quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Análise à 23ª Jornada da Liga BetAndWin

No Bessa encontram-se duas equipas próximas em distância geográfica mas um pouco afastadas na tabela classificativa. Os boavisteiros liderados, e bem, pelo regressado João Pinto ás grandes exibições sonham sem limites e desejam pular mais alguns lugares na hierarquia da liga. Rio Ave inserido na luta pela sobrevivência e evidenciando lacunas visíveis no seu plantel, aposta forte nos seus jogadores experientes, que pode ditar leis na parte final do campeonato para escapar à descida. Na minha modesta opinião não praticam um futebol atractivo, mas como a teoria não se traduz na prática, tudo é possível. Uma palavra para o Boavista que continua a ser fiel à sua estrutura agressiva mas no bom sentido, aliando essa força a uma capacidade técnica atacante acima da média, este ano dispõe de jogadores de classe no ataque que permite aos seus dirigentes e treinadores elevarem um pouco mais a fasquia.

Sp. Braga vai à Naval a um terreno pouco habituado a grandes espectáculos futebolísticos mas que causa grandes dificuldades a quem pensa que vai passear à Figueira da Foz. Não se pode exigir a que Jesualdo Ferreira e a sua equipa faça ma segunda volta semelhante à primeira. Jorge luiz e Nunes constituíam uma defesa sólida que abalou um pouco a identidade defensiva bracarense mas que encheu os cofres do clube arcebispo. Como o velho ditado descreve, não se pode ter tudo. Poderá existir surpresas nos reforços de Inverno, existe qualidade.

Na Amadora, o meu Estrela recebe o Belenenses no derby dos Cabos de Ávila, sinceramente espero que o Estrela jogue o que sabe que certamente será suficiente para derrotar a equipa vizinha, desde que o treinador tricolor não se ponha a inventar como é de costume. Aquele Maxi só marca contra o Benfica, portanto é desnecessário jogar nos outros encontros.

No Dragão, FCPorto e Marítimo medem forças, enfraquecidos os madeirenses pelas expulsões do ultimo e caricato jogo do Caldeirão. A meu ver não deverá ter grandes hipóteses, ao contrário do que eu disse e aconteceu em Alvalade. Dou quase 100% de favoritismo aos portistas. Curiosidade em ver o menino-prodígio, Anderson que ao que tudo indica se vai estreiar.

Em Guimarães o jogo mais escaldante da jornada. Os vimaranenses motivados pela última vitória tentam escapar aos lugares aflitivos. É no meio campo que se vai decidir o desfecho final, Petit, Manuel Fernandes e Karagounis deverão ser os elementos que o treinador holandês deverá escolher para a luta a meio campo, só espero que não se repita o sucedido no jogo da pré-temporada que mais parecia um ringue. Jogo emocionante em prespectiva na tarde de sábado. Força Benfica.

Penafiel e Nacional opostos na tabela mas como nos amores, devem-se atrair para um empate final que não deixará ninguém satisfeito.

União Leiria - Vit. Setubal, o Leiria empolgado com uma série de bons resultados recebe um Setúbal modificado e para pior que procura estabilizar de forma definitiva na tabela, mas que até final deverá perder alguns lugares. Aposto na vitória fácil dos homens do centro do país.

Sporting - Paços Ferreira, em alvalade, mora uma equipa transformada com elevados índices de confiança que traz consigo uma apaixonada massa adepta que enche o seu estádio. Por vezes a confiança exagerada é nossa inimiga, dai que os homens de Paços de Ferreira poderem aproveitar esse factor para benefício próprio.

Em Barcelos jogo de aflitos que o factor casa pode ser fundamental para apurar o vencedor, mas é sempre melhor jogar na tripla, dado o equilíbrio do campeonato e a próximidade tecnica e de qualidade das equipas, gilista e academista.

Para concluir, pode ser mais uma jornada vantajosa para FCPorto e Sporting, Benfica se voltar a perder diz quase adeus ao campeonato, se vencer pode ser catalizador para os próximos e complicados jogos.

ABRAÇOS E DESPORTIVISMO ACIMA DE TUDO.

[Miguel Jacinto - Tubas]

Sem comentários: