sexta-feira, setembro 15, 2006

Antevisão da 3ª Jornada da Bwin Liga

A 3ª jornada da Bwin não tem nenhum jogo grande, no entanto tem um de grande importância para o Benfica. O jogo com o Nacional é vital para as aspirações encarnadas à conquista do título. Pode soar um tanto estranho à 3ª jornada, mas se tivermos em conta o facto de o Benfica ainda só ter ganho um jogo oficial desde que iniciou a temporada, e refiro-me ao jogo da 2ª mão da terceira pré-eliminatória da Champions, e no campeonato ter tido uma falsa partida logo na primeira ronda, e um jogo desastroso frente ao Boavista, este jogo é bastante importante para o resto dá época, quanto mais não seja por poder ver os adversários directos afastar-se ainda mais na tabela.

Sporting – Paços Ferreira

Os leões estão bastante moralizados pelas vitórias que têm alcançado desde que começaram a pré-época. A bem dizer, ainda não perdeu nenhum jogo desde que começaram os trabalhos. A equipa esta em alta depois de ter vencido o Inter no jogo da Champions e quererá mostrar aos sócios mais uma boa exibição e não dar-lhes motivos para ficar em casa. Paulo Bento deverá apostar no mesmo onze, pois Djaló já não está impedido, enquanto que Veloso deve manter o lugar de trinco, face às ausências de Paredes e Custódio.
O Paços vai apanhar o Sporting no seu melhor momento e não será nada fácil contrariar a fúria do leão. É certo que vêm de uma vitória sobre o Marítimo, mas ainda assim terão que ter bastante espírito de sacrifício e muita concentração para poderem levar um ponto de Alvalade. Nesse campo, José Mota também já deu o mote, dizendo que se vão para Alvalade defender, acabam por perder o jogo. Peçanha, já recuperou e pelos vistos deverá mesmo ser titular na baliza, ele que fez uma excelente exibição frente aos insulares na última jornada.

Académica – Belenenses

Os azuis do Restelo estão felizes da vida. Depois de alcançarem uma vitória sobre o Gil Vicente na secretaria, venceram na passada jornada em casa o Vit. Setúbal por 2-0. Moral não falta aos comandados de Jorge Jesus, que mais uma vez apresentam um excelente plantel para esta temporada. Os argumentos são bons e nem a saída de Meyong parece incomodar os sócios, que confiam plenamente em Roma e Manoel para marcarem os golos necessários para a tranquilidade.
O mesmo não pode dizer Manuel Machado. Dois jogos, um ponto, é muito pouco para os estudantes, que certamente esperavam já ter vencido um jogo no campeonato. Se perder Manuel Machado pode ver a sua vida a ficar em perigo. Nessa perspectiva, deve fazer algumas alterações no onze que jogou e perdeu frente à Naval pela primeira vez na história do Campeonato Nacional. As principais mexidas devem ser na defesa, perspectivando-se a entrada de Litos e Sonkaya no onze.


Beira-Mar – Estrela

Augusto Inácio tem tido uma semana difícil na preparação deste jogo. Na baliza deverá estrear o terceiro guarda-redes em três jogos, devido à lesão de Todor e à expulsão, injusta diga-se, de Darnlei em Leiria. Mas não é só neste campo que os aveirenses têm problemas. Wegno e Jardel também estão em dúvida, para a recepção aos amadorenses. No entanto é crível que ambos atletas recuperem a tempo de jogar no Domingo. O Beira-Mar ainda não venceu qualquer jogo da Bwin Liga, tendo somado dois empates, no entanto o da passada jornada foi muito contestado pelos dirigentes do Beira-mar, que encontraram algumas irregularidades importantíssimas no trabalho do árbitro.
O Estrela vem de uma pesada derrota por 0-3 frente ao FC Porto, e quererá por certo limpar a má imagem deixada, principalmente no segundo tempo. Daúto Faquirá tem algumas preocupações no ataque, uma vez que Dário não poderá jogar devido a lesão. No entanto José Fonte já está de regresso, e deverá ocupar o seu lugar no eixo defensivo. Esta deslocação ao recinto do Beira-Mar é bastante importante, pois o Estrela ainda não pontuou neste campeonato, com a particularidade de ter sofrido cinco golos e ainda não ter marcado nenhum.

Marítimo – Aves

O Marítimo recebe o Aves e procurará vencer para apagar a exibição da semana passada em Paços de Ferreira. Neca já regressou aos trabalhos e é opção para o treinador, Ulisses Morais.
Do lado do Aves, o Prof. Neca deverá fazer algumas alterações no onze, face ao jogo com o Braga, do qual saiu derrotado. O Aves procura também a primeira vitória na prova, o que dará algum entusiasmo ao jogo.

SL Benfica – Nacional

O Benfica vai jogar bastante desfalcado no Domingo contra o Nacional. Petit, Nuno Gomes e Manu não poderão dar o seu contributo à equipa, devido às expulsões no Bessa. Assim é provável que Beto entre no onze, assim como Kikin Fonseca. De resto, Fernando Santos deverá usar os mesmos jogadores de Copenhaga, mantendo Ricardo Rocha no eixo defensivo e Alcides na direita. Este jogo é de alguma importância para os encarnados, pois em caso de vitória, será a primeira no campeonato e a segunda desde o início oficial da temporada. Ainda com algumas baixas devido a lesões e aliadas às expulsões, são cinco os jogadores que não poderão dar o contributo à equipa, e todos eles de grande importância no onze encarnado. Miccoli e Rui Costa são ainda as dúvidas existentes devido às lesões que os apoquentam.
Do lado do Nacional, também não poderá contar com Cardozo que foi expulso no jogo do passado fim-de-semana frente ao Sporting. O Nacional procura também dar um pontapé na crise, pois já perdeu os dois primeiros jogos do campeonato, assim como poderá ter hipotecado a oportunidade de entrar na fase de grupos da Taça UEFA, pois também perdeu frente ao Rapid de Bucareste, por 1-0.Carlos Brito começa a ver a vida difícil perante a exigente massa associativa nacionalista e uma derrota, mesmo que contra o Benfica, não será bem recebida. O Nacional procura assim a primeira vitória em jogos oficiais esta época, que a concretizar-se será também a primeira do Nacional no Estádio da Luz.


Naval – FC Porto

Os azuis e brancos quererão esquecer o jogo da Champions frente à Naval. Não é que tenham feito uma má exibição, mas um empate em casa é sempre comprometedor, tanto mais que tiveram oportunidades de sobra, para bater o CSKA. Jesualdo deverá manter o onze, uma vez que Raul Meireles ainda não poderá regressar ao onze portista. O FC Porto só leva vitórias no campeonato, assim como a Naval, e será interessante ver o desenrolar do jogo, tanto mais que na época passada o FC Porto venceu, mas por 2-3 e acabou com o jogo com alguns sobressaltos.
A Naval por seu turno está bastante motivada. Dois jogos, duas vitórias, quatro golos marcados e apenas um sofrido fazem desta equipa um adversário difícil, ainda para mais no seu estádio. A vitória sobre a Académica trouxe alguma moral, tanto mais que foi de obtida de virada, pois os navalistas estiveram a perder. Rogério Gonçalves não poderá contar com Fernando, que foi expulso nesse jogo. Solimar também não recuperou, logo não dará o seu contributo à equipa. Boas notícias são o regresso de China e Wilson Júnior. Jogo interessante de seguir, mas no entanto o favorito não deixa de ser o FC Porto.

Sp. Braga – U. Leiria

Bracarenses e Leirienses só jogam na segunda-feira, fruto do jogo europeu de ontem. Duas vitórias no campeonato e um excelente jogo frente ao Chievo, deixam antever um Braga bastante moralizado, ainda para mais estando em pé de igualdade com FC Porto e Sporting, em termos pontuais. A única dúvida de Carlos Carvalhal é a utilização de Carlos Fernandes, que se lesionou ontem nos minutos iniciais da partida.
A União também vai à procura da primeira vitória na prova. Depois da derrota no Dragão e o empate na última ronda, é importante conseguir uma vitória em Braga, até porque pode funcionar como um bom tónico, visto o adversário ser de peso. No entanto Domingos tem alguns problemas devido a lesões e castigos, pois Tixier e Valdomiro estão suspensos e Ivanildo e Renato estão em dúvida por lesões.

Vit. Setúbal – Boavista

Os Sadinos vão jogar apenas na terça-feira devido ao compromisso europeu de ontem e o adversário não será o mais indicado para este momento. O Vitória ainda não venceu neste campeonato, e o futebol que apresentam é um futebol triste e sem ideias como foi o da passada jornada, frente ao Belenenses. Hélio Sousa tem a árdua tarefa de levantar a moral aos jogadores, principalmente depois do jogo de ontem, onde acabaram goleados por 3-0.
O Boavista está cheio de moral depois da goleada aplicada aos encarnados na passada ronda. Com todo o plantel à disposição, Petrovic aproveitou para ontem ver mais um pouquinho dos setubalenses e deverá ter ficado satisfeito com o que viu. Linz chegou a assustar, pois acabou tocado durante o treino, mas recuperou a tempo de acabar o treino e é assim opção no ataque axadrezado.

Sem comentários: