritar SPOOORTING, SPOOORTING… Foi fenomenal, afinal de contas foram o 12º jogador… o que é sempre importante num jogo;

O Sporting: os jovens deram muita luta aos veteranos, jogaram com o “gás” todo e mostraram que não importa a fama dos adversários, pois é dentro de campo que se mostra quem tem valor…

Negativo do Jogo:

Inter: Jogou quase sempre à defesa, pareciam estar a jogar para empatar, mas saiu-lhes caro…

Boa Sorte ao Porto e ao Benfica que se estreiam hoje na LC, que seja também da melhor forma.

Sem comentários: