quarta-feira, fevereiro 08, 2006

CAN - Meias Finais

O Egipto, a jogar em casa, venceu o Senegal, por 2-1, e garantiu o acesso à final do CAN. Isto perante 76 000 pessoas ávidas de uma vitória caseira a qualquer preço.

Num jogo em que valia tudo menos arrancar olhos, os egipcios ganharam por 3 pernas partidas, dois pontapés abaixo da cintura, 3 olhos negros contra duas cabeças abertas e 3 joelhos inflamados dos senegaleses.
À meia hora de jogo já não tinha conta o número de faltas marcadas e por marcar. O mais interssante é que o jogo acabou com apenas dois cartões amarelos exibidos, um para cada lado.
Apesar disso foi um jogo agradável de seguir com lances perigosos de parte a parte, e aos 34 minutos surge o primeiro golo da partida para os Faraós.
Num lance aparentemente inofensivo, de um cruzamento para a àrea, o senegalês Frederic Mendy resolve fazer de guarda-redes e desvia a bola ostensivamente com o braço.
Chamado à marcação Ahmed Hassan não falhou, nem à primeira nem à segunda, sim porque o àrbitro mandou repetir a marcação numa atitude que ninguem compreendeu.

A primeira parte acabou com mais uma outra entrada feia e a segunda começa praticamente como o golo do Senegal.
Abo Treka num contra-ataque pela direita remata ao poste e no contra-ataque mortifero Mamadou Niang restabelece a igualdade.
O Egipto partiu para cima e um falhanço escandaloso de Mido com a baliza desguarnecida rematou de cabeça por cima.
Poucos minutos depois é Abdel Wahhab que salva em cima da linha um golo certo do Senegal.

Por esta altura o Egipto pressionava bastante mas não havia finalização e a 10 minutos do fim surge um caso muito grave. Hassan Shehata decide que algo tem de mudar e se bem o pensa melhor o faz, retira a "vedeta" Mido por Amr Zaki e quando o primeiro vê qe foi ele o escolhido para sair atira-se verbal e ferozmente ao treinador, chamando-lhe nomes e ameaçando-o que se a selecção perder o jogo ele está arrumado.

Hassan Shehata não se ficou e replicou indo de encontro a Mido e parecia que ambos iam chegar a vias de facto, só que a pronta intervenção do veterano Hossam Hassan e também a intervenção "divina" acalmou os ânimos, intervenção divina que foi o segundo golo do Egipto marcado precisamente pelo substituto de Mido. Grande cabeça de Mido na altura. Palhaço.
O Senegal foi inacreditávelmente abaixo com este golo a 10 minutos do fim e até final só deu Egipto, acabando o jogo com o resultado em 2-1.

Golos: Hassan (37' gp) Zaki (81'); Niang (51').
Melhor em campo: Ahmed Hassan, MED, Egipto




No embate da decisão, os egípcios irão medir forças com a Costa de Marfim que, na primeira meia-final, afastou a Nigéria (1-0)

ps: Resta dizer que Mido foi expulso do CAN pela federação egipcia e também da própria selecçaõ por um periodo de 6 meses.
Mido é useiro e vezeiro nestas atitudes infantis e já foi corrido de vários clubes por essa razão. Aconteceu pelo menos no Celta Vigo e no Ajax, e em 6 anos já vai em 7 clubes.

Sem comentários: