quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Benfica Vs Liverpool


Análise Benfiquista - Alexis

Noite de glória para o Benfica, há que dizer, muitos cachecóis pelo ar e muito público benfiquista que não se ouviu tanto como os adeptos do Liverpool, no entanto, eles de vez em quando lá torciam pelo Benfica.
O Benfica na primeira parte alinhou com Moretto na baliza, depois á frente dele estavam, Alcides, Anderson, Luisão e Leo, no meio campo estavam Petit, Beto e Manuel Fernandes, os extremos eram Simão e Laurent Robert, e o avançado era (como é óbvio) Nuno Gomes.
No Estádio da Luz viu-se um Liverpool muito defensivo, que rematava pouco, mas mesmo assim, o Benfica também não rematava muito, daí a justificação do 0-0 na primeira parte, as oportunidades que houveram(se bem que não me lembro de muitas) foram mais uma vez(tal como no jogo de Guimarães) todas desperdiçadas durante a primeira parte.

Já na segunda parte o Benfica começava a golear o Liverpool, mas em pontapés de canto(o Benfica ja tinha conquistado uns 6 cantos enquanto que o Liverpool so tinha conquistado um), o Liverpool continuou a jogar muito á defesa e o Benfica continuava de vez em quando a se aproximar da área apesar de também não ter rematado muito, mas pelo menos conquistou algumas bolas paradas, e acabou mesmo por ser de bola parada que o Benfica marcou o golo que deu a vitória aos benfiquistas, foi de facto um momento de glória aqui estão os melhores lances do jogo:

16m Livre para o Benfica, o livre foi feito por Petit mas saiu pela linha de fundo, pontapé de baliza para o Liverpool.

23m Falha INACREDITÁVEL de Moretto que por um triz não sofre golo, desentendeu-se com Luisão, e se não fosse Anderson a tirar a bola daquela zona, as coisas ficavam bem complicadas para o Benfica.

26m Bom passe de Laurent Robert para Simão, que isolado frente ao guarda-redes, desperdiça uma das melhores oportunidades que o Benfica teve ao longo da primeira parte.

45m Fim da primeira parte

46m Falha de Luisão, que permitiu Luis Garcia rematar, mas para fora e ao lado da baliza de Moretto.

55m Luis Garcia, vem para perto da área do Benfica, mas Luisão, estava lá para tirar a bola.

56m Livre para o Benfica em posição frontal á baliza do Liverpool, o livre foi feito por Petit(embora os adeptos tenham pedido para ser Simão, e eu também concordo que devia ser ele), mas a bola foi para fora mas não muito longe, Laurent Robert ficou zangado por não ter sido ele a marcar o livre.

62m Grande surpresa, um remate feito de longe de Petit, tentou surpreender o guarda-redes do Liverpool, só que este, estava atento, mas houve um pequeno susto.

84m Golo do Benfica, EXCELENTE passe de Petit para Luisão, que fez o golo da vitória e deixou o Estádio da Luz em delírio.

86m Petit teve oportunidade para fazer o 2-0, mas Reina, o guarda-redes do Liverpool evitou um novo chapéu de Petit.

90m Fim do jogo, o Benfica vence o Liverpool por 1-0, e ganha confiança para a segunda mão.


Notas a alguns jogadores:

Liverpool:

Reina - 7 - Lá defendeu algumas vezes, mas mesmo assim não teve hipóteses no golo de Luisão, pois o central tinha cabeceado de forma perfeita e venceu o duelo contra os centrais do Liverpool, uma coisa é certa, podia ter sofrido o 2-0 em algumas das oportunidades que o Benfica teve, só que algumas das bolas passaram ao lado ou por cima, e algumas, Reina defendeu.

Gerrard - 3 - Não teve tempo suficiente para meter o seu melhor futebol no Estádio de Luz, mas porque é que Rafa Benitez resolveu metê-lo a suplente??

Sissoko - 2 - O azarado da noite, jogou pouquíssimo tempo no jogo, já que lesionou-se durante o encontro.

Luis Garcia - 7 - Teve algumas oportunidades para marcar, uma delas foi quando Luisão falhou o corte para tirar a bola de fora da grande área, só que, o espanhol não esteve nas suas melhores exibições e desperdiçou todas as oportunidades que teve.

Benfica:

Moretto - 7 - Teve uma falha imperdoável quando se desentendeu com Luisão, mas mesmo assim valeu a ajuda de Anderson, no resto do jogo, esteve praticamente bem.

Luisão - 9 - Só não dou 10, devido á falha que teve perante Luis Garcia!! E QUE JOGADOR!! Tirou a bola quase em todas as situações e até fez o golo da vitória num excelente cabeceamento para o fundo da baliza depois de um excelente passe de Petit, foi para mim o melhor em campo.

Petit - 8,5 - Boa exibição do médio defensivo do Benfica, tão boa que nem parece o Petit do costume, sempre a fazer faltas, este Petit foi um Petit diferente daquele que estamos habituados a ver, é um Petit com raça, com vontade de vencer, e é um Petit que jogou bem em quase todo o jogo, a prova disso é que tentou por duas vezes enganar o guarda-redes do Liverpool(embora o guarda-redes estivesse atento), mesmo assim fez um GRANDE passe para Luisão que isolado fez o golo.

Simão - 6,5 - Não foi das melhores exibições do capitão encarnado, não, esteve longe disso, não vi muito dele de facto.

[Alexis]

--------------------------////////////////------------------------

Análise Benfiquista - NSC

Passadas estas horas aqui estou eu de volta a escrever... Estou cansado, afónico, cheio de sono, mas não queria deixar de vos escrever sobre o prolongar do divertimento e sonho que vos falava há umas horas atrás no meu post.
A verdade é que tudo é possível, e eu estarei em Anfield Road para ajudar a que o sonho se transforme em realidade!...

O ambiente

Foi uma 2ª parte verdadeiramente infernal. Nem de propósito. Depois de ter enviado no intervalo uma mensagem aos meus amigos fundadores do blog onde dizia que a maioria dos adeptos do SLB não mereciam ter a equipa nos oitavos de final da Champions, ao que parece acordaram para uma 2ª parte em que foi incrível a forma como empurraram a equipa para cima dos ingleses. Ora a minha mensagem tinha razão de ser. Não se admite que adeptos do Benfica, num jogo contra o actual campeão europeu, e estando a controlar o jogo (estávamos aos 40 minutos) comecem a assobiar a equipa por tentar jogar com calma, por jogar pelo seguro. Era essa a única forma de tentar equilibrar as coisas. Muitos dos adeptos parece que estavam a assistir a um jogo do Benfica no campeonato, com obrigações naturais de vitória num jogo em sua casa. Posso dizer que quase estive para mandar um estalo a um gajo que à minha frente só sabia falar mal de tudo e todos, não se calando e que me irritava a cada minuto que passava. Se todos nós protestamos com o nosso futebol, sua organização, falta de qualidade de dirigentes, de jogadores, e vamos buscar exemplos aos campeonatos estrangeiros, chegou a altura que criticar também muitos dos adeptos deste país que só aplaudem a sua equipa quando marcam um golo ou jogam maravilhosamente, e que ao mínimo passe falhado desatam a chamar pernetas aos jogadores. Esses desapareçam do nosso futebol!...
Na 2ª parte como dizia as coisas mudaram de figura (devem ter lido o SMS) e desataram todos loucos a cantar, a assobiar o adversário, a puxar pela equipa, criando realmente o verdadeiro Inferno da Luz!...

O jogo

Assistimos a um jogo que já era previsível. Bastante calculista, com as duas equipas a temerem-se, com o Liverpool na busca do empate sem golos, e um Benfica que na primeira metade de jogo tentou controlar as operações, até porque um golo sofrido era a morte dos artistas...


Penso muito sinceramente que Koeman esteve muito bem em apostar em 3 médios centro para controlar o meio campo inglês. Para quem viu o jogo no campo foi notório que os ingleses não conseguiram trabalhar o seu jogo a meio campo, foram completamente anulados, e muito se deveu à acção de Petit, Manuel Fernandes e do mal-amado Beto. Este último é óbvio que não sabe fazer um passe de mais de 5 metros, mas a função que lhe foi confiada nesta primeira parte era suster a intermediária inglesa e nisso esteve perfeito, raramente perdendo um lance dividido. Há algo que não entendo nos nossos adeptos e comentadores. Quando Simão faz um jogo completamente apagado, a falhar passes, a não se esforçar, a não recuperar bolas, etc, ninguém fala dele. Quando o preto da carapinha loira faz um passe errado é assobiado e considerado o pior jogador do mundo. As coisas muito sinceramente não podem ser vistas assim. Palavras de Nuno Gomes no final do jogo de hoje sobre os assobios a Beto: "Devíamos agradecer aquilo que ele faz em campo".
Para além disto, todos nós que analisamos futebol já entendemos que Karagounis não tem pernas para mais de 40/50 minutos, logo, a opção de o reservar para entrar na 2ª parte, depois do jogo estar controlado, por forma a tentar trazer mais vivacidade ao ataque benfiquista, foi plenamente conseguida, e apesar do Benfica não ter criado muitas oportunidades de golo, o que é verdade é que mandou completamente no jogo e o Liverpool não fez absolutamente nada, mesmo depois das entradas de Cissé e Gerrard.
A defesa benfiquista esteve fabulosa, com grande destaque para Léo, Luisão e Anderson, que quase não perderam um lance.


Na frente, um desapontante Simão... Não sei o que se passa com o homem, mas não é só um problema de falta de forma. Não se vê o Simão lutador, que vai aos lances, mesmo que os perca depois. Falta-lhe chama...
O golo de Luisão foi naturalmente um lance de bola parada, que premiou a equipa que mais tentou vencer o jogo e por isso mesmo se aceita o resultado.

Quero deixar uma palavra ao pessoal que menospreza a vitória do Benfica de ontem só porque o Liverpool entrou com medo no jogo, e à procura de um empate sem golos. Já não há mais argumentos para falar mal dos êxitos europeus do Benfica? Primeiro é o Manchester que está em baixo de forma e agora é o Liverpool que tem medo? Será que a equipa do Benfica também não tem algum mérito no que consegue? Isso será tudo alguma dor de cotovelo?...

O positivo do jogo:

Léo - o baixinho está num momento de forma fantástico. Foi para mim a par de Luisão o melhor jogador em campo. Pequeno grande jogador!

Luisão - Redimiu-se dos nós cegos do Liedson... :-) Exibição imaculada. Tal como contra o Manchester Luisão foi gigante na defesa encarnada.

Manuel Fernandes - Está de volta o Manuel Fernandes da época passada. Grande jogo.

O negativo do jogo:

Simão - Capitão, precisamos de ti. Por onde andas?

Algum público - Tal como disse atrás, não merecem assistir a jogos destes...

Liverpool - Muito mau para um campeão europeu. Jogar para o 0-0 normalmente dá para perder, e neste momento é o que Benitez estará a pensar.


A eliminatória

Vai ser muito complicado o apuramento para os quartos de final, isso é perfeitamente lógico. O Liverpool é o campeão europeu em título (é bom não esquecerem isso), joga num estádio com um ambiente fantástico, e mesmo que o Benfica queira não vai ser fácil aguentar 90 minutos de pressão. Só que a pressão neste momento não está do lado do Benfica, está toda do lado dos ingleses. Eles é que têm de marcar 2 golos e não sofrer nenhum. Estou convencido de que se Koeman montar a equipa por forma a conseguir controlar o temível meio campo inglês e a defesa se portar como se portou hoje, o sonho ainda é possível...

Prometo de hoje a 15 dias, em Liverpool, trazer-vos uma crónica de Glória. Vou mais uma vez com o único propósito de me divertir e ver um grande jogo de futebol, num estádio magnífico, com grandes jogadores... Se conseguir trazer algo mais vai ser inesquecível... VAMOS ACREDITAR!



[NSC]

Sem comentários: