terça-feira, fevereiro 07, 2006

Análise Atacantes: Liga BetandWin

A partir de hoje iniciamos o comentário à Liga BetandWin com regularidade, sempre às 3ªs feiras, sendo o mesmo da responsabilidade dos 5 fundadores do Futebol de Ataque, que assim irão se revezando semana após semana.

A Liga portuguesa continua equilibradíssima, muito pelos pontos perdidos pelas equipas que pareciam os mais fortes candidatos ao título: Porto e Benfica.

Os dragões empataram em casa frente ao Braga, numa arbitragem polémica, e em que dominaram completamente o jogo, não conseguindo pela 2ª vez consecutiva aumentar consideravelmente a vantagem sobre os mais directos concorrentes. Na próxima jornada deslocam-se ao Restelo, num jogo que poderá ser importante para Co Adriaanse e para o seu polémico sistema 3-4-3. Quanto ao Braga, com o empate obtido consegue um fantástico 2º lugar, depois de ter em Janeiro perdido algumas peças chave na sua defesa... Isto é aquilo a que se pode chamar boa gestão.

O Sporting parece ter ganho um novo fôlego, bateu o Nacional pela margem mínima e empatou com Braga e Benfica, estando a 5 pontos da liderança. Veremos a próxima prova de fogo, em Setúbal, para verificar se a tradicional inconstância leonina está definitivamente ultrapassada. O Nacional mantém-se a morder os calcanhares dos grandes e estou certo que conseguirá este ano obter uma classificação europeia.

O actual campeão nacional, somou a 2ª derrota consecutiva em Leiria, num dos melhores jogos da actual Liga BetandWin, com duas equipas que quiseram ganhar o jogo e proporcionaram a todos os que o viram uma de meia de puro entretenimento. Com este resultado e com 6 golos sofridos em 2 jogos, naturalmente a defesa encarnada é colocada em causa e urge resolver o problema. Saberá Koeman dar a volta num dos piores momentos da época para o SLB? Jogo muito importante para a Taça em casa frente ao Nacional amanhã, enquanto que o jogo para o campeonato de Domingo frente ao Penafiel deverá ser relativamente acessível. O Leiria continua a subir, e penso que mantendo este nível exibicional é uma equipa a ter em conta na luta europeia.

Na luta europeia surge agora com imensa força o Boavista, fruto de 4 vitórias consecutivas, que o fizeram ultrapassar o Setúbal, copiasamente goleado em Barcelos frente ao Gil Vicente por 5-0. Penso que os sadinos já fizeram mesmo o seu campeonato e agora o mais certo é somarem derrotas atrás de derrotas. O Gil Vicente conseguiu um resultado fantástico que lhe permite ganhar algum fôlego na fuga à despromoção, onde os históricos Vitória de Guimarães e Belenenses continuam com a sua vida ameaçada. O Vitória tem uma missão extremamente complicada e seria bastante triste ver o 4º grande em termos de apoio de adeptos ser relegado para uma 2ª Liga.

Destaque para a excelente vitória do Penafiel frente ao Marítimo por 3-2, num dos últimos gritos de revolta da equipa penafidelense.

Aproveito esta minha primeira análise para dar as minhas previsões de final de campeonato. Irei actualizando-as sempre que fizer a minha análise:
Campeão: Benfica
Liga dos Campeões: Porto e Braga
Uefa: Sporting, Nacional e Boavista
Despromoção: Penafiel, Naval, Paços de Ferreira e Gil Vicente

Já sei que as escolhas vão ser polémicas, mas são as minhas...

Sem comentários: