quinta-feira, dezembro 01, 2005

Estádios Atacantes - Estádio da Luz


A 1 de Dezembro de 1954 é inaugurado o Estádio do Sport Lisboa e Benfica perante o rival Futebol Clube do Porto, que retribuiu a derrota imposta pelo Benfica na inauguração do Estádio das Antas e derrotou o Benfica por 3-1.
Foi o jogo com a maior receita obtida até à altura por um clube de futebol em Portugal.
Uma semana depois, a 8 de Dezembro, ainda dentro do programa de festividades, o Benfica voltou a perder, mas desta vez com o Real Madrid de Di Stéfano por 2-0.

A esta obra, por inúmeras razões, ficará para sempre ligado o nome de Joaquim Ferreira Bogalho, presidente do Benfica entre 1952 e 1957, como diria o poeta, ele sonhou, Deus quis e a obra nasceu!

Antes do Estádio da Luz o Benfica passou por vários recintos (Salésias, Feiteira, Sete Rios, Benfica na Avenida Gomes Pereira e Amoreiras), por uma razão ou por outra foi sempre obrigado a abandoná-los até à altura em que se fixou definitivamente no Estádio da Luz, obra que tinha devido a esta constante rotatividade de instalações uma importância extrema para os encarnados.



Numa altura em que se fala tanto em unir a família Benfiquista com Kits Sócio, é com algum saudosismo que verifico a forma como foi construído este maravilhoso estádio.
Foi um autêntico hino às virtudes de solidariedade e entreajuda a edificação desta obra, através de uma comissão liderada pelo incansável Joaquim Ferreira Bogalho.
Milhares de adeptos ajudaram o clube com sacos de cimento (467 toneladas), dinheiro (o estádio custou 12 037 683$65 e ficou totalmente pago antes do fim do mandato de Joaquim Ferreira Bogalho – 30/03/1957), mão de obra, e inúmeras actividades que serviram para canalizar fundos para a grandiosa obra.
“Pude avaliar a grandeza dessa epopeia gigantesca da grande família que quer construir o seu lar. Vi como o operário modesto se esquecia das suas próprias necessidades para ir largar o seu óbolo com a alma a transbordar de ternura. Encontrei-me muitas vezes com a pele tensa a ouvir o grito Ben-fi-ca! Ben-fi-ca! Ben-fi-ca!", este é o testemunho do jornalista Vítor Santos escrito na altura.


A 9 de Junho de 1958 o Benfica inaugura as torres de iluminação, finalmente a “Luz chega à Luz”, possibilitando desta forma a realização de jogos nocturnos.

Após Ferreira Bogalho, seguiu-se Maurício Vieira de Brito, que continuou com os olhos colocados na obra de todos os Benfiquistas, e foi assim que a 5 de Outubro de 1960 o Benfica inaugurou a nova bancada, que passou a ser conhecido como o tribunal do 3.º anel entre os Benfiquistas, e assim ficou o estádio até 1985.


O Presidente Fernando Martins é o grande responsável pelo fecho do 3.º anel, obra concluída em 1985 e que transformou o estádio da Luz no maior da Europa, com capacidade para 120 000 espectadores, numa década em que o clube atingiu 3 finais europeias (2 taças dos Campeões Europeus e 1 Taça UEFA) venceu 4 campeonatos e 5 taças de Portugal, o fecho do 3.º anel servia para afirmar definitivamente a grandeza do clube tanto a nível nacional como a nível internacional!

Entre outros momentos gloriosos, destaque para as vitórias sobre o Real Madrid em 1965 por 5-1, sobre o Porto em 1972 por 6-0 e sobre o Sporting em 1978 por 5-0.
Para além do titulo de campeão do Mundo conseguido pela selecção nacional de sub 21 em 1991, e dos apuramentos para o Euro 84 e Euro 96 com vitórias sobre a URSS e Irlanda por 1-0 e 3-0 respectivamente.




Em 2002, após muitas confusões e indecisões, entre construir um novo estádio ou melhorar o existente, ou até mesmo nada fazer, o clube com a presidência de Manuel Vilarinho, decide construir um novo estádio que serviria de palco à final do mais importante evento futebolístico já realizado até hoje em Portugal, o Euro 2004.
Era o novo estádio da Luz, com capacidade para 65 000 espectadores, 2 pavilhões para as modalidades amadoras, piscinas, parque de estacionamento para mais de 3000 viaturas, área comercial, enfim, era o novo século a chegar ao Benfica!


A inauguração deste majestoso estádio foi a 25 de Outubro de 2003 perante o Nacional de Montevideu, desta vez o Benfica venceu por 2-1.

Até ao momento, destaque para a vitória sobre o Sporting na época passada por 1-0, que abriu as portas do titulo ao Benfica, no Euro 2004 o destaque vai por inteiro para os 2 principais momentos da selecção Portuguesa nos últimos tempos, a vitória sobre a Inglaterra nas grandes penalidades e a derrota com a Grécia na final do Euro...


Abraços e Bons Ataques!

Sem comentários: