segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Benfica Vs FC Porto


VISÃO BENFIQUISTA

Perante um ambiente fantástico, numa noite fria mas felizmente sem chuva, o estádio da Luz recebeu mais um Benfica – Porto do nosso campeonato.
Da parte do Benfica apenas uma meia surpresa, Nelson ficou mesmo no banco, parece estar em muito má forma e Koeman não tem apostado nele nos momentos decisivos, pena para um jogador que prometeu muito no inicio da época.
O 11 inicial foi sem grande surpresa Moretto, Alcides, Anderson, Luisão, Leo, Manuel Fernandes, Petit, Karagounis, Simão, Robert e Nuno Gomes.

Na primeira parte o jogo começou como costumam começar estes derbys, as duas equipas com receio uma da outra a praticarem um futebol muito feio, cheguei a pensar que parte das 30 milhões de pessoas que os jornalistas da Sport TV referiram no início do jogo que o iriam acompanhar em directo já deviam ter desistido de o acompanhar...

Felizmente a qualidade do jogo melhorou, e o Benfica foi na primeira parte a equipa que melhor futebol apresentou, sem grandes oportunidades de golo, mas foi a única que conseguia trocar a bola com algum perigo no meio campo adversário, para isso muito deve ter contribuído a excelente exibição de Leo, que muitas vezes por antecipação conseguiu vencer a oposição de Quaresma, claramente o homem mais perigoso deste Porto.



Até que apareceu Robert a marcar um golo que à primeira vista pareceu um hino ao futebol, depois de ver a repetição não deixou de ser um grande golo, mas com responsabilidades divididas com Vitor Baia.
Era o delírio na Luz, um golo que acabou por trazer alguma justiça ao resultado na primeira parte, e logo de seguida Nuno Gomes desperdiça infantilmente a melhor oportunidade de todo o jogo, são estes lances que fazem os adeptos perder a cabeça, como é possível um remate daqueles numa situação daquelas, que o Baia defendesse ainda se entendia, agora um disparate daqueles...

Na segunda parte o Porto partiu em busca do empate, não criou nenhuma oportunidade clara de golo, mas dominou o jogo durante quase toda a segunda parte, a lentidão de Karagounis começava a irritar o mais paciente dos adeptos Benfiquistas, valeu o acerto defensivo durante todo o jogo.
Quaresma que procurou na segunda parte a sua sorte no lado oposto com Alcides pela frente, conseguiu alguns cruzamentos bem perigosos, mas aparecia sempre um defesa Benfiquista no caminho da bola.
Manuel Fernandes parece estar definitivamente de regresso à boa forma, e fez um senhor jogo no meio campo, ao lado do jovem internacional Argentino “Lucho” Gonzalez, confirmou aos Portugueses que Portugal também tem excelentes escolas de futebol!

Quanto às substituições de Koeman, nada a apontar, Marco Ferreira está longe de justificar a sua contratação, mas se está no plantel é porque contam com ele, e acabou por ser útil neste jogo, por pouco não marcou num lance que depois deixou algumas duvidas entre Petit e Lucho.
Beto veio trazer algum equilíbrio ao meio campo, numa fase em que o Porto dominava o jogo, a entrada de Beto coincidiu com o partir do jogo ao meio, ou seja, o Benfica não ganhou o meio campo com a entrada de Beto, mas também não o perdeu, pois deixou de existir em ambas as equipas...
Ricardo Rocha felizmente não teve tempo de ser expulso desta vez...



Notas Positivas

Excelente ambiente no estádio, por momentos pensei estar a ver um jogo do campeonato Inglês...

Fair Play de ambas as equipas, apesar de algumas quezílias normais em jogos com esta grande carga emocional, houve fair play de ambos os lados, e teve a sua piada ver Quaresma a meter-se com um adepto Benfiquista, foi o segundo de fama do dito Senhor.

Já alguma vez viram adeptos da equipa adversária elogiar um jogador do rival neste tipo de jogos? Fiquei parvo com o cartaz de parabéns ao Baia que vi no início do jogo, pelo menos parecia estar do lado dos adeptos do Benfica, bem dito seja...

Até ao momento nenhuma reacção que faça lembrar o triste clássico da época passada...

Nota Negativa

Baia começou muito bem esta época, pensava eu que iria partir para uma das melhores épocas da sua carreira, mas nos últimos 2 jogos a titular cometeu 2 erros a fazer lembrar o inicio de época do titular da selecção nacional, trocaram de papel??

Nota Curiosa

Os meus colegas de Blog fizeram questão de mo lembrar, e não é que em 5 dias o Benfica arrumou com os 2 últimos campeões Europeus?
O Vieira bem prometeu...

Declarações Atacantes

Koeman

«Relançámos a luta pelo título e julgo que o fizemos com justiça. Tivemos controlo de jogo, marcámos um golo e ainda tivemos uma grande oportunidade, por intermédio de Nuno Gomes. Na segunda parte, controlámos a partida e no contra-ataque poderíamos ter marcado. Coloquei o Karagounis de início porque era necessário termos mais jogo ofensivo e um melhor toque de bola. Conseguimos tal intento».

Nuno Gomes


«Esta é uma vitória justa e julgo que na segunda parte podíamos ter aumentado a vantagem. Precisávamos dos três pontos e conseguimos. Iremos lutar até que as forças se esgotem pelas três competições em que nos mantemos. Estamos orgulhosos por representarmos bem este emblema. O campeonato ganhou com a nossa vitória e só espero que continuemos a praticar bom futebol».

[PRM]

---------------------------////////////////-----------------------


VISÃO PORTISTA

Adoro jogos de futebol cheios de rivalidade e tensão! Só essa carga emocional, consegue fazer com que um jogo monótono como o de ontem consiga ser seguido sempre com o mesmo entusiasmo de princípio a fim do jogo!

A 1ª metade começou com domínio repartido, com o meu FCP a tentar dominar o jogo, contudo nesta fase nunca o conseguiu fazer de uma forma inequívoca.
A partir dos 20/25 minutos o Benfica, acertou definitivamente as marcações no centro de terreno e, pressionando muito os elementos adversários que tinham a bola, tomou conta do jogo. Paulo Assunção teve de recuar para a zona defensiva e Adriano para o eixo do meio-campo. Nunca a defesa do FCP passou por sobressaltos, apesar da primazia adversária e foi já perto do intervalo que chegou o lance que decidiu o jogo...
Laurent Robert (exímio executante de lances de bola parada) a uns bons 35 metros da baliza Azul-e-Branca disparou uma bola «teleguiada» que através da sua trajectória iludiu Vítor Baía! Não há dúvida que o remate é muito traiçoeiro, contudo sendo apontado de tão longe, é indiscutível que o GR Portista deu uma grande frango... Acontece a todos, inclusivé aos MELHORES, como é disso exemplo Baía!
Curiosamente após o golo e, em poucos minutos, assitimos aos dois lances mais perigosos de toda a partida! McCarthy, primeiro, passou pelo «lento» Anderson, contudo rematou à figura de Moretto... No lance seguinte, foi Nuno Gomes que desperdiçou incrivelmente um lance em que apareceu isolado frente a Baía!
Na 2ª parte o FCP dominou o jogo de princípio a fim. Constantemente provocado pelos adversários, Quaresma (agora do lado esquerdo) começou a dar muitas dores de rins a Alcides e várias vezes por aquele flanco o FCP criou jogadas de perigo, contudo o último passe teimava em não sair na perfeição... Mérito dos defensores encarnados e, outras vezes por demérito de alguns elementos portistas!
Espantou-me a demora de Co Adriaanse em mexer na equipa e fazer entrar elementos mais ousados, como foi o caso de Lisandro Lopez. Fê-lo a 20 minutos do fim...
Até final houve a destacar, para o lado benfiquista, um lance de Marco Ferreira que Vítor Baía defendeu, ficando depois a dúvida no Estádio se Petit sofre ou não falta de Lucho Gonzalez. Vistas as imagens vejo o argentino a cortar a bola com o pé esquerdo e «in loco» vi que o lance se inicia com uma falta (essa sim indiscutível) sobre Adriano. Para o lado do meu FCP, vimos Lisandro Lopez a permitir um excelente corte de Luisão e, muito perto do fim, Benni McCarthy mais uma vez a rematar mal, quando podia e devia ter feito muito melhor...

O resultado é injusto, face à equivalência das duas equipas, contudo há a destacar a melhor 1ª metade do Benfica. Custa perder desta forma, contudo só nos podemos queixar de nós próprios...
A luta continua bem acessa e ainda bem para a nossa Liga Betandwin!

Do Sr. João Ferreira, apenas me quero referir à dualidade de critérios no capítulo disciplinar. Que mais anti-jogo faltou ao Moretto fazer para, pelo menos, o árbitro o chamar à atenção?! Porque motivo os jogadores do Benfica faziam constantemente a «rodinha» ao árbitro, gesticulavam, etc não viam um «amarelo» que fosse e, nem hesitou (bem diga-se) à 1ª oportunidade que teve para o fazer com McCarthy?! Porquê só no final é que Petit e Simão viram «amarelos»?! (Ahhh, já sei! Para ficarem de fora no próximo jogo...)
No entanto, não me confundam, pois ao contrário de outras ocasiões, não foi por causa dele que perdemos o jogo, dado que no capítulo técnico achei a sua actuação bastante boa.

POSITIVO DO JOGO
1) O Fair-Play que imperou no relvado;
2) Luisão, Léo e Manuel Fernandes foram os melhores dos encarnados;
3) Pepe, Pedro Emanuel e Paulo Assunção pelo FCP;
4) Os adeptos portistas! Grandiosos e Enormes! Grande mobilização, Auto-Estrada cheia de Dragões e mesmo a perder, conseguiram sempre fazer-se ouvir e bem! Quanto aos adeptos benfiquistas, o melhor mesmo é comprarem apitos, pois a única coisa que sabem fazer é mesmo assobiar... (É aquilo o Inferno da Luz?!) EHEHEH

NEGATIVO DO JOGO
1) O Ritmo muito lento do desafio;
2) A completa Desorganização das Forças de Segurança. Inacreditável, o facto de a duas horas do nício do desafio, nas imediações do estádio não haver UM único polícia junto da entrada dos adeptos portistas! Ali passavam todos os benfiquistas e, assisti a insultos, agressões e furtos dos elementos de Claques encarnadas a simples adeptos do FCP; Querem-se pegar à pancada, então façam-o com elementos portistas da vossa raça, que não é a dos simples adeptos de futebol que tanto Benfica e FCP têm!
3) Mais uma vez, a Atitude diferenciada no tratamento dado aos adeptos e claques do FCP pela Polícia! Sinceramente, contado nenhum de vocês iría acreditar... Da próxima juntem-se à nossa massa associativa e sintam aquilo que todos sentimos da parte desses indivíduos.

[João Ribas]

Sem comentários: