sexta-feira, setembro 22, 2006

Laboratório Atacante I - Modelos Competitivos

Iniciamos hoje mais uma rubrica no Futebol de Ataque, com o Laboratório Atacante o objectivo será discutir novas ideias e soluções para o futebol moderno, modelos competitivos, regras, técnicas de treino, organização desportiva, estes e muitos outros temas serão abordados todos os meses no Laboratório Atacante do Futebol de Ataque!
Esperemos que participem na discussão com novas ideias e criticas úteis à constante evolução do desporto de que todos nós gostamos!


O primeiro tema a abordar nesta rubrica tem a ver com o modelo competitivo da Super Liga. 18, 16, 14, ou menos clubes ainda? Play offs, terceira volta ou uma liguilha para decidir o campeão?
Enfim, existem muitas hipóteses credíveis para a realização de uma Super Liga mais competitiva e mais emocionante, no fundo, o que todos pretendemos é mais espectáculo!

Vou propor algumas soluções para um novo modelo competitivo da nossa Super Liga, estão à vontade para apresentar as vossas sugestões e criticas!

Sou da opinião que quanto menor o número de clubes mais competitivo se torna o campeonato, primeiro porque o bolo da TV seria distribuído por menos clubes, aumentando desta forma a capacidade financeira dos clubes e a possibilidade de mais e melhores investimentos, bem como a compra de melhores jogadores.

Diminuindo o número de clubes, e ao mesmo tempo aumentando a capacidade financeira dos respectivos clubes, a competitividade seria superior, por um lado terminavam os jogos com equipas do fundo da tabela (actualmente os 18.º, 17.º, classificados e por ai diante...) sem grandes ambições, por outro lado se as equipas do fundo da tabela, que já por si seriam mais fortes (porque seriam o 12.º, 11.º e 10.º classificados por exemplo), forem equipas com maior poderio financeiro, proporcionarão certamente um campeonato mais equilibrado!

Com base num critério Geográfico / Social, sou da opinião que um país que tem 1/10 dos habitantes de uma Espanha, França ou Itália, um país que está longe do desenvolvimento económico dos países referidos e que por isso tem um poder de compra bem inferior, um país bem mais pequeno que qualquer um destes países, não pode ter um campeonato com o mesmo número de clubes!

Estamos conversados sobre o número de clubes ideal para uma Super Liga, penso que o ideal anda pelos 10 ou 12 clubes no máximo.

De seguida vamos analisar o melhor modelo competitivo para os 10 ou 12 clubes da Super Liga!

Penso que o essencial é levar a emoção até ao fim do campeonato, prefiro ter um campeonato emotivo e com maior espectáculo que um campeonato justo (no seu modelo competitivo) mas sem espectáculo.
Seja através de Play Offs, seja através de uma Terceira Volta, ou de uma Liguilha entre os 4 melhores, penso que o importante é levar a decisão do campeonato até ao fim.
Não é por a Liga dos Campeões ser decidida num sistema de eliminação directa que deixa de ser uma competição espectacular, por exemplo.


As minhas 3 sugestões são as seguintes:

- Play Off

Os 8 primeiros classificados do campeonato disputado a 2 voltas disputavam um Play Off com quartos de final, meias finais e final à melhor de 3 jogos, com o terceiro jogo, caso seja necessário, a ser disputado no estádio da equipa melhor classificada na primeira fase.

- Terceira Volta

As 10 ou 12 equipas disputavam uma primeira fase “normal” a duas voltas, após a qual iriam disputar uma terceira volta em que o jogo seria disputado no estádio da equipa que obtivesse vantagem no confronto directo nas 2 primeiras voltas, eventualmente as equipas poderiam ser divididas em 2 grupos distintos, com os 5 ou 6 melhores a jogar entre si no principal grupo e os restantes no outro grupo.

- Liguilha

Os 4 primeiros classificados disputavam uma Liguilha entre si, que poderia ser apenas a uma volta (copiando a ideia da sugestão anterior), ou a 2 voltas, com as equipas a iniciar esta fase com um número de pontos que garantisse que o titulo continuaria em aberto.

Tudo se resume a um simples objectivo, manter o espectáculo até ao último minuto da Liga, existe um produto para vender, e não interessa vendê-lo apenas durante metade da época, mas sim potencia-lo durante todo o ano!
Campeão justo? Isso é um problema secundário, as pessoas não querem comprar um campeão, querem sim comprar um espectáculo que as divirta, este deveria ser o raciocínio de quem gosta do desporto em si, e não dos clubes, digo eu.

E vocês, como "atacam" este assunto?

Caso pretendas ver algum tema aqui discutido, por favor contacta-nos através do email correio.de.ataque@gmail.com e propõe-nos um tema para ser analisado em pleno Laboratório Atacante!

Sem comentários: