quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Associação Desportiva o FUTEBOL

Olá a todos.

Hoje estive a pensar no que se passa no futebol, não só no Português, mas de uma forma geral.

O futebol, jogo em que dois clubes convocam 18 atletas para formar uma equipa de 11 com o objectivo de em 90m, num terreno relvado ou não, tentarem introduzir uma bola numa baliza. As regras são simples e o objectivo ainda mais simples é.

Os jogadores são seres humanos, todos eles devem estar fisicamente aptos ao desgaste físico que vão ser alvo.

Por outro lado, os associados do clube dirigem-se aos campos, estádios para apoiar a tal equipa e acima de tudo para assistir ao desempenho dos atletas. Estes associados por seu lado, são os contribuintes directos para o fundo de maneio das despesas com o jogo e todas as outras actividades desportivas desenvolvidas pelo clube. São as quotas que eles pagam que dão liquidez financeira para as actividades associativas, actividades estas geridas pela Direcção.

A Direcção, este é o conjunto de órgãos que gerem as regras do clube, regras estas impostas pelos Estatutos, onde estão definidos os corpos gerentes e o objecto do clube, entre outras.

Aqui está a base de um clube Desportivo, claro está, definida na valência futebolística, porque hoje vou deixar de lado as outras modalidades, não fosse este blog direccionado para o futebol assim não o faria.

Agora digam-me lá, que raio de palhaçada é esta a que se assiste quase diariamente?

O Futebol é para os adeptos, é para os amantes do desporto rei, são eles que fazem a grandiosidade deste desporto maravilhoso, eles e os próprios jogadores porque eles são os ídolos, aqueles que nos dão as alegrias e as tristezas, são eles que fazem deste desporto aquilo que ele é e que incutem nos adeptos a tal PAIXÃO.

Ora, se os adeptos e os jogadores são os dois pilares da tal PAIXÃO porque é que nos enganam constantemente todos aqueles que, no futebol, têm como único objectivo ganhar dinheiro, lavar dinheiro e acima de tudo marcar posição com artimanhas e negócios sombrios?

ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO PELOS DOIS PILARES DA PAIXÃO, OS ADEPTOS E OS JOGADORES.

O mais ridículo de tudo isto, é que esses MAFARRICOS do futebol, são sempre aqueles que estão na gestão dos corpos gerentes. São os Directores Desportivos, são os tesoureiros, são os Vice-Presidentes, são os Presidentes que, constantemente à margem da lei usam influencias para conseguir adulterar as regras do jogo de forma a obter resultados favoráveis para os seus clubes, quando não o conseguem no cumprimento da pratica desportiva, pelo menos legalemente. Tudo com um único objectivo, conseguir títulos a todo o custo, conseguir manutenções, lugares de destaque e protagonismo mediático de forma a conseguirem manter patrocínios, direitos de transmissão televisivos e lugares em ligas milionárias, para quê perguntam-me vocês?

A resposta a isso é simples, DINHEIRO, para quem? Para eles!!!!! Pois está claro .Porque para o clube não é certamente, caso contrario o FCP já tinha o Estádio pago, o Sporting não estava insolvente, o SLB não teria necessidade de vender terrenos, negociar o nome do estádio e acima de tudo não andava a vender kits de sócio. O Estoril teria os ordenados em dia, o Farense não teria acabado, o Setúbal nem comento e assim sucessivamente.

E agora quem é que vai explicar a um adepto do Farense que o clube dele vai desaparecer.Uma coisa do tipo."Olhe meu sr, muito obrigado por tudo, foi bom mas por causa de uns dinheirinhos vamos ter de fechar portas, agora pode pagar as suas quotas para outro clube, e todos os fins de semana em vez de gritar e cantar FARENSE, pode escolher outro, muito obrigado, ah e ja agora diga ao seu filho que está nos juniores para procurar outro clube porque este já não o pode formar naquilo que ele mais gosta".E lá vai o homem a pensar, andei estes anos todos aqui a pagar quotas e a vir ver jogos para isto?????Quero la saber do futebol....Assim morre mais uma paixão.

Mas não, os Sr´s da gravata e do espírito altruísta é autêntica fachada, veja-se o caso mais recente divulgado ontem pelos Media, o Presidente da Académica andava a passear de carro com uns milhares de contos em dinheiro vivo.

Os jogadores, são outros ofendidos na MAFARRICAGEM, sim porque coitados muitas vezes andam ali feito palhaços, uma espécie de escravatura da nova era. Começam a jogar a bola nas camadas jovens, ganham margem de progressão, os pais apostam forte na PAIXAO dos filhos e depois chegam à idade de se tornarem profissionais, e são ultrapassados por jogadores, muitos deles com qualidades duvidosas, estrangeiros que vêm dar ao clube, aquilo que os dirigentes chamam de QUALIDADE DESPORTIVA E COMPETITIVIDADE. E contra mim falo, porque o Marítimo é um bom exemplo do que se passa. Apesar de admitir que neste momento, as camadas jovens do Marítimo estão mal preparadas para assumir um profissionalismo exigível. Negligenciadas, claro está, pelos tais interesses financeiros subjectivos dos próprios dirigentes.

Depois são contratados jogadores que são autenticas promesssas de qualidade, quando se vai ver até nem conrrespondem às espectativas da direcção, e, em vez de se tratar o jogador com a dignidade que merece, começam logo os jogos de bastidores, com tentativas de ganhar dinheiro e enganar o jogador com contratos ridículos mediados pelos outros bichos papões do futebol, os empresários.E o ser humano, jogador, anda ali tipo bola de ténis e acaba muitas vezes por ver a sua carreira, que a todo o custo foi desenvolvida, acabar na amargura, tudo em abono de meia dúzia de tostões que não favoreceram alguns dos MAFARRICOS.

E nós, os adeptos os tais da PAIXÃO, como é que ficamos no meio deste circo de interesses?

De boca aberta, digo eu!

É verdade, muitas vezes comento as verdades que nos são mostradas diariamente e sou logo acusado de ser mal-educado e de faltar ao respeito às instituições.

Só pelo facto de alertar para a realidade dos factos?

Isso não é uma ofensa, e a verdade é essa, e só sou acusado de tal porque os receptores da mensagem que se sentem pseudo-ofendidos, na realidade estão é completamente angustiados com a verdade dos factos, isto porque eles são exactamente aquilo que é o futebol, SÂO ADEPTOS.

Quando eu digo que o Sporting tem uma equipa miserável, e que está insolvido, é um facto real meus caros, dói, eu sei que dói mas não é ofensa é a realidade e essa tem de ser entendida como uma crítica ao mau trabalho que foi feito pelas direcções do Clube. Quando eu afirmo que é vergonhoso ter em perspectiva equipas com estádios novos e “arejados” prestes a jogar na segunda liga, DOI, eu sei que DOI, mas é a realidade e não é uma ofensa. È o que o Gustavo(Estrela) chama de lugares cativos, esses lugares só existem exactamente por causa desse jogo de influências, que ao contrario do jogo principal, O FUTEBOL, não gera qualquer tipo de PAIXÃO, mas sim ODIO e RAIVA.Como tudo na vida tem dois lados, o futebol não foge à regra e temos dois jogos, o da PAIXAO e da RAIVA, e infelizmente o segundo tem vindo a ganhar terreno a cada dia que passa.

Veja-se o ex do Major “HADOC”, pessoa que sempre se pautou por ser um anjo, um pessoa de bem, amado por todos, aqueles que o rodeiam.Vem agora acusado de 26 crimes, todos eles, que a serem provados são uma chapada na cara de todos os ADEPTOS do futebol.Sim!!!!!!Porque a se provar os crimes, prova-se também que muitos clubes foram prejudicados com este jogo de influencias do Sr. Major.E quem é que vai repor a situação, quem me garante que muitos clubes podiam neste momento ter as suas equipas de futebol profissional em divisões superiores e não as têm porque o tal Major usou as suas influencias para que isso não acontecesse.

Quem é que explica isto a um adepto que tem a PAIXÃO, quem é que lhe vai dar a noticia de que, o clube dele só não está numa divisão superior porque o Major armado em brincalhão, favoreceu a equipa adversária e a dele ficou prejudicada?

Meus caros, não me vou alongar mais na conversa, o objectivo deste post é alertar a todos aqueles que têm a PAIXÃO pelo futebol, que se unam contra todo este circo de interesses e lutem apenas numa frente comum, exijam respeito por nós adeptos e por eles jogadores, as pessoas que nos estendem a passadeira para vibrarmos com a nossa PAIXÃO….O FUTEBOL.


Um abraço a todos.

VIVA O MARITIMO…..eheheheh

Sem comentários: