sábado, fevereiro 11, 2006

JUSTO e finalmente os 3 pontos!

Após dois empates em outros tantos jogos, o FCP voltou às vitórias. Fê-lo de uma forma convincente, praticando bom futebol e, como tal, de uma foma perfeitamente justa.
Apesar das divergências entre a Direcção da SAD e dos Super Dragões, a principal Claque de apoio do FCP deslocou-se ao Estádio do Restelo em grande número e, juntamente com muitos outros adeptos portistas de Norte a Sul do país, criaram um cenário inimaginável até há bem poucos anos, dado que estavam em maior número que os adeptos da casa! Cantou-se e apoiou-se o nosso clube do princípio até ao fim ao do jogo, mostrando que as Claques (quando assim o fazem) podem ser grandes motores de entusiasmo nos nossos estádios e, dessa forma, trazerem mais gente aos mesmos. Infelizmente isso acontece muito poucas vezes...
Co Adriaanse manteve a estrutura da equipa, fazendo apenas uma alteração e, face ao cumprimento do castigo do «angolano» Pedro Emanuel, colocou Marek Cech no lado esquerdo da defesa.
O FCP entrou a todo o gás e, logo nos primeiros 10 minutos, desfrutou de boas situações para marcar, curiosamente sempre por Benni McCarthy, contudo o Sul-africano desperdiçou-as todas... A partir daqui e, apesar do maior domínio portista, o Belenenses conseguiu equilibrar mais o encontro e as oportunidades de golo não surgiam, no entanto quando já se esperava pelo intervalo, Raúl Meireles fez um passe fantástico para Ricardo Quaresma e, este (como habitualmente) mostrou a Ivanildo como se deve cruzar, permitindo a Adriano fazer o seu 1º golo com a nossa camisola! Grande jogada de futebol e o FCP adiantou-se no marcador! Na 2ª metade o jogo não podia ter melhor recomeço. Inicialmente foi Quaresma que quase fazia mais um dos "seus" golos de antologia, mas desta vez a bola embateu na Trave e no Poste (!!!) da baliza à guarda de Pedro Alves, que surpreendentemente substituiu Marco Aurélio na baliza dos visitados. Logo após este lance foi Meyong, a cruzamento de Fábio Januário, que obrigou Hélton a uma boa intervenção! Estavam lançados os dados para os segundos 45 minutos e volvidos 5 minutos Adriano voltou a facturar!
Pepe (palavras para quê?! Rendam-se!) recuperou uma bola a meio-campo, driblou (!!!) dois adversários e fez o esférico chegar a McCarthy que o colocou de imediato em «Cigano» Quaresma, o qual tratou, uma vez mais, de fazer a bola chegar ao 2º poste, onde o mais recente reforço Azul-e-Branco se encarregou de a introduzir no fundo das redes dos de Belém! 0-2 e o jogo estava decidido...
Daí em diante assistiu-se ao controlo de jogo por parte dos Dragões, sem passarem por grandes sobressaltos, dada a óptima prestação de Pepe, Paulo Assunção e Bosingwa (até ele!). O FCP desperdiçou mais algumas chances de dilatar o marcador, contudo este manteve-se inalterável.
O árbitro Elmano Santos realizou, a meu ver, um bom trabalho e quase não se deu por ele em campo. Apenas creio que demorou a puxar dos cartões para os da casa, face às sucessivas faltas que eles fizeram, o que conseguiu irritar alguns jogadores portistas e, aí McCarthy (por mais razão que tivesse e, de facto tinha) poderia ter visto o «Amarelo» por exagero nos protestos. Muito pouco para um árbitro, por isso está de parabéns.

POSITIVO DO JOGO
- O entusiasmo dos Adeptos do FCP;
- O bom jogo de futebol que todos assistimos;
- Pepe, continua a «calar» muita gente, principalmente adeptos... portistas!
- Pedro Alves, na sua difícil estreia, esteve sereno e não cometeu erros. É português, portanto é muito bem vindo à nossa Liga Betandwin;
- Co Adriaanse, alguém se lembrou que o FCP jogou em 3-3-4?! Quando corre bem, tudo acaba em bem! Que assim continue daqui para a frente e, que eu tenha de «engolir muitos sapos» desses, é isso que eu e muitos portistas desejamos!

NEGATIVO DO JOGO
- Belenenses longe do fulgor que vinha demonstrando nos últimos jogos, foi claramente dominado;
- Os cruzamentos de Ivanildo.

Sem comentários: