terça-feira, fevereiro 14, 2006

Benfica Vs. Penafiel, Por um Benfiquista

Após as vitórias do Porto e do Sporting em Belém e Setúbal, respectivamente, o Benfica estava obrigado a vencer o último classificado da Superliga em pleno Estádio da Luz, caso contrário os objectivos do clube poderiam ficar definitivamente pela Liga dos Campeões e Taça de Portugal.

37 000 pessoas receberam as 2 equipas no relvado da Luz, em mais um jogo às 21:30 de um Domingo, pode ser que um dia o futebol Português tenha capacidade para encher estádios a qualquer dia e hora da semana, mas actualmente é uma pena que se disputem jogos a esta hora, digo eu...

O Benfica entra em campo com Alcides de regresso ao lado direito da defesa, e Karagounis finalmente a titular. Se o primeiro não teve grandes dificuldades em realizar uma exibição segura, o Grego esteve longe do que prometeu na quarta feira passada em jogo da Taça de Portugal contra o Nacional.
Mais uma vez destaco o banco do Benfica – Quim, Nelson, Manuel Fernandes, Beto, Marco Ferreira, Marcel e Nuno Gomes. E de fora ficaram jogadores como Ricardo Rocha e Miccoli por exemplo...
Não é um super plantel, longe disso, mas para as dificuldades que o Benfica tinha à bem pouco tempo, é uma melhoria assinalável...

Na primeira parte, e apesar do domínio do Benfica, o Penafiel tem as melhores oportunidades do jogo, Roberto por 2 vezes na sequência de um canto colocou as qualidades de Moretto à prova, e este respondeu à altura.

O Benfica respondia com pouco perigo, 2 remates, 1 de Geovani e outro de Petit fora da área foram os principais lances de perigo dos “encarnados” nesta primeira parte.


Geovani aos 36m aproveitou um passe teleguiado de Petit, que tanto na marcação de lances de bola parada, como neste tipo de jogadas a desmarcar um companheiro de equipa, tem vindo a demonstrar melhorias evidentes, sinal que existe trabalho no dia-à-dia...

Na segunda parte, com Nuno Gomes e Manuel Fernandes em campo, o Benfica resolveu a partida, primeiro Roberto a marcar na própria baliza o golo que não conseguiu marcar na baliza de Moretto, depois num lance triste, após os jogadores do Penafiel não colocarem a bola fora para que o seu colega de equipa pudesse ser assistido, Leo cruza para Nuno Gomes fazer o 14.º golo da temporada.
Foi triste, como adepto gostava de ver os jogadores do Benfica a colocar a bola fora para que o colega de profissão fosse assistido, mas talvez este lance seja resultado do ambiente que se vive no balneário da Luz...

Já perto do final do jogo, Simão após assistência de Manuel Fernandes colocou alguma injustiça no marcador, mas transmitiu também algum ânimo extra a esta necessitada equipa do Benfica!

Estava terminada a partida, e após mais uma jornada da Superliga os 3 grandes começam a ganhar alguma vantagem sobre Nacional e Braga, será de vez?

Nota Positiva

Actuação de Leo, bom seria ter Nelson também em boa forma no outro lado da defesa, bem que a equipa necessitava para os próximos confrontos.

Apesar da hora pouco própria do jogo, mais de 37 000 pessoas no estádio da Luz, não é muito, mas tendo em atenção o conjunto de resultados negativos da equipa e o jogo ser contra o ultimo classificado, foi bem melhor do que em tempos bem recentes...
Sinal que se está a trabalhar bem no Benfica neste aspecto

Nota Negativa

O lance do 3.º golo “manchou” o jogo, foi feio de parte a parte, mas também “só foi feio” porque resultou em golo, infelizmente este tipo de lances não é assim tão anormal na Superliga.

O Penafiel é uma equipa que segundo os seus dirigentes, e não há declarações a contradizer por parte dos jogadores, cumpre com as suas obrigações, que seria dos restantes clubes se fossem todos eles obrigados a cumprir também com as suas obrigações? Se calhar o Penafiel não estava em último...

Declarações Atacantes:


Koeman
«O resultado é melhor que a exibição, mas merecemos o triunfo porque aproveitámos bem as ocasiões de golo. Como grande clube que somos, devíamos ter tido mais bola, mas pelo menos criámos oportunidades e marcámos golos»

Simão
«Não podíamos facilitar já que os nossos adversários directos venceram. Fizemos um bom jogo, especialmente na segunda parte e conseguimos finalizar bem as oportunidades criadas. Estamos preparados para o ciclo difícil que aí vem, mas agora só pensamos no Vitória de Guimarães, nosso próximo adversário. Vamos descansar e depois trabalhar para nos prepararmos para esse desafio. Em todos os jogos gosto de marcar, apesar dessa não ser a minha função. A minha reacção no final do jogo com o Nacional? Estava apenas zangado comigo mesmo e com a minha exibição. Os adeptos sempre estiveram ao meu lado e não foi por eles que quis sair».

Sem comentários: