Lei 11 - O Fora-de-jogo
- Posição de fora-de-jogo
Estar em posição de fora-de-jogo não é por si só uma infracção.
Um jogador está em posição de fora-de-jogo se estiver mais perto da linha de baliza adversária do que a bola e o penúltimo adversário. Um jogador não está em posição de fora-de-jogo se:
- Sanção
Por qualquer infracção à lei do fora-de-jogo, será atribuído, à equipa adversária, um pontapé-livre indirecto que deve ser executado no local onde se encontrava o infractor.
- Há / Não há infracção
A posição de fora-de-jogo só deve ser sancionada se, no momento em que a bola é tocada ou jogada por um colega de equipa, o jogador toma, no entender do árbitro, parte activa do jogo:
Não há infracção quando um jogador recebe a bola directamente de:
Está aqui nestas breves linhas a Lei 11 do futebol que diz respeito à posição de fora-de-jogo. Lei essa que é sempre objecto de grande celeuma. É minha opinião que a Lei 11 é a mais difícil de ajuizar, pois hoje em dia o futebol é muito rápido, para não falar das óbvias questões tácticas que envolvem esta Lei.
Irei ainda vos transmitir as decisões específicas para esta Lei que a Internacional Football Association Board publicou este ano:
1. Estar "mais perto da linha de baliza adversária" significa estar "mais perto..." com a cabeça, corpo ou pés. Os braços não entram nesta definição.
2. Tomar parte activa do jogo:
Sem comentários:
Enviar um comentário