sexta-feira, setembro 08, 2006

Um ano de Académico de Viseu Futebol Clube

Há cerca de um ano, mais dia menos dia, estava eu a viver a angústia que este ano tocou a outros adeptos, ou seja, ver o fim de um clube que, embora pequeno, me dizia (me diz) muito o Clube Académico de Futebol. Privados os viseenses, os academistas pois os outros ficaram felizes com a notícia, de ver o clube pelos campos da Segunda Divisão havia que dar um outro rumo e a solução foi a fusão, eu chamo assim se outros quiserem dar outro nome estão há vontade, com o Grupo Desportivo de Farminhão e a criação do Académico de Viseu Futebol Clube (AVFC).

Após uma época de AVFC há coisas boas e outra menos boas neste processo. Eu preferia ter visto o AVFC começar do zero, ou seja, da III Divisão distrital ou, em alternativa a criação de um clube que congregasse os maiores clubes do Concelho, CAF, Lusitano, Farminhão e Viseu e Benfica. A opção foi o Farminhão, clube da terra do presidente da C.M. Viseu, e os ataques não mais pararam. Esses ataques vem de quem, pelos vistos, se cansou de ver Fernando Ruas ao comando da CMV. Não os critico, eu também estou farto e por isso faço mais de 200 Km cada vez que há eleições ao contrário de outros que nem 200 metros fazem! Só que as críticas tem pouco valor, na minha opinião, pois é feita por quem critica tudo o que mexe em Viseu. Foi uma boa época que só não foi coroada de êxito por causa de um “Super Santacombadense” e da FPF que deixa as séries da III Divisão “coxas” ao não substituir os clubes que desistem já depois do sorteio feito.

Depois de um defeso muito longo, as competições começam apenas em Outubro, há que encarar a nova época com o pensamento na subida de divisão. As informações que chegam a simpatizantes e sócios são poucas, quase nulas, e as perguntas tornam-se inevitáveis. Que têm feito os dirigentes para aproximar o AVFC dos viseenses? Para que serve o site do clube se nenhuma informação é disponibilizada? Porque é que o Jusko foi para o Tondela se os dirigentes academistas dizem que ele tem mais um ano de contrato com o AVFC? Exige-se uma maior abertura.

No entanto nem tudo é mau. Os jovens estão de regresso em todos os escalões, embora nos distritais, mas com o valor que se lhe é reconhecido em breve estarão na ribalta. O andebol do clube está na Elite e por muito que os críticos não queiram, tem que se dar algum crédito aos dirigentes actuais. Os veteranos do CAF aceitaram fazer parte do AVFC e para eles o meu obrigado por tudo o que fizeram pelo clube.

VIVA O ACADÉMICO!

Sem comentários: