terça-feira, maio 02, 2006

Análise Atacante - Liga BetandWin.com - Jornada 33

A jornada começou no Sabado só com um jogo. Um jogo que acabou por decidir quem iría às competições europeias na próxima época, porque com a vitória do Nacional, o Boavista ficou obrigado a ganhar ao FCPorto em casa e esperar que o Nacional não pontue em Setúbal, algo que sinceramente não acredito.

No Domingo o restante da jornada e todos os jogos à mesma hora, para evitar arranjinhos, mas afinal há arranjinhos no futebol português ou não? Fica a dúvida.

A luta pela entrada directa na Champions não obteve grande avanço, nem a fuga à despromoção. Assim Sporting e Benfica ganharam os respectivos jogos e as quatro equipas que se encontram na zona da descida perderam todas.

O Sporting foi “passear” até Vila do Conde onde a maioria dos golos tanto de um lado como de outro pareceram propositados, e só uma mente mesquinha pensaria que foram consentidos.
Um jogo que arrumou quase de vez os Vilacondenses porque assim teem de ganhar em Leiria e esperar que Gil Vicente perca em casa, Naval perca em Penafiel e que o Vitória ganhe ao Estrela para num desempate a três permaneça. Num desempate a dois com o Gil Vicente perdem, e num desempate a quatro com a Naval também descem.
O Sporting só precisa de um ponto em casa frente ao Sp. Braga ou até nem precisa de pontuar se o Benfica não ganhar.

O Benfica ganhou em casa ao Vit. Setúbal num jogo que pecou por escasso resultado, atendendo às oportunidades perdidas pelos benfiquistas. Um Vit. Setúbal a pensar e a resguardar-se para a final veio passear à Luz e tentar sair sem castigos ou lesões. Os encarnados mantiveram acesa, embora ténue, a ilusão de ir à Liga dos Campeões directamente sem passar por uma pré-eliminatória. Algo quase impossível tendo em conta que os adversários directos jogam em casa e eles fora.

O FCPorto já campeão recebia o Vitória SC que esperava por isso mesmo uma ajudinha dos azuis e brancos mas saíram-se mal, já que o FCPorto embora jogando mal ganhou o jogo sem piedade dos vimaranenses. Ao que parece até teve ajuda do árbitro num penalty e num golo anulado aos de Guimarães mas nao é por aí que a vitória sai beliscada. O jogo serviu para glorificar os jogadores e em especial o número 99, Vitor Baia, idolo e símbolo maximo do FCPorto.
O Vitória acaba por ter de ganhar na última jornada e esperar que nem Naval e Gil Vicente e pontuem e que Rio Ave ganhe, embora dificil não impossível.

Em Braga o Gil Vicente jogava para o melhor resultado que lhe fosse possível num campo muito dificil, e saiu com um ponto de um golo marcado para lá dos 90 minutos, pleno de oportunidade de Gregory. O Braga que agora para o fim parece que tenta ajudar os vizinhos que vão ao seu estádio. Depois de perder com Paços Ferreira deu um ponto aos de Barcelos. O Gil assim depende apenas dele próprio para ficar na Liga uma vez que está fora da zona de descida e se ganhar cá estará para o ano.

Na Madeira o Maritimo pensava que ía ganhar ao Paços Ferreira e até começou a vencer mas os “Castores” empataram ainda na primeira parte. E esqueceram-se que tinham a jogar o Rincon que esteve o ano passado no Paços onde foi o melhor marcador e que aproveitou para falhar uns bons lances perigosos, tendo com isso dado um ponto à antiga equipa.
Assim o Maritimo perdeu boa chance de passar o Vit. Setúbal e ainda se viu ultrapassado pela União Leiria. Para a semana vai tentar subir algumas posições e atrapalhar a Académica em Coimbra.
O Paços fica assim dependente dele proprio e ganhando ou empatando garante de imediato a manutenção, mas atenção que o proximo jogo é com o Benfica.

O Estrela recebia o Penafiel e até podia perder o jogo desde que os resultados alheios lhe fossem favoraveis, e isso até aconteceu mas mesmo assim fez questão de ganhar a partida mesmo tendo jogado com o pio ponta de lança do campeonato, que não deixou o crédito por mãos alheias e falhou dois lances de baliza aberta.
Assim e seguro na proxima jornada vai a Guimarães e tentará sair de lá sem ser chamuscado por uma possível descida da equipa da casa, e com as consequências que isso possa ter no final do jogo.
O Penafiel por seu lado vai tentar ajudar alguem que ande por baixo como, Vitória SC, Rio Ave, Gil Vicente, Académica, Belenenses e Paços Ferreira, sendo que empatando salva logo estas 3 últimas, e automaticamente descem Rio Ave e Vitória SC, por isso mais do que as proprias equipas ganharem vai tudo ficar a ouvir este jogo no 25 Abril.

A Naval recebia a União Leiria em mais um derby da região e perdeu um jogo que parecia em tudo acessível, mas é como o proprio treinador diz, numa equipa profissional e da Primeria Divisão sofreram dois golos inadmissiveis e como tal continuam abaixo da linha de água. A União aproveitou para subir um lugar já que o Maritimo se deixou empatar em casa e na última jornada recebem o Rio Ave que só se salva se ganhar e empatar em pontos com Gil Vicente e Vitória SC e se a Naval perder, ou seja, adeus.

Por último o único jogo que acabou como começou 0-0, onde o resultado serviu os dois e nenhum ao mesmo tempo, já que qualquer uma delas pode descer na próxima jornada, e até podem descer as duas inclusivé.
O Belenenses vai ao dificil campo do Gil Vicente que está ainda pior classificado e vai com o objectivo sobretudo de não perder, dê por onde der, sendo que mesmo perdendo pode ficar na Primeira tendo que esperar resultados alheios.
A Académica joga em casa com o Marítimo e até parece fácil mas um empate ou derrota pode equivaler à descida ou então ficar á espera de resultados alheios.

Neste momento e para quem diz que não se desce com estes ou aqueles pontos a grande verdade é que se a Naval perder haverá equipas com 37 pontos que não irão descer.

Sem comentários: